PALAVRA VIVA E PALAVRA DA VIDA: ALEXANDRE GUEIROS

PALAVRA VIVA E PALAVRA DA VIDA: ALEXANDRE GUEIROS

24 de outubro de 2024 0 Por Sólon Pereira

SEMINÁRIO INGLATERRA 19/10/2024

https://www.youtube.com/live/aBVOVX42ZnM       

Nossos comentários

TEMA: PALAVRA VIVA E PALAVRA DA VIDA

PALESTRANTE: ALEXANDRE GUEIROS

Trazemos as saudações do nosso Conselho Presbiteral e abraços de muitos irmãos que tomaram conhecimento do seminário, todos muito alegres, glorificando o senhor pela obra de Deus que está sendo realizada neste país através de vocês, pela disposição de todos de estarem ouvindo aquilo que o Espírito Santo está falando às igrejas.

Sem mais delongas, vamos para o nosso tema desta palestra, que é a palavra viva e palavra da vida.

Podemos ver o segundo slide, vamos ver o que é que nos reserva ele.

Vamos estar lendo em João 1, 14.

Podemos estar todos lendo juntos.

E o verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Verbo é uma palavra do português arcaico que significa palavra. Vem do latim verbum. Verbo, português antigo. Atualmente, palavra.

A palavra que se fez carne era e é a segunda pessoa da trindade, é o Filho, o Filho de Deus também é chamado a Palavra de Deus.

Então, a Palavra de Deus, o Filho de Deus se fez homem, se fez carne, quer dizer, se fez homem e habitou entre nós.

Muito bem, nós vamos passar adiante.


OBS: A referência a FALSO PROFETA está relacionada a um conceito religioso, bíblico, doutrinário. Nesse contexto, todo mensageiro da palavra profética de Deus deveria estar comprometido com a transmissão da mensagem exatamente como foi entregue por Deus. O profeta de Deus (verdadeiro) não pode alterar a mensagem com suas interpretações particulares. Quem faz isso, perde a condição de verdadeiro e passa à condição de falsificador da mensagem de Deus. Nesse sentido, o falsificador da palavra de Deus é um FALSO PROFETA, porque parece estar entregando a mensagem de Deus quando, na verdade, está entregando a sua própria mensagem. É a própria bíblia que define o falso profeta como adulterador da mensagem, senão vejamos: 

No passado surgiram FALSOS PROFETAS no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente HERESIAS DESTRUIDORAS, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com HISTÓRIAS QUE INVENTARAM. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.” (2Pedro 2.1–3, NVI)

NESSE SENTIDO, IDENTIFICAMOS QUE ALEXANDRE GUEIROS É UM FALSO PROFETA, porque, segundo iremos mostrar nestes nossos comentários, ele altera a mensagem original de Deus, incluindo suas revelações além da letra.


O CAVALO BRANCO DE AP. 19

Em Apocalipse 19, versículo 13, nós lemos a respeito de um cavaleiro branco, uma visão de João. E qual era a característica daquele cavaleiro? Ele estava vestido com uma roupa salpicada de sangue. Para quê? Para nos lembrar da sua morte ou da sua vida, que foi entregue na cruz do Calvário por amor a nós.

E O NOME DESTE CAVALEIRO, QUAL É? A PALAVRA DE DEUS. OS IRMÃOS ESTÃO VENDO AQUI JÁ UMA VINCULAÇÃO ENTRE O SANGUE E A PALAVRA.


OBS: Primeiramente é importante saber que a informação de Alexandre Gueiros sobre o nome do cavaleiro montado no cavalo branco está incompleta. O seu nome é “Fiel e Verdadeiro” (v. 11) e o “Verbo de Deus” (v. 13). O texto não vincula sangue com a palavra. Apenas faz duas referências capazes de identifica o cavaleiro como sendo Jesus. O texto não serve para fundamentar a doutrina de clamor pelo sangue de Jesus, porque nada tem a ver com oração.


PRIMEIRA HERESIA DA PALESTRA

E NÓS SABEMOS O QUE ESTÁ ALÉM DA LETRA. O SANGUE NOS FALA DA VIDA, NOS FALA DO ESPÍRITO SANTO, que o Senhor Jesus, AO MORRER NA CRUZ do Calvário, AO DERRAMAR O SEU SANGUE, ELE PERMITIU QUE FOSSE DERRAMADO SOBRE A IGREJA NO DIA DO PENTECOSTES. Amém?


OBS: Esta mensagem está muito além da letra, porque em nenhum texto da palavra de Deus há referência que associe sangue com Espírito Santo. Isso é uma HERESIA da Igreja Maranata. Ao derramar o seu sangue, Jesus MORREU. O Espírito Santo foi derramado por promessa (quando eu for, enviarei, ou seja, quando eu ressuscitar e subir ao céu, chegando lá enviarei o consolador). Ora se Jesus vai ENVIAR é porque ele está lá e não aqui, derramando seu sangue.

“Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.” (João 15.26, NVI)

Importante notar que não houve permissão “ao derramar o seu sangue”. Não se trata de permissão, mas de condição. Se Jesus não morresse, também não ressuscitaria e, consequentemente, não enviaria o consolador. Mas, independentemente de ser uma condição, é uma heresia dizer que sangue é Espírito Santo somente porque Jesus morreu sacrificado. Isso é forçar demais textos bíblicos desconexos.


SEGUNDA HERESIA: SEM O ESPÍRITO SANTO A BÍBLIA NÃO SE TORNA “A PALAVRA VIVA”

Mas vamos passar adiante.

Quando nós pegamos a Bíblia, nós sabemos que A BÍBLIA CONTÉM A PALAVRA DA VIDA. Por quê? Todas as instruções, todas as orientações necessárias para que alguém possa alcançar a vida eterna, nós encontramos ali escrito na Bíblia, a palavra da vida. Amém?

Mas, SE NÓS NÃO TIVERMOS UMA OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO QUE NOS TRANSMITE A VIDA, A BÍBLIA NÃO SE TORNARÁ UMA PALAVRA VIVA.

E essa é a diferença entre a Bíblia e outros livros. A Bíblia é o único livro que se torna a palavra viva quando há uma operação do Espírito Santo.


OBS: A PALAVRA DE DEUS É VIVA porque foi GERