BATISMO COM FOGO

BATISMO COM FOGO

24 de fevereiro de 2022 0 Por Sólon Pereira

INTRODUÇÃO

Na bíblia, 360 versículos contêm a palavra “fogo”. Desses, apenas um faz menção, e de modo figurado, ao batismo com o Espírito Santo (At 2:3). Neste estudo, mostraremos que esse único versículo não é capaz de sustentar o ensinamento sobre o “fogo pentecostal”.

Primeiro, porque um único verso não é suficiente para produzir ou consubstanciar uma doutrina bíblica. No caso de At. 2:3, não se pode daí deduzir que a manifestação do Espírito Santo seja representada pelo conhecido “fogo pentecostal”. Um único versículo, tirado de um livro histórico, não se reveste de representatividade diante do conjunto de 360 versículos que aborda o fogo.  Temos, então, 0,1% do grupo de versículos pretendendo, presunçosamente, dar corpo a uma doutrina pentecostal, enquanto temos os outros 99,99%, formando grupos distintos, bem mais representativos, apontando em direções diversas.

Segundo, porque o termo “fogo” de At. 2:3 não se encaixa em nenhum dos demais sentidos figurados apresentados na bíblia para a espécie. Falta-lhe, portanto, a necessária harmonização com os demais textos bíblicos sobre o assunto.

Terceiro, porque At. 2:3 não se refere a fogo propriamente dito, mas a algo apenas semelhante, assim descrito por faltar palavra ao autor para expressar exatamente o que viu.

Assim, pretendemos demonstrar neste estudo que a “doutrina” do “fogo pentecostal” não se sustenta biblicamente, porque um único versículo (At 2:3), mal interpretado, sem harmonia com o conjunto e pouquíssimo representativo não serve de base para a edificação de uma doutrina bíblica.

O FOGO PENTECOSTAL

A doutrina pentecostal que associa o “fogo” às manifestações sobrenaturais do Espírito Santo de Deus é bastante difundida no meio evangélico. A propósito desse ensinamento, valem diversas práticas no meio do grupo pentecostal, inclusive de sapateados (“canelinhas de fogo”), de euforia, de gritaria, de rodopios, de profusão de línguas sem interpretação, de cânticos “espirituais”, de quedas e de imitações de animais, entre outros comportamentos pitorescos.

O fundamento mais usual utilizado para justificar tais eventos é a passagem do batismo no Espírito Santo registrado no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, verso 3, transcrito a seguir:

“E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.” (Atos 2:3 RA)

Adicionalmente, para dar força a At. 2:3, os pentecostais buscam amparo na passagem em que João Batista repreende os fariseus e explica o tipo de batismo que praticava, diferenciando-o do batismo que seria realizado pelo messias, conforme se vê no seguinte versículo:

“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Mateus 3:11 RA)

Também, somam ao verso de At 2:3, e à passagem de João Batista, dois outros versículos que, supostamente, indicariam que os ministros do evangelho seriam como labaredas de fogo, senão vejamos:

“Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo.” (Salmos 104:4 RA)

“Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;” (Hebreus 1:7 RA)

Por fim, as manifestações pitorescas, incontroladas e irracionais, são retiradas do mesmo contexto de At 2:3, combinado com o texto de Efésios 5:18, que supostamente estariam por indicar que alguém cheio do Espírito Santo ficaria como um bêbado, senão vejamos:

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;  de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.  E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.  Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.  (…)  Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer?  Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!” (Atos 2:1-13 RA)

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,” (Efésios 5:18 RA)

Assim, em apertada síntese, são essas as passagens bíblicas normalmente utilizadas para se defender as inusitadas manifestações pentecostais e associá-las com o “fogo” que, na visão dos pentecostais, provam o enchimento e o mover do Espírito Santo em suas reuniões, diferenciando-os da “geladeira” que seria uma reunião dos crentes tradicionais.

A interpretação que consideremos mais adequada para essas passagens será demonstrada mais adiante.

O FOGO NA BÍBLIA

Antes de tratar sobre as impropriedades da interpretação do fogo pentecostal, é necessário observar que, de fato, em toda a bíblia o fogo é utilizado não somente em seu sentido literal, mas, também, em sentido figurado. Entretanto, as representações do fogo por simbologias ou figuras nunca ocorrem em apenas um verso bíblico. Para cada um dos sentidos figurados do fogo, há diversos versículos apontando na mesma direção, confirmando a teoria corrente de que “a bíblia interpreta a bíblia”.

Fizemos uma classificação para facilitar nossa análise, conforme se vê no quadro a seguir:

Como alguns desses grupos de versículos possuem assuntos convergentes, fizemos mais um agrupamento em grupos maiores, conforme segue:

Dessa classificação, já é possível perceber, em grupos maiores, que mais de 50% dos versículos bíblicos sobre “fogo” (189) dizem respeito a juízo de Deus. Em segundo lugar, com 19,17% do total (69) ficam os versos em seu sentido literal. Em terceiro lugar, com 13,33% (48), vêm as passagens que relacionam o fogo ao pecado e à condenação eterna de Deus.

A propósito, somente no evangelho de Mateus, há 9 referências de Jesus sobre essa questão, o que nos mostra o quanto o salvador se preocupou em advertir o homem quanto à realidade do inferno, lugar de fogo ardente.

Fato relevante a destacar é que, se retiramos os versículos de sentido literal e cotidiano do fogo, e ficarmos apenas como os de sentido figurado, teremos que 64,95% dos versículos bíblicos sobre fogo dizem respeito a juízo de Deus e 16,49% dos versos sobre fogo estão relacionados a pecado ou à condenação eterna. Somente nesses dois grupos já temos mais de 80% dos textos com a figura do fogo. Vale, também, destacar que o único versículo que, supostamente, lançaria uma associação direta da figura do fogo com o batismo no Espírito Santo, tem representação quase nula nesse contexto, ou seja, menos de meio por cento, razão pela qual sequer aparece em nosso gráfico de pizza.

A título de curiosidade, é bom saber que os livros de Rute, Esdras, Ester, Eclesiastes, Jonas, Ageu, Romanos, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemon, 1 João, 2 João e 3 João, não fazem menção a palavra “fogo”.

Vejamos, adiante, a relação de textos que compuseram nossa classificação.

Sentido literal e uso cotidiano na preparação dos sacrifícios

Como já vimos, dos 360 versículos bíblicos sobre fogo, há 69 (19,17%) que o apresentam em seu sentido literal, a exemplo do que transcrevemos a seguir:

Gênesis 22:6  Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos.

A lista completa dos versículos nesse sentido consta do anexo ao final deste estudo.

Modo de exercício de juízo

De igual modo, dos 360 versículos bíblicos sobre fogo, há 49 (13,61%) que o apresentam como exercício do juízo de Deus sobre a criação, a exemplo do que transcrevemos a seguir:

Gênesis 19:24  Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra.

A lista completa dos versículos nesse sentido consta do anexo ao final deste estudo.

Juízo da ira de Deus

Seguindo a mesma linha de exposição, dos 360 versículos bíblicos sobre fogo, há 21 (5,83%) que o apresentam como exercício do juízo de Deus sobre a criação, a exemplo dos que transcrevemos a seguir:

Números 11:1  Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do SENHOR; ouvindo-o o SENHOR, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu extremidades do arraial.

Salmos 79:5  Até quando, SENHOR? Será para sempre a tua ira? Arderá como fogo o teu zelo?

Isaías 42:25  Pelo que derramou sobre eles o furor da sua ira e a violência da guerra; isto lhes ateou fogo ao redor, contudo, não o entenderam; e os queimou, mas não fizeram caso.

A lista completa dos versículos nesse sentido consta do anexo ao final deste estudo.

Juízo profetizado

Aqui está a maior incidência figurada sobre o fogo que há na bíblia. Trata-se dos versos que indicam o fogo com expectativa de um juízo de Deus. Neste caso, dos 360 versículos bíblicos sobre fogo, 70 deles (19,44%) faz menção aos juízos vindouros, conforme se vê nos exemplos a seguir:

Jeremias 21:14  Castigar-vos-ei segundo o fruto das vossas ações, diz o SENHOR; acenderei fogo na cidade, qual bosque, o qual devorará todos os seus arredores.

Ezequiel 28:18  Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam.

Joel 2:30  Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça.

Hebreus 10:27  pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.

Apocalipse 8:5 e 7  E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto (…) O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde.

A lista completa dos versículos nesse sentido consta do anexo ao final deste estudo.

A palavra Divina e seus juízos

Ainda em relação a juízos de Deus, temos alguns versículos que fazem referência àqueles proferidos pela boca do Senhor. Segue apenas um exemplo, pois a lista completa consta do anexo a este estudo:

Jeremias 23:29  Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?

Apocalipse 11:5  Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretender causar-lhes dano, certamente, deve morrer.

Representação do pecado, do inferno e da condenação eterna

Em relação ao pecado, o fogo também é utilizado como figura de iniquidades praticadas pelos homens. Estas, por sua vez, são acompanhadas pelas justas medidas de condenação eterna, inclusive com expressas referências ao inferno. O próprio Mestre Jesus foi bastante claro ao apontar a existência do inferno, conforme podemos constatar nos versos exemplificativos a seguir, lembrando que a lista completa segue anexa a este estudo:

Provérbios 6:27  Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem?

Provérbios 16:27  O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente.

Tiago 3:6  Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.

Mateus 5:22  Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.

Mateus 13:40  Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século.

Mateus 18:8  Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.

Lucas 3:17  A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível.

Apocalipse 20:10  O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.

Apocalipse 21:8  Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Provação de Deus, angústia da alma e purificação

Merecem, também, destaque, pelo quantitativo de versículos e por sua disposição em toda a bíblia, os textos que apresentam o fogo como figura da provação de Deus, da angústia da alma humana, bem como da purificação de coisas e de pessoas. Dos 360 versículos bíblicos sobre fogo, 29 deles (8,06%) apresentam-se nesse sentido, conforme exemplificado a seguir:

Números 31:23  tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo; todavia, se purificará com a água purificadora; mas tudo o que não pode suportar o fogo fareis passar pela água.

Salmos 17:3  Sondas-me o coração, de noite me visitas, provas-me no fogo e iniqüidade nenhuma encontras em mim; a minha boca não transgride.

Jeremias 20:9  Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais.

Zacarias 13:9  Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus.

Marcos 9:49  Porque cada um será salgado com fogo.

1 Pedro 1:7  para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;

1 Pedro 4:12  Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;

Deus e Jesus, santos, gloriosos, justos e a quem pertencem o juízo

A divindade, ao mesmo tempo que é santa e pura, apresenta-se de modo glorioso e imponente. O símbolo do fogo se aplica bem ao caso, uma vez que, a simples aproximação de sua santidade exige purificação, pois Deus é fogo consumidor. Nem trevas nem impurezas podem subsistir em sua santíssima presença. Além disso, a figura do fogo gera temor pelos juízos do soberano. Por essa razão, dos 360 versículos sobre o fogo, 45 deles (12,5%) apontam para uma glória inflamada, que exige santificação, temor e tremor diante Dele. Note-se que esse fogo não tem nenhuma semelhança ao “fogo pentecostal”, porque gera temor e não liberalidades. Vejamos algumas passagens que deixam clara essa representação:

Êxodo 3:2  Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.

Êxodo 19:18  Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.

Êxodo 24:17  O aspecto da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cimo do monte, aos olhos dos filhos de Israel.

2 Samuel 22:9  Das suas narinas, subiu fumaça, e, da sua boca, fogo devorador; dele saíram carvões, em chama.

Salmos 29:7  A voz do SENHOR despede chamas de fogo.

Hebreus 12:29  porque o nosso Deus é fogo consumidor.

Daniel 10:6  o seu corpo era como o berilo, o seu rosto, como um relâmpago, os seus olhos, como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como o estrondo de muita gente.

Apocalipse 1:14  A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;

A lista completa dos versículos desse grupo consta do anexo que acompanha este estudo.

Luz, calor e direção de Deus no deserto

Neste tópico, reunimos os versículos que, em uma ocasião específica, durante a jornada dos hebreus pelo deserto, Deus operou alguns sinais peculiares, a exemplo do maná que descia do céu, das sandálias e das roupas das pessoas que não se desgastavam e da coluna de nuvem que, do céu, iluminava, aquecia e dava direção ao povo. Neste último caso, vemos o fogo em um sentido pontual, como um sinal do céu para um período determinado de provação dos hebreus. Do mesmo modo que a presença inflamada do Senhor gerava temor, a coluna de nuvem, igualmente, era uma manifestação da misericórdia e da soberania do Todo Poderoso. Vejamos alguns textos exemplificativos:

Êxodo 13:21  O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

Neemias 9:19  Todavia, tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os deixaste no deserto. A coluna de nuvem nunca se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir.

Sinal de aceitação de oferta

De modo semelhante à operação pontual no deserto, há diversos versículos que nos mostram o Senhor lançando chamas de fogo do céu para consumir sacrifícios que lhes eram apresentados. Isso, ao mesmo tempo que servia ao povo de Deus como um sinal de que Deus estava aceitando o sacrifício, despertava temor nos corações ao ver chamas de fogo descendo do céu para consumir algo que faz parte da nossa natureza material. Vejamos alguns exemplos:

Gênesis 15:17  E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços.

1 Reis 18:38  Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.

1 Crônicas 21:26  Edificou ali um altar ao SENHOR, ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos e invocou o SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto.

2 Crônicas 7:3  Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Atributos de Anjos e enviados de Deus

Como vimos até aqui, a presença de Deus, quando representada pelo fogo, impõe temor e tremor, exatamente porque o fogo é, no contexto bíblico, essencialmente uma figura de purificação, provação, juízo e condenação. Semelhantemente, os Anjos e enviados de Deus podem se apresentar desse modo para se distinguirem como seres celestiais, senão vejamos:

2 Reis 2:11  Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

2 Reis 6:17  Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Salmos 104:4  Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo.

Hebreus 1:7  Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;

Deus não está no fogo

O último verso bíblico sobre fogo merece destaque em separado, pois não se encaixa em nenhum dos grupos anteriores. Vejamos:

1 Reis 19:12  depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave.

Como se pode notar, esse verso tem sua própria e individual aplicação. Não está em sentido literal comum, não se refere a pecado, a purificação, a provação, a juízo, a condenação e nem mesmo à presença gloriosa de Deus ou de seus ministros (Anjos). Ao contrário, no momento em que Elias está recolhido em uma caverna, isolado, desanimado e amedrontado, somente sentiu a presença de Deus ao ouvir uma voz tranquila e suave.

Aqui, estamos diante de um caso em que um versículo isolado, sem apoio de nenhum outro texto bíblico para o confirmar, não serve para a construção de um entendimento sobre qualquer assunto. Por certo, o ocorrido com Elias é um caso pontual, onde Deus quis dar tratamento diferenciado ao seu servo. Embora o texto seja bastante claro, não se pode afirmar que Deus não fala do fogo, até porque já vimos que o Senhor falou com Moisés por meio da sarça que ardia em chamas, além dessa possibilidade ser confirmada em pelo menos outros 13 versículos bíblicos (Dt 4:12, 15, 33, 36; 5:4, 22, 23, 24, 25, 26; 9:10,15; 10:4), que confirmam essa possibilidade, a exemplo dos textos transcritos a seguir:

Êxodo 3:2  Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.

Deuteronômio 4:15  Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo;

Deuteronômio 5:4  Face a face falou o SENHOR conosco, no monte, do meio do fogo

Deuteronômio 9:10  Deu-me o SENHOR as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e, nelas, estavam todas as palavras segundo o SENHOR havia falado convosco no monte, do meio do fogo, estando reunido todo o povo.

Salmos 29:7  A voz do SENHOR despede chamas de fogo.

O importante a destacar é que nunca devemos utilizar um versículo isolado para firmar qualquer doutrina bíblica, especialmente quando esse verso não encontra apoio de nenhuma outra passagem, ensinamento ou princípio bíblico.

O FOGO PENTECOSTAL EM QUESTÃO

Agora que já conhecemos todos os versículos bíblicos que contêm a palavra fogo, já podemos confrontar, sem medo, a doutrina do fogo pentecostal.

Que fogo é esse?

Como estudamos no início deste texto, as explicações mais comuns dos pentecostais e neopentecostais, para justificar suas manifestações espirituais intensas e extravagantes, estão no mover do “fogo de Deus”.

Quando o “fogo desce”, há uma explosão de sensações, visitações, sapateados (“canelinhas de fogo”), euforia, gritaria, rodopios, profusão de línguas sem interpretação, quedas, tremeliques no chão, imitações de animais, entre outras coisas.

A pergunta que fazemos é: seriam essas manifestações, realmente, procedentes do Espírito Santo de Deus? Se sim, onde encontraríamos fundamentos bíblicos para dar suporte a essas práticas? No Velho Testamento? Nos ensinamentos e exemplos de Jesus? Nos Atos dos Apóstolos? Nas epístolas que doutrinaram a igreja? No livro do apocalipse?

Uma reflexão sobre essas questões é importante, uma vez que o desejo de todo discípulo de Cristo é permanecer fiel ao evangelho e praticar os ensinamentos de Jesus do modo mais fidedigno possível.

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;” (Mateus 7:24 RA)

Feitas essas observações, vamos examinar agora os textos utilizados pelos pentecostais para justificar o batismo com fogo.

João Batista e o fogo do Espírito

No exercício de seu ministério profético, João Batista começou a receber muitos fariseus e saduceus que vinham ao batismo. João, diferenciando o batismo que praticava daquele que Jesus realizaria, exortou-os ao arrependimento sincero, seguido de frutos, dizendo-lhes:

“7 … Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; (…) 10 Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 11 Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12  A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.” (Mateus 3:7-12 RA)

De modo bastante claro, João Batista explica, inicialmente, que uma árvore que não dá bom fruto deve ser cortada e destinada ao fogo. Ele disse isso porque sabia que os fariseus não estavam verdadeiramente arrependidos. Mas, como João poderia saber disso? Observando as obras deles. No mínimo, João teria percebido que aqueles religiosos eram vaidosos, soberbos, “falsos santos” e hipócritas, ou seja, verdadeiras víboras. Tais obras da carne não são condizentes com o testemunho daqueles que se arrependeram de seus pecados. Uma vez que eles não abandonavam as obras da carne, não conseguiam produzir o fruto do Espírito (fruto bom), esperado de todos os que se arrependem verdadeiramente.

Eis, portanto, a razão dos dois batismos de Jesus. O primeiro, do Espírito, para os que, arrependidos, produzem o bom fruto do Espírito. O segundo, o batismo do fogo, é reservado àqueles que praticam as obras da carne. Este último representa a própria condenação da árvore que não produz frutos bons, ou seja, deve ser lançada ao fogo. Assim, foi representado o caso dos homens que não produzem frutos dignos de arrependimento: serão batizados com o fogo do inferno. O texto deixa claro, portanto, que o justo juiz, Jesus, dando sequência ao trabalho de João Batista, tem autoridade para julgar e batizar com o fogo da condenação eterna.

Procurando ser bem claros neste ponto, repetiremos a explicação, passo a passo.

1) João Batista, diante dos fariseus, hipócritas, “raça de víboras”, os acusa de serem exatamente a árvore que não produzia o fruto bom. Eles buscavam o batismo de João, mas não se arrependiam de seus pecados (p.ex., vaidade, soberba e falsa santidade), continuando, assim, a produzir as obras da carne;

2) João afirma que a árvore que não produz bom fruto deve ser cortada e lançada no fogo. Fazia, portanto, referência aos fariseus, já que ele havia acabado de dizer que eles não produziam frutos dignos de arrependimento. Logo, os fariseus, hipócritas, que se batizavam sem arrependimento sincero, compunham a lista daqueles que mereciam o fogo do inferno;

3) Uma vez advertidos quanto à seriedade do batismo que estava realizando, João passa a apresentar os dois batismos seguintes, que Jesus traria aos homens: o primeiro, com o Espírito Santo, e, o segundo, com fogo;

4) Os dois batismos de Jesus, apresentados por João, podem ser claramente identificados na sequência de sua explicação. No verso 12, João afirma que Jesus está com sua pá na mão. Na consumação do século (Mt 13:40), recolherá o trigo (batizados no Espírito Santo) no seu celeiro, enquanto a palha (árvore sem bons frutos) será destinada ao fogo (batismo com fogo).

Tirando o verso 11 de seu contexto, é até possível imaginar que João Batista estivesse falando de um só batismo com duas características, como muitos pensam. Entretanto, não há como isolar esse versículo, pois ele é a consequência do verso 10 e a causa do verso 12. Interpretar versículos bíblicos tirados de seu contexto, como bem sabemos, é a razão de tantas heresias que presenciamos na igreja dos nossos dias. Não deveríamos ser descuidados a esse ponto.

Enfim, o texto de Mateus nos deixa evidente que o batismo com fogo a que se referiu João Batista é um juízo e condenação de Deus e está em perfeita consonância com os demais 189 versículos espalhados pelos diversos livros da bíblia que relacionam o fogo à condenação, ou seja, com mais da metade dos versos bíblicos que se referem ao fogo.

Em síntese: o batismo com fogo é a condenação reservada à árvore que não produz fruto bom, ou seja, àqueles que não produzem frutos dignos de arrependimento.

Pentecostes: línguas como de fogo

Passemos, agora, a analisar o texto de Atos, capítulo 2, verso 3, único versículo da bíblia que parece relacionar o fogo com o Batismo no Espírito Santo. Vejamos o texto:

“E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.” (Atos 2:3 RA)

Quando dizemos que um automóvel é um veículo motorizado como uma motocicleta, não estamos dizendo que um carro é uma motocicleta. Também, não estamos afirmando que o motor de um carro é igual ao de uma moto. A afirmação é apenas para estabelecer uma referência comparativa entre dois veículos distintos, que possuem algumas características comuns, a exemplo do motor à combustão. Ambos são veículos movidos por um motor à combustão.

De igual modo, dizer que línguas como de fogo pousaram sobre as cabeças dos crentes reunidos no dia de pentecostes não nos permite afirmar que eles foram batizados com fogo. Nem mesmo é possível dizer se havia calor naquilo que Lucas relatou. É provável que a falta de algo melhor para comparar com o que os cristãos do pentecostes viram os tenham levado a se referir às chamas de uma lâmpada.

Na verdade, tudo o que podemos afirmar é que as línguas repartidas pareciam com as chamas de uma lâmpada à combustão. Por isso, de modo mais adequado, a versão NVI trouxe a tradução correta e mais clara para o texto em referência:

E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. (Atos 2:3 NVI)

Entendendo o texto com mais coerência e sem as lentes do pentecostalismo, podemos perceber que a referência utilizada por Lucas em Atos 2 apenas ilustra o batismo no Espírito Santo no sentido de indicar que todos recebiam o mesmo batismo.

Respeitando o que está escrito, para não irmos além do que foi dito, afastamos a ideia de que houve um batismo “com fogo” e preferimos entender o que ficou claro no texto: que todos foram batizados de forma sobrenatural.

As figuras do texto foram utilizadas para transformar aquele fenômeno em algo descritível. Notem que, até aquilo que pensávamos ser um vento, não era. O texto de Atos nos diz que se ouviu um som, como o som de um vento impetuoso, senão vejamos:

“de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.” (Atos 2:2 RA)

O texto de atos foi cuidadoso em apresentar apenas semelhanças. Na verdade, não houve nem vento e nem fogo naquele lugar.

Real era apenas o som, que PARECIA o som do vento e uma manifestação evidente, ocorrida após uma ação sobrenatural, que foi descrita com a aparência de línguas de fogo.

Não negamos que os irmãos presentes no dia do pentecostes passaram por uma experiência peculiar. Entretanto, um único versículo bíblico é insuficiente para defendermos uma doutrina que diz que o batismo no Espírito Santo, ou suas manifestações, hoje, devem respeitar essa mesma característica.

E, mais! Entendemos que não é razoável aceitar, com base apenas nesta passagem, que o afetado pelo “fogo” se comporte “como” um bêbado sem controle próprio nas reuniões dos crentes.

Como já foi dito anteriormente, o único versículo que diz que “Deus não estava no fogo” não é suficiente para afirmarmos que Deus não pode falar por meio do fogo, até porque há um número de versículos bíblicos consideráveis que o contradizem. De igual modo, este único versículo de Atos 2:3, não pode ser suficiente para engendrar uma doutrina como a que conhecemos hoje, até porque todas as demais indicações bíblicas sobre o fogo (99,7%) não corroboram com essa doutrina.

Parece ser algo irracional defender uma doutrina que não alcança um mínimo de representatividade ou de harmonia em relação aos demais textos bíblicos. Devemos, então, compreender que, naquele momento histórico do pentecostes, algo semelhante a línguas de fogo pousou sobre cada um dos presentes. Por consequência, eles falaram outras línguas. O fato de homens zombadores (invejosos) terem procurado ridicularizar os cristãos naquele instante, dizendo que estavam embriagados, não significa que eles estivessem se comportando como bêbados. Os zombadores não merecem crédito, pois se manifestam por inveja, despeito e não estão comprometidos com a verdade.

“Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!” (Atos 2:13 RA)

Com essas observações, acreditamos que não é racional defender uma doutrina fundada em apenas um versículo, que nem mesmo é determinante na definição da manifestação que ocorreu. O versículo de At 2:3, sequer oferece um grau mínimo de segurança sobre o assunto, uma vez que faz comparações e não afirmações concretas. Ademais, nenhuma outra passagem da bíblia pode ser utilizada, honestamente, para defender o “fogo pentecostal”. Assim como Elias passou por uma experiência única, os cristãos do pentecostes experimentaram algo peculiar que, mais adiante, mereceu um ajuste pelo Apóstolo Paulo, no momento em que a igreja foi doutrinada, senão vejamos:

“19 Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua. 20 Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos. 21 Na lei está escrito: Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão, diz o Senhor. 22 De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem. 23 Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos? 24 Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; 25 tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós. ” (1 Coríntios 14:19-25)

“26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação. 27 No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete. 28 Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. 29 Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem. 30 Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro. 31 Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados. 32 Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas; 33 porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,” (1 Coríntios 14:26-33)

Como vimos, Paulo valoriza o falar profeticamente, a pronúncia da profecia, a declaração dos mistérios de Deus e, nesse contexto, incentivou a ordem e a decência nas reuniões dos crentes.

Ministros “labaredas de fogo”

Para que não fiquem dúvidas quanto ao que estamos apresentando, resta-nos enfrentar o argumento dos pentecostais que justificam suas manifestações alegando ser ministros “labaredas de fogo”. Demonstraremos, pois, que a referência bíblica aos ministros “labaredas de fogo” não dizem respeito a homens (canelinhas de fogo) e, sim, a anjos. Vejamos os textos a ser analisados:

“Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo.” (Salmos 104:4 RA)

“Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;” (Hebreus 1:7 RA)

O texto de Hebreus deixa claro que a referência (anjos e ministros) não diz respeito a homens, mas somente a anjos. Observe que, antes de citar o salmo 104:4, o escritor de Hebreus deixa claro que sua referência é somente a anjos (“quanto aos anjos, diz:…”).

O salmo 104 começa com uma descrição de um Rei tão grandioso (95:3; Hb 3:4) que veste a luz como um manto e tem um palácio no céu sobre as águas. Usa as nuvens como sua carruagem e esta é impelida pelos ventos.

Nessa mesma linha de figuras utilizada, há uma referência ao clarão dos raios, que foi traduzida em algumas versões como “fogo”. A versão NVI, de modo coerente com o contexto, traduz como “clarões reluzentes”, que parece ser referência à velocidade dos raios e o clarão que ele deixa ao “rasgar” o céu.

Mantendo essa mesma coerência do texto com o contexto, a versão NVI traduziu o texto de Hebreus 1:7 não como “labaredas de fogo”, mas como clarões reluzentes, senão vejamos:

Quanto aos anjos, ele diz: “Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, clarões reluzentes”. (Hebreus 1:7)

Desse modo, no contexto de um Rei que tem nuvens como carruagens, esse mesmo Rei tem servos (ministros) que lhe atendem prontamente, como um raio que ilumina o céu quando é enviado.

Como se pode notar, o salmo refere-se a um Rei superior aos anjos. Foi exatamente por isso que o escritor da carta aos Hebreus citou esse texto ao se referir a Jesus, Rei dos Reis. Em Hebreus, Jesus é o mais excelente nome. Apesar de os anjos poderem ser chamados coletivamente de “filhos de Deus” (Jó 1:6), nenhum anjo recebe esse título individualmente. Sem dúvida alguma, Jesus é superior e, inclusive, é servido pelos anjos (Lc 4:10-11).

Voltando para o contexto do escritor da carta aos Hebreus (Hb 1:7), fica muito fácil de se perceber que ele citou o salmo 104:4 para elevar Jesus sobre todo nome e colocá-lo em posição superior aos anjos.

Entretanto, há quem desenvolva uma interpretação isolada do verso 7 do primeiro capítulo da carta aos Hebreus, tirando-o de seu contexto com o fim de fazer parecer que o termo “ministros” se refere a homens, quando, na verdade, esse termo foi utilizado apenas como forma de não se repetir a palavra “anjos” no mesmo período frasal.

É importante reforçar que o texto de Hebreus 1:7, ao citar o verso 4 do salmo 104, faz questão de deixar bem claro que está se referindo a anjos e não a homens. A dúvida que poderia ser gerada na passagem do salmo fica totalmente esclarecida no texto de Hebreus. Parafraseando, para abolir qualquer dúvida, temos:

“Ainda, quanto aos anjos, diz: [Jesus é] aquele que a seus anjos faz ventos, [a esses mesmos anjos], servos que lhe atendem prontamente”.

O fato do texto de salmos ter evitado a repetição da palavra “anjos”, substituindo-a por um de seus termos relacionados (ministros) foi simplesmente estilístico. Mas, na essência, o texto mostra a soberania divina e, sob a apresentação do escritor da carta aos Hebreus, serve para afirmar que Jesus é superior aos anjos e sobre eles exerce poder e autoridade, a ponto de potencializá-los, uma vez que o vento aumenta a chama acesa até fazer dela uma labareda de fogo.

E, para quem, ainda assim, preferir pensar que a melhor tradução é a Revista e Atualizada (labaredas de fogo), deve lembrar que um anjo às ordens de Jesus está apto a realizar os juízos do Senhor, com fogo:

O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo. (Apocalipse 16:8)

Portanto, afirmar que os ministros referidos em Hb 1:7 e em Sl 104:4 são homens (crentes canelinhas de fogo) nos parece ser mais uma prática herética, onde se altera o sentido de textos bíblicos para favorecer uma doutrina qualquer, normalmente não amparada pela bíblia.

Pentecostalismo ou neopentecostalismo?

Esclarecimentos finais são necessários. Quando falamos do equívoco do “fogo pentecostal, não estamos rejeitando a manifestação bíblica do Espírito Santo de Deus, seja ela de que natureza for. Afinal, não negamos que Deus cure, opere maravilhas, batize com o Espírito Santo e produza eventos sobrenaturais.

Entretanto, ao nosso modo de ver, manifestações subjetivas não deveriam ganhar primazia diante de uma possiblidade de se viver o evangelho de Cristo de modo sóbrio e com destaque para outro tipo de evidências da obra do Espírito (fruto do Espírito) na vida dos crentes, a exemplo de uma vida santa, reta, justa e misericordiosa em obediência à Palavra.

CONCLUSÃO

Com essas observações, ao passo que nos afastamos do entendimento pentecostal sobre o batismo com fogo, preferimos dar ênfase no fruto do Espírito Santo como evidência de uma vida cheia do Espírito.

Acreditamos que os servos de Jesus Cristo, cheios do Espírito Santo de Deus, serão reconhecidos por seus frutos, embora não tenhamos objeções em relação às manifestações espirituais que edifiquem a Igreja de Cristo. Tampouco, nada temos contra um viver alegre e entusiasmado diante do nosso Deus.

 

APÊNDICE

Relação dos versículos utilizados neste estudo, separados por classes temáticas.

Sentido literal e uso cotidiano na preparação dos sacrifícios

Gênesis 22:6  Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos.

Gênesis 22:7  Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

Êxodo 12:8  naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.

Êxodo 12:9  Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura.

Êxodo 22:6  Se irromper fogo, e pegar nos espinheiros, e destruir as medas de cereais, ou a messe, ou o campo, aquele que acendeu o fogo pagará totalmente o queimado.

Êxodo 32:24  Então, eu lhes disse: quem tem ouro, tire-o. Deram-mo; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.

Êxodo 35:3  Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.

Levítico 1:7  E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar e porão em ordem lenha sobre o fogo.

Levítico 1:8  Também os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão em ordem os pedaços, a saber, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo sobre o altar.

Levítico 1:12  Depois, ele o cortará em seus pedaços, como também a sua cabeça e o seu redenho; e o sacerdote os porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar;

Levítico 1:17  rasgá-la-á pelas asas, porém não a partirá; o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima da lenha que está no fogo; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.

Levítico 2:14  Se trouxeres ao SENHOR oferta de manjares das primícias, farás a oferta de manjares das tuas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo, isto é, os grãos esmagados de espigas verdes.

Levítico 3:5  E os filhos de Arão queimarão tudo isso sobre o altar, em cima do holocausto, que estará sobre a lenha no fogo; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.

Levítico 6:9  Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar.

Levítico 6:10  O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este.

Levítico 6:12  O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.

Levítico 6:13  O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

Levítico 6:30  Porém não se comerá nenhuma oferta pelo pecado, cujo sangue se traz à tenda da congregação, para fazer expiação no santuário; no fogo será queimada.

Levítico 9:24  E eis que, saindo fogo de diante do SENHOR, consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo o povo, jubilou e prostrou-se sobre o rosto.

Levítico 13:24  Quando, na pele, houver queimadura de fogo, e a carne viva da queimadura se tornar em mancha lustrosa, branca que tira a vermelho ou branco,

Levítico 13:55  o sacerdote, examinando a coisa em que havia praga, depois de lavada aquela, se a praga não mudou a sua cor, nem se espalhou, está imunda; com fogo a queimarás; é lepra roedora, seja no avesso ou no direito.

Levítico 13:57  Se a praga ainda aparecer na veste, quer na urdidura, quer na trama, ou em qualquer coisa feita de pele, é lepra que se espalha; com fogo queimarás aquilo em que está a praga.

Levítico 16:12  Tomará também, de sobre o altar, o incensário cheio de brasas de fogo, diante do SENHOR, e dois punhados de incenso aromático bem moído e o trará para dentro do véu.

Levítico 16:13  Porá o incenso sobre o fogo, perante o SENHOR, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório, que está sobre o Testemunho, para que não morra.

Números 3:4  Mas Nadabe e Abiú morreram perante o SENHOR, quando ofereciam fogo estranho perante o SENHOR, no deserto do Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar oficiaram como sacerdotes diante de Arão, seu pai.

Números 6:18  O nazireu, à porta da tenda da congregação, rapará a cabeleira do seu nazireado, e tomá-la-á, e a porá sobre o fogo que está debaixo do sacrifício pacífico.

Números 9:15  No dia em que foi erigido o tabernáculo, a nuvem o cobriu, a saber, a tenda do Testemunho; e, à tarde, estava sobre o tabernáculo uma aparência de fogo até à manhã.

Números 9:16  Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e, de noite, havia aparência de fogo.

Números 16:7  e, pondo fogo neles amanhã, sobre eles deitai incenso perante o SENHOR; e será que o homem a quem o SENHOR escolher, este será o santo; basta-vos, filhos de Levi.

Números 16:18  Tomaram, pois, cada qual o seu incensário, neles puseram fogo, sobre eles deitaram incenso e se puseram perante a porta da tenda da congregação com Moisés e Arão.

Números 16:37  Dize a Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, que tome os incensários do meio do incêndio e espalhe o fogo longe, porque santos são;

Números 16:46  Disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, põe nele fogo do altar, deita incenso sobre ele, vai depressa à congregação e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do SENHOR; já começou a praga.

Números 18:9  Isto terás das coisas santíssimas, não dadas ao fogo: todas as suas ofertas, com todas as suas ofertas de manjares, e com todas as suas ofertas pelo pecado, e com todas as suas ofertas pela culpa, que me apresentarem, serão coisas santíssimas para ti e para teus filhos.

Números 19:6  E o sacerdote, tomando pau de cedro, hissopo e estofo carmesim, os lançará no meio do fogo que queima a novilha.

Números 21:30  Nós os asseteamos; estão destruídos desde Hesbom até Dibom; e os assolamos até Nofa e com fogo, até Medeba.

Números 26:61  Nadabe e Abiú morreram quando levaram fogo estranho perante o SENHOR.

Deuteronômio 18:10  Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

Juízes 15:5  Tendo ele chegado fogo aos tições, largou-as na seara dos filisteus e, assim, incendiou tanto os molhos como o cereal por ceifar, e as vinhas, e os olivais.

2 Samuel 14:30  Então, disse aos seus servos: Vede ali o pedaço de campo de Joabe pegado ao meu, e tem cevada nele; ide e metei-lhe fogo. E os servos de Absalão meteram fogo nesse pedaço de campo.

2 Samuel 14:31  Então, Joabe se levantou, e foi à casa de Absalão, e lhe disse: Por que meteram fogo os teus servos no pedaço de campo que é meu?

2 Reis 8:12  Então, disse Hazael: Por que chora o meu senhor? Ele respondeu: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; deitarás fogo às suas fortalezas, matarás à espada os seus jovens, esmagarás os seus pequeninos e rasgarás o ventre de suas mulheres grávidas.

2 Reis 19:18  e lançaram no fogo os deuses deles, porque deuses não eram, senão obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso, os destruíram.

2 Crônicas 35:13  Assaram o cordeiro da Páscoa no fogo, segundo o rito; as ofertas sagradas cozeram em panelas, em caldeirões e em assadeiras; e os levitas as repartiram entre todo o povo.

Neemias 2:3  e lhe respondi: viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo?

Neemias 2:13  De noite, saí pela Porta do Vale, para o lado da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo.

Salmos 74:7  Deitam fogo ao teu santuário; profanam, arrasando-a até ao chão, a morada do teu nome.

Salmos 83:14  Como o fogo devora um bosque e a chama abrasa os montes,

Isaías 1:7  A vossa terra está assolada, as vossas cidades, consumidas pelo fogo; a vossa lavoura os estranhos devoram em vossa presença; e a terra se acha devastada como numa subversão de estranhos.

Isaías 27:11  Quando os seus ramos se secam, são quebrados. Então, vêm as mulheres e lhes deitam fogo, porque este povo não é povo de entendimento; por isso, aquele que o fez não se compadecerá dele, e aquele que o formou não lhe perdoará.

Isaías 37:19  e lançaram no fogo os deuses deles, porque deuses não eram, senão obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso, os destruíram.

Isaías 44:16  Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! Já me aquento, contemplo a luz.

Isaías 54:16  Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo e que produz a arma para o seu devido fim; também criei o assolador, para destruir.

Isaías 64:2  como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da tua presença!

Jeremias 32:29  Os caldeus, que pelejam contra esta cidade, entrarão nela, porão fogo a esta cidade e queimarão as casas sobre cujos terraços queimaram incenso a Baal e ofereceram libações a outros deuses, para me provocarem à ira.

Jeremias 36:19  Então, disseram os príncipes a Baruque: Vai, esconde-te, tu e Jeremias; ninguém saiba onde estais. O rei lança o rolo no fogo

Jeremias 36:23  Tendo Jeudi lido três ou quatro folhas do livro, cortou-o o rei com um canivete de escrivão e o lançou no fogo que havia no braseiro, e, assim, todo o rolo se consumiu no fogo que estava no braseiro.

Ezequiel 15:5  Ora, se, estando inteiro, não servia para obra alguma, quanto menos sendo consumido pelo fogo ou sendo queimado, se faria dele qualquer obra?

Ezequiel 16:21  Mataste a meus filhos e os entregaste a elas como oferta pelo fogo.

Ezequiel 39:9  Os habitantes das cidades de Israel sairão e queimarão, de todo, as armas, os escudos, os paveses, os arcos, as flechas, os bastões de mão e as lanças; farão fogo com tudo isto por sete anos.

Ezequiel 39:10  Não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; saquearão aos que os saquearam e despojarão aos que os despojaram, diz o SENHOR Deus.

Joel 1:19  A ti, ó SENHOR, clamo, porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo.

Joel 1:20  Também todos os animais do campo bramam suspirantes por ti; porque os rios se secaram, e o fogo devorou os pastos do deserto.

Malaquias 1:10  Tomara houvesse entre vós quem feche as portas, para que não acendêsseis, debalde, o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o SENHOR dos Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oferta.

Mateus 17:15  Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água.

Marcos 9:22  e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.

Marcos 14:54  Pedro seguira-o de longe até ao interior do pátio do sumo sacerdote e estava assentado entre os serventuários, aquentando-se ao fogo.

Lucas 22:55  E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles.

Lucas 22:56  Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele.

Atos 28:5  Porém ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum;

Modo de exercício de juízo

Gênesis 19:24  Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra.

Êxodo 9:23  E Moisés estendeu o seu bordão para o céu; o SENHOR deu trovões e chuva de pedras, e fogo desceu sobre a terra; e fez o SENHOR cair chuva de pedras sobre a terra do Egito.

Êxodo 9:24  De maneira que havia chuva de pedras e fogo misturado com a chuva de pedras tão grave, qual nunca houve em toda a terra do Egito, desde que veio a ser uma nação.

Levítico 10:1  Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara.

Levítico 10:2  Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.

Números 16:35  Procedente do SENHOR saiu fogo e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.

Números 21:28  Porque fogo saiu de Hesbom, e chama, da cidade de Seom, e consumiu a Ar, de Moabe, e os senhores dos altos do Arnom.

Números 26:10  quando a terra abriu a boca e os tragou com Corá, morrendo aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, e isso serviu de advertência.

Josué 8:8  Havendo vós tomado a cidade, pôr-lhe-eis fogo; segundo a palavra do SENHOR, fareis; eis que vo-lo ordenei.

Josué 8:19  Então, a emboscada se levantou apressadamente do seu lugar, e, ao estender ele a mão, vieram à cidade e a tomaram; e apressaram-se e nela puseram fogo.

Josué 8:28  Então, Josué pôs fogo a Ai e a reduziu, para sempre, a um montão, a ruínas até ao dia de hoje.

Juízes 1:8  Os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém e, tomando-a, passaram-na a fio de espada, pondo fogo à cidade.

Juízes 9:20  Mas, se não, saia fogo de Abimeleque e consuma os cidadãos de Siquém e Bete-Milo; e saia fogo dos cidadãos de Siquém e de Bete-Milo, que consuma a Abimeleque.

Juízes 20:48  Os homens de Israel voltaram para os filhos de Benjamim e passaram a fio de espada tudo o que restou da cidade, tanto homens como animais, em suma, tudo o que encontraram; e também a todas as cidades que acharam puseram fogo.

1 Samuel 30:14  Nós demos com ímpeto contra o lado sul dos queretitas, contra o território de Judá e contra o lado sul de Calebe e pusemos fogo em Ziclague.

2 Samuel 23:7  mas qualquer, para os tocar, se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no seu lugar.

2 Reis 1:10  Elias, porém, respondeu ao capitão de cinqüenta: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.

2 Reis 1:12  Respondeu Elias e disse-lhe: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo de Deus desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.

2 Reis 1:14  pois fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida.

Jó 15:30  Não escapará das trevas; a chama do fogo secará os seus renovos, e ao assopro da boca de Deus será arrebatado.

Jó 15:34  pois a companhia dos ímpios será estéril, e o fogo consumirá as tendas de suborno.

Jó 18:5  Na verdade, a luz do perverso se apagará, e para seu fogo não resplandecerá a faísca;

Jó 20:26  Todas as calamidades serão reservadas contra os seus tesouros; fogo não assoprado o consumirá, fogo que se apascentará do que ficar na sua tenda.

Jó 22:20  dizendo: Na verdade, os nossos adversários foram destruídos, e o fogo consumiu o resto deles.

Salmos 11:6  Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice.

Salmos 78:21  Ouvindo isto, o SENHOR ficou indignado; acendeu-se fogo contra Jacó, e também se levantou o seu furor contra Israel;

Salmos 78:63  O fogo devorou os jovens deles, e as suas donzelas não tiveram canto nupcial.

Salmos 97:3  Adiante dele vai um fogo que lhe consome os inimigos em redor.

Salmos 106:18  Ateou-se um fogo contra o seu grupo; a chama abrasou os ímpios.

Salmos 118:12  Como abelhas me cercaram, porém como fogo em espinhos foram queimadas; em nome do SENHOR as destruí.

Salmos 140:10  Caiam sobre eles brasas vivas, sejam atirados ao fogo, lançados em abismos para que não mais se levantem.

Isaías 9:5  porque toda bota com que anda o guerreiro no tumulto da batalha e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, servirão de pasto ao fogo.

Isaías 10:16  Pelo que o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, enviará a tísica contra os seus homens, todos gordos, e debaixo da sua glória acenderá uma queima, como a queima de fogo.

Isaías 10:17  Porque a Luz de Israel virá a ser como fogo, e o seu Santo, como labareda, que abrase e consuma os espinheiros e os abrolhos da Assíria, num só dia.

Isaías 30:14  O SENHOR o quebrará como se quebra o vaso do oleiro, despedaçando-o sem nada lhe poupar; não se achará entre os seus cacos um que sirva para tomar fogo da lareira ou tirar água da poça.

Isaías 31:9  De medo não atinará com a sua rocha de refúgio; os seus príncipes, espavoridos, desertarão a bandeira, diz o SENHOR, cujo fogo está em Sião e cuja fornalha, em Jerusalém.

Isaías 50:11  Eia! Todos vós, que acendeis fogo e vos armais de setas incendiárias, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as setas que acendestes; de mim é que vos sobrevirá isto, e em tormentas vos deitareis.

Isaías 66:15  Porque eis que o SENHOR virá em fogo, e os seus carros, como um torvelinho, para tornar a sua ira em furor e a sua repreensão, em chamas de fogo,

Isaías 66:16  porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e serão muitos os mortos da parte do SENHOR.

Isaías 66:24  Eles sairão e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne.

Jeremias 4:4  Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.

Deuteronômio 4:24  Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso.

Deuteronômio 9:3  Sabe, pois, hoje, que o SENHOR, teu Deus, é que passa adiante de ti; é fogo que consome, e os destruirá, e os subjugará diante de ti; assim, os desapossarás e, depressa, os farás perecer, como te prometeu o SENHOR.

Jeremias 11:16  O SENHOR te chamou de oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos; mas agora, à voz de grande tumulto, acendeu fogo ao redor dela e consumiu os seus ramos.

Jeremias 29:22  Daí surgirá nova espécie de maldição entre os exilados de Judá que estão na Babilônia: o SENHOR te faça como a Zedequias e como a Acabe, os quais o rei da Babilônia assou no fogo;

Lamentações 1:13  Lá do alto enviou fogo a meus ossos, o qual se assenhoreou deles; estendeu uma rede aos meus pés, arrojou-me para trás, fez-me assolada e enferma todo o dia.

Ezequiel 19:12  Mas foi arrancada com furor e lançada por terra, e o vento oriental secou-lhe o fruto; quebraram-se e secaram os seus fortes galhos, e o fogo os consumiu.

Ezequiel 19:14  Dos galhos dos seus ramos saiu fogo que consumiu o seu fruto, de maneira que já não há nela galho forte que sirva de cetro para dominar. Esta é uma lamentação e ficará servindo de lamentação.

Lucas 17:29  mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.

Juízo da ira de Deus

Números 11:1  Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do SENHOR; ouvindo-o o SENHOR, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu extremidades do arraial.

Números 11:2  Então, o povo clamou a Moisés, e, orando este ao SENHOR, o fogo se apagou.

Números 11:3  Pelo que chamou aquele lugar Taberá, porque o fogo do SENHOR se acendera entre eles.

Salmos 79:5  Até quando, SENHOR? Será para sempre a tua ira? Arderá como fogo o teu zelo?

Salmos 89:46  Até quando, SENHOR? Esconder-te-ás para sempre? Arderá a tua ira como fogo?

Isaías 9:19  Por causa da ira do SENHOR dos Exércitos, a terra está abrasada, e o povo é pasto do fogo; ninguém poupa a seu irmão.

Isaías 30:27  Eis o nome do SENHOR vem de longe, ardendo na sua ira, no meio de espessas nuvens; os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como fogo devorador.

Isaías 42:25  Pelo que derramou sobre eles o furor da sua ira e a violência da guerra; isto lhes ateou fogo ao redor, contudo, não o entenderam; e os queimou, mas não fizeram caso.

Jeremias 15:14  Levar-te-ei com os teus inimigos para a terra que não conheces; porque o fogo se acendeu em minha ira e sobre vós arderá.

Jeremias 17:4  Assim, por ti mesmo te privarás da tua herança que te dei, e far-te-ei servir os teus inimigos, na terra que não conheces; porque o fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre.

Naum 1:6  Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas.

Sofonias 3:8  Esperai-me, pois, a mim, diz o SENHOR, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque a minha resolução é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles fazer cair a minha maldição e todo o furor da minha ira; pois toda esta terra será devorada pelo fogo do meu zelo.

Sofonias 1:18  Nem a sua prata nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do SENHOR, mas, pelo fogo do seu zelo, a terra será consumida, porque, certamente, fará destruição total e repentina de todos os moradores da terra.

Deuteronômio 32:22  Porque um fogo se acendeu no meu furor e arderá até ao mais profundo do inferno, consumirá a terra e suas messes e abrasará os fundamentos dos montes.

Lamentações 2:3  No furor da sua ira, cortou toda a força de Israel; retirou a sua destra de diante do inimigo; e ardeu contra Jacó, como labareda de fogo que tudo consome em redor.

Lamentações 2:4  Entesou o seu arco, qual inimigo; firmou a sua destra, como adversário, e destruiu tudo o que era formoso à vista; derramou o seu furor, como fogo, na tenda da filha de Sião.

Lamentações 4:11  Deu o SENHOR cumprimento à sua indignação, derramou o ardor da sua ira; acendeu fogo em Sião, que consumiu os seus fundamentos.

Ezequiel 22:20  Como se ajuntam a prata, e o cobre, e o ferro, e o chumbo, e o estanho no meio do forno, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos deixarei, e fundirei.

Ezequiel 22:21  Congregar-vos-ei e assoprarei sobre vós o fogo do meu furor; e sereis fundidos no meio de Jerusalém.

Ezequiel 22:31  Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação, com o fogo do meu furor os consumi; fiz cair-lhes sobre a cabeça o castigo do seu procedimento, diz o SENHOR Deus.

Ezequiel 23:25  Porei contra ti o meu zelo, e eles te tratarão com furor; cortar-te-ão o nariz e as orelhas, e o que restar cairá à espada; levarão teus filhos e tuas filhas, e quem ainda te restar será consumido pelo fogo.

Juízo profetizado

Juízes 9:15  Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano.

Jeremias 1:13  Outra vez, me veio a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês? Eu respondi: vejo uma panela ao fogo, cuja boca se inclina do Norte.

Jeremias 21:12  Ó casa de Davi, assim diz o SENHOR: Julgai pela manhã justamente e livrai o oprimido das mãos do opressor; para que não seja o meu furor como fogo e se acenda, sem que haja quem o apague, por causa da maldade das vossas ações.

Jeremias 21:14  Castigar-vos-ei segundo o fruto das vossas ações, diz o SENHOR; acenderei fogo na cidade, qual bosque, o qual devorará todos os seus arredores.

Jeremias 22:7  Designarei contra ti destruidores, cada um com as suas armas; cortarão os teus cedros escolhidos e lançá-los-ão no fogo.

Jeremias 49:27  Acenderei fogo dentro do muro de Damasco, o qual consumirá os palácios de Ben-Hadade.

Jeremias 50:32  Então, tropeçará o soberbo, e cairá, e ninguém haverá que o levante; porei fogo às suas cidades, o qual consumirá todos os seus arredores.

Jeremias 51:58  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Os largos muros de Babilônia totalmente serão derribados, e as suas altas portas serão abrasadas pelo fogo; assim, trabalharam os povos em vão, e para o fogo se afadigaram as nações.

Ezequiel 28:18  Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam.

Ezequiel 30:14  Farei desolada a Patros, porei fogo em Zoã e executarei juízo em Nô.

Ezequiel 30:16  Atearei fogo no Egito; Sim terá grande angústia, Nô será destruída, e Mênfis terá adversários em pleno dia.

Ezequiel 36:5  Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Certamente, no fogo do meu zelo, falei contra o resto das nações e contra todo o Edom. Eles se apropriaram da minha terra, com alegria de todo o coração e com menosprezo de alma, para despovoá-la e saqueá-la.

Ezequiel 38:22  Contenderei com ele por meio da peste e do sangue; chuva inundante, grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre farei cair sobre ele, sobre as suas tropas e sobre os muitos povos que estiverem com ele.

Ezequiel 39:6  Meterei fogo em Magogue e nos que habitam seguros nas terras do mar; e saberão que eu sou o SENHOR.

Joel 2:3  À frente dele vai fogo devorador, atrás, chama que abrasa; diante dele, a terra é como o jardim do Éden; mas, atrás dele, um deserto assolado. Nada lhe escapa.

Joel 2:5  Estrondeando como carros, vêm, saltando pelos cimos dos montes, crepitando como chamas de fogo que devoram o restolho, como um povo poderoso posto em ordem de combate.

Joel 2:30  Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça.

Amós 1:4  Por isso, meterei fogo à casa de Hazael, fogo que consumirá os castelos de Ben-Hadade.

Amós 1:7  Por isso, meterei fogo aos muros de Gaza, fogo que consumirá os seus castelos.

Amós 1:10  Por isso, meterei fogo aos muros de Tiro, fogo que consumirá os seus castelos.

Amós 1:12  Por isso, meterei fogo a Temã, fogo que consumirá os castelos de Bozra.

Amós 1:14  Por isso, meterei fogo aos muros de Rabá, fogo que consumirá os seus castelos, com alarido no dia da batalha, com turbilhão no dia da tempestade.

Amós 2:2  Por isso, meterei fogo a Moabe, fogo que consumirá os castelos de Queriote; Moabe morrerá entre grande estrondo, alarido e som de trombeta.

Amós 2:5  Por isso, meterei fogo a Judá, fogo que consumirá os castelos de Jerusalém.

Isaías 30:33  Porque há muito está preparada a fogueira, preparada para o rei; a pira é profunda e larga, com fogo e lenha em abundância; o assopro do SENHOR, como torrente de enxofre, a acenderá.

Isaías 33:11  Concebestes palha, dareis à luz restolho; o vosso bufo enfurecido é fogo que vos há de devorar.

Isaías 47:14  Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma brasa restará para se aquentarem, nem fogo, para que diante dele se assentem.

Jeremias 5:14  Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos: Visto que proferiram eles tais palavras, eis que converterei em fogo as minhas palavras na tua boca e a este povo, em lenha, e eles serão consumidos.

Jeremias 6:29  O fole bufa, só chumbo resulta do seu fogo; em vão continua o depurador, porque os iníquos não são separados.

Ezequiel 10:6  Tendo o SENHOR dado ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins, ele entrou e se pôs junto às rodas.

Ezequiel 10:7  Então, estendeu um querubim a mão de entre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; tomou dele e o pôs nas mãos do homem que estava vestido de linho, o qual o tomou e saiu.

Ezequiel 15:4  Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; se ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dele fica também queimado, serviria, acaso, para alguma obra?

Ezequiel 15:6  Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Como o sarmento da videira entre as árvores do bosque, que dei ao fogo para que seja consumido, assim entregarei os habitantes de Jerusalém.

Ezequiel 15:7  Voltarei o rosto contra eles; ainda que saiam do fogo, o fogo os consumirá; e sabereis que eu sou o SENHOR, quando tiver voltado o rosto contra eles.

Ezequiel 20:47  e dize ao bosque do Sul: Ouve a palavra do SENHOR: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que acenderei em ti um fogo que consumirá em ti toda árvore verde e toda árvore seca; não se apagará a chama flamejante; antes, com ela se queimarão todos os rostos, desde o Sul até ao Norte.

Ezequiel 21:31  Derramarei sobre ti a minha indignação, assoprarei contra ti o fogo do meu furor e te entregarei nas mãos de homens brutais, mestres de destruição.

Ezequiel 21:32  Servirás de pasto ao fogo, o teu sangue será derramado no meio da terra, já não serás lembrado; pois eu, o SENHOR, é que falei.

Amós 5:6  Buscai ao SENHOR e vivei, para que não irrompa na casa de José como um fogo que a consuma, e não haja em Betel quem o apague.

Amós 7:4  Isto me mostrou o SENHOR Deus: eis que o SENHOR Deus chamou o fogo para exercer a sua justiça; este consumiu o grande abismo e devorava a herança do SENHOR.

Obadias 1:18  A casa de Jacó será fogo, e a casa de José, chama, e a casa de Esaú, restolho; aqueles incendiarão a este e o consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o SENHOR o falou.

Miquéias 1:4  Os montes debaixo dele se derretem, e os vales se fendem; são como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam num abismo.

Naum 3:13  Eis que as tuas tropas, no meio de ti, são como mulheres; as portas do teu país estão abertas de par em par aos teus inimigos; o fogo consome os teus ferrolhos.

Naum 3:15  No entanto, o fogo ali te consumirá, a espada te exterminará, consumir-te-á como o gafanhoto. Ainda que te multiplicas como o gafanhoto e te multiplicas como a locusta;

Habacuque 2:13  Não vem do SENHOR dos Exércitos que as nações labutem para o fogo e os povos se fatiguem em vão?

Zacarias 9:4  Eis que o Senhor a despojará e precipitará no mar a sua força; e ela será consumida pelo fogo.

Zacarias 11:1  Abre, ó Líbano, as tuas portas, para que o fogo consuma os teus cedros.

Ezequiel 23:37  Porque adulteraram, e nas suas mãos há culpa de sangue; com seus ídolos adulteraram, e até os seus filhos, que me geraram, ofereceram a eles para serem consumidos pelo fogo.

Jeremias 17:27  Mas, se não me ouvirdes, e, por isso, não santificardes o dia de sábado, e carregardes alguma carga, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém e não se apagará.

Jeremias 43:12  Lançará fogo às casas dos deuses do Egito e as queimará; levará cativos os ídolos e despiolhará a terra do Egito, como o pastor despiolha a sua própria veste; e sairá dali em paz.

Jeremias 48:45  Os que fogem param sem forças à sombra de Hesbom; porém sai fogo de Hesbom e labareda do meio de Seom e devora as têmporas de Moabe e o alto da cabeça dos filhos do tumulto.

Ezequiel 5:4  Destes ainda tomarás alguns, e os lançarás no meio do fogo, e os queimarás; dali sairá um fogo contra toda a casa de Israel.

Ezequiel 24:10  Amontoa muita lenha, acende o fogo, cozinha a carne, engrossa o caldo, e ardam os ossos.

Ezequiel 30:8  Saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tiver posto fogo no Egito e se acharem destruídos todos os que lhe prestavam auxílio.

Oséias 8:14  Porque Israel se esqueceu do seu Criador e edificou palácios, e Judá multiplicou cidades fortes; mas eu enviarei fogo contra as suas cidades, fogo que consumirá os seus palácios.

Zacarias 3:2  Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?

Atos 2:19  Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.

2 Ts 1:8  em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Hebreus 10:27  pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.

Hebreus 12:18  Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,

Tiago 5:3  o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias.

2 Pedro 3:7  Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.

Apocalipse 4:5  Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.

Apocalipse 8:5  E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.

Apocalipse 8:7  O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde.

Apocalipse 9:17  Assim, nesta visão, contemplei que os cavalos e os seus cavaleiros tinham couraças cor de fogo, de jacinto e de enxofre. A cabeça dos cavalos era como cabeça de leão, e de sua boca saía fogo, fumaça e enxofre.

Apocalipse 9:18  Por meio destes três flagelos, a saber, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre que saíam da sua boca, foi morta a terça parte dos homens;

Apocalipse 16:8  O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo.

Apocalipse 17:16  Os dez chifres que viste e a besta, esses odiarão a meretriz, e a farão devastada e despojada, e lhe comerão as carnes, e a consumirão no fogo.

Apocalipse 18:8  Por isso, em um só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus, que a julgou.

Apocalipse 20:9  Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.

A palavra Divina e seus juízos

Deuteronômio 33:2  Disse, pois: O SENHOR veio do Sinai e lhes alvoreceu de Seir, resplandeceu desde o monte Parã; e veio das miríades de santos; à sua direita, havia para eles o fogo da lei.

Salmos 148:8  fogo e saraiva, neve e vapor e ventos procelosos que lhe executam a palavra;

Jeremias 23:29  Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?

Apocalipse 11:5  Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretender causar-lhes dano, certamente, deve morrer.

Representação do pecado

Provérbios 6:27  Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem?

Provérbios 16:27  O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente.

Provérbios 26:18-19 Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira.”

Provérbios 26:20  Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda.

Cantares 8:6  Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas.

Isaías 5:24  Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a erva seca se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel.

Isaías 9:18  Porque a maldade lavra como um fogo, ela devora os espinheiros e os abrolhos; acende as brenhas do bosque, e estas sobem em espessas nuvens de fumaça.

Isaías 3:24  Será que em lugar de perfume haverá podridão, e por cinta, corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste suntuosa, cilício; e marca de fogo, em lugar de formosura.

Isaías 65:5  povo que diz: Fica onde estás, não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. És no meu nariz como fumaça de fogo que arde o dia todo.

Jeremias 19:5  e edificaram os altos de Baal, para queimarem os seus filhos no fogo em holocaustos a Baal, o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me passou pela mente.

Jeremias 7:18  Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.

Provérbios 26:21  Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.

Provérbios 30:16  Elas são a sepultura, a madre estéril, a terra, que se não farta de água, e o fogo, que nunca diz: Basta!

Ezequiel 24:12  Trabalho inútil! Não sai dela a sua muita ferrugem, nem pelo fogo.

Oséias 7:4  Todos eles são adúlteros: semelhantes ao forno aceso pelo padeiro, que somente cessa de atiçar o fogo desde que sovou a massa até que seja levedada.

Oséias 7:6  Porque prepararam o coração como um forno, enquanto estão de espreita; toda a noite, dorme o seu furor, mas, pela manhã, arde como labaredas de fogo.

Hebreus 11:34  extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Tiago 3:6  Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.

Apocalipse 13:13  Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens.

Representação do inferno e da condenação eterna

Isaías 33:12  Os povos serão queimados como se queima a cal; como espinhos cortados, arderão no fogo.

Isaías 33:14  Os pecadores em Sião se assombram, o tremor se apodera dos ímpios; e eles perguntam: Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem dentre nós habitará com chamas eternas?

Mateus 3:10  Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

Mateus 3:11  Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Mateus 3:12  A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.

Mateus 5:22  Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.

Mateus 7:19  Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

Mateus 13:40  Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século.

Mateus 18:8  Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.

Mateus 18:9  Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.

Mateus 25:41  Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

Marcos 9:43  E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível

Marcos 9:44  onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.

Marcos 9:46  onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.

Marcos 9:48  onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.

Lucas 3:9  E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.

Lucas 3:16  disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Lucas 3:17  A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível.

Lucas 9:54  Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?

Lucas 12:49  Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder.

João 15:6  Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

Judas 1:7  como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.

Judas 1:23  salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.

Apocalipse 14:10  também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

Apocalipse 19:20  Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre.

Apocalipse 20:10  O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.

Apocalipse 20:14  Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.

Apocalipse 20:15  E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

Apocalipse 21:8  Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Provação de Deus, angústia da alma e purificação

Números 31:23  tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo; todavia, se purificará com a água purificadora; mas tudo o que não pode suportar o fogo fareis passar pela água.

Jó 1:16  Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova.

Jó 28:5  Da terra procede o pão, mas embaixo é revolvida como por fogo.

Jó 31:12  pois seria fogo que consome até à destruição e desarraigaria toda a minha renda.

Salmos 17:3  Sondas-me o coração, de noite me visitas, provas-me no fogo e iniqüidade nenhuma encontras em mim; a minha boca não transgride.

Salmos 66:12  fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso.

Salmos 39:3  Esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava, ateou-se o fogo; então, disse eu com a própria língua:

Isaías 43:2  Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Jeremias 20:9  Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais.

Zacarias 13:9  Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus.

Daniel 3:6  Qualquer que se não prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente.

Daniel 3:11  e qualquer que não se prostrasse e não adorasse seria lançado na fornalha de fogo ardente.

Daniel 3:15  Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?

Daniel 3:17  Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.

Daniel 3:20  Ordenou aos homens mais poderosos que estavam no seu exército que atassem a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os lançassem na fornalha de fogo ardente.

Daniel 3:22  Porque a palavra do rei era urgente e a fornalha estava sobremaneira acesa, as chamas do fogo mataram os homens que lançaram de cima para dentro a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

Daniel 3:24  Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei.

Daniel 3:25  Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.

Daniel 3:26  Então, se chegou Nabucodonosor à porta da fornalha sobremaneira acesa, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo.

Daniel 3:27  Ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, os governadores e conselheiros do rei e viram que o fogo não teve poder algum sobre os corpos destes homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem os seus mantos se mudaram, nem cheiro de fogo passara sobre eles.

Malaquias 3:2  Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros.

Marcos 9:49  Porque cada um será salgado com fogo.

1 Coríntios 3:13  manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.

1 Coríntios 3:15  se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

1 Pedro 1:7  para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;

1 Pedro 4:12  Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;

Daniel 11:33  Os sábios entre o povo ensinarão a muitos; todavia, cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo roubo, por algum tempo.

Apocalipse 3:18  Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

Apocalipse 15:2  Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus;

Representação de um Deus santo, glorioso, justo, a quem pertence o juízo

Êxodo 3:2  Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.

Êxodo 19:18  Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.

Êxodo 24:17  O aspecto da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cimo do monte, aos olhos dos filhos de Israel.

Êxodo 40:38  De dia, a nuvem do SENHOR repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

Deuteronômio 4:11  Então, chegastes e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens, e escuridão.

Deuteronômio 4:12  Então, o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma.

Deuteronômio 4:15  Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo;

Deuteronômio 4:33  ou se algum povo ouviu falar a voz de algum deus do meio do fogo, como tu a ouviste, ficando vivo;

Deuteronômio 4:36  Dos céus te fez ouvir a sua voz, para te ensinar, e sobre a terra te mostrou o seu grande fogo, e do meio do fogo ouviste as suas palavras.

Deuteronômio 5:4  Face a face falou o SENHOR conosco, no monte, do meio do fogo

Deuteronômio 5:5  (Nesse tempo, eu estava em pé entre o SENHOR e vós, para vos notificar a palavra do SENHOR, porque temestes o fogo e não subistes ao monte.), dizendo:

Deuteronômio 5:22  Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridade, com grande voz, e nada acrescentou. Tendo-as escrito em duas tábuas de pedra, deu-mas a mim.

Deuteronômio 5:23  Sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, enquanto ardia o monte em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos e vossos anciãos,

Deuteronômio 5:24  e dissestes: Eis aqui o SENHOR, nosso Deus, nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje, vimos que Deus fala com o homem, e este permanece vivo.

Deuteronômio 5:25  Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do SENHOR, nosso Deus, morreríamos.

Deuteronômio 5:26  Porque quem há, de toda carne, que tenha ouvido a voz do Deus vivo falar do meio do fogo, como nós ouvimos, e permanecido vivo?

Deuteronômio 9:10  Deu-me o SENHOR as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e, nelas, estavam todas as palavras segundo o SENHOR havia falado convosco no monte, do meio do fogo, estando reunido todo o povo.

Deuteronômio 9:15  Então, me virei e desci do monte; e o monte ardia em fogo; as duas tábuas da aliança estavam em ambas as minhas mãos.

Deuteronômio 10:4  Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim.

Deuteronômio 18:16  segundo tudo o que pediste ao SENHOR, teu Deus, em Horebe, quando reunido o povo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR, meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.

2 Samuel 22:9  Das suas narinas, subiu fumaça, e, da sua boca, fogo devorador; dele saíram carvões, em chama.

2 Samuel 22:13  Do resplendor que diante dele havia, brasas de fogo se acenderam.

Jó 41:19  Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela.

Salmos 18:8  Das suas narinas subiu fumaça, e fogo devorador, da sua boca; dele saíram brasas ardentes.

Salmos 18:13  Trovejou, então, o SENHOR, nos céus; o Altíssimo levantou a voz, e houve granizo e brasas de fogo.

Salmos 21:9  Tu os tornarás como em fornalha ardente, quando te manifestares; o SENHOR, na sua indignação, os consumirá, o fogo os devorará.

Salmos 29:7  A voz do SENHOR despede chamas de fogo.

Salmos 46:9  Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.

Salmos 50:3  Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante ele arde um fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta.

Salmos 68:2  Como se dissipa a fumaça, assim tu os dispersas; como se derrete a cera ante o fogo, assim à presença de Deus perecem os iníquos.

Isaías 4:5  Criará o SENHOR, sobre todo o monte de Sião e sobre todas as suas assembléias, uma nuvem de dia e fumaça e resplendor de fogo chamejante de noite; porque sobre toda a glória se estenderá um dossel e um pavilhão,

Zacarias 2:5  Pois eu lhe serei, diz o SENHOR, um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória.

Ezequiel 1:13  O aspecto dos seres viventes era como carvão em brasa, à semelhança de tochas; o fogo corria resplendente por entre os seres, e dele saíam relâmpagos,

Ezequiel 1:27  Vi-a como metal brilhante, como fogo ao redor dela, desde os seus lombos e daí para cima; e desde os seus lombos e daí para baixo, vi-a como fogo e um resplendor ao redor dela.

Hebreus 12:29  porque o nosso Deus é fogo consumidor.

Representação de um Jesus santo, glorioso, justo, a quem pertence o juízo

Ezequiel 8:2  Olhei, e eis uma figura como de fogo; desde os seus lombos e daí para baixo, era fogo e, dos seus lombos para cima, como o resplendor de metal brilhante.

Daniel 7:9  Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente.

Daniel 7:10  Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.

Daniel 10:6  o seu corpo era como o berilo, o seu rosto, como um relâmpago, os seus olhos, como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como o estrondo de muita gente.

Apocalipse 1:14  A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;

Apocalipse 2:18  Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:

Apocalipse 19:12  Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo.

Ezequiel 1:4  Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do Norte, e uma grande nuvem, com fogo a revolver-se, e resplendor ao redor dela, e no meio disto, uma coisa como metal brilhante, que saía do meio do fogo.

Apocalipse 10:1  Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o sol, e as pernas, como colunas de fogo;

Apocalipse 14:18  Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas!

Luz, calor e direção de Deus no deserto

Êxodo 13:21  O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

Êxodo 13:22  Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

Êxodo 14:24  Na vigília da manhã, o SENHOR, na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e alvorotou o acampamento dos egípcios;

Números 14:14  mas também o disseram aos moradores desta terra; ouviram que tu, ó SENHOR, estás no meio deste povo, que face a face, ó SENHOR, lhes apareces, tua nuvem está sobre eles, e vais adiante deles numa coluna de nuvem, de dia, e, numa coluna de fogo, de noite.

Deuteronômio 1:33  que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos procurar o lugar onde deveríeis acampar; de noite, no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e, de dia, na nuvem.

Neemias 9:12  Guiaste-os, de dia, por uma coluna de nuvem e, de noite, por uma coluna de fogo, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir.

Neemias 9:19  Todavia, tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os deixaste no deserto. A coluna de nuvem nunca se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir.

Salmos 78:14  Guiou-os de dia com uma nuvem e durante a noite com um clarão de fogo.

Salmos 105:32  Por chuva deu-lhes saraiva e fogo chamejante, na sua terra.

Salmos 105:39  Ele estendeu uma nuvem que lhes servisse de toldo e um fogo para os alumiar de noite.

Atributos de Anjos e enviados de Deus

2 Reis 2:11  Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

2 Reis 6:17  Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Salmos 104:4  Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo.

Hebreus 1:7  Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;

Sinal de aceitação de oferta

Gênesis 15:17  E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços.

Juízes 6:21  Estendeu o Anjo do SENHOR a ponta do cajado que trazia na mão e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos; e o Anjo do SENHOR desapareceu de sua presença.

1 Reis 18:23  Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; escolham eles para si um dos novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.

1 Reis 18:24  Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra.

1 Reis 18:25  Disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós outros um dos novilhos, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome de vosso deus; e não lhe metais fogo.

1 Reis 18:38  Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.

1 Crônicas 21:26  Edificou ali um altar ao SENHOR, ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos e invocou o SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto.

2 Crônicas 7:1  Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa.

2 Crônicas 7:3  Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Deus não está no fogo

1 Reis 19:12  depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave.

Só entendemos o que queremos e o que temos capacidade para compreender. Uns têm capacidade, mas não querem. Outros querem, mas não conseguem. Há solução para ambos.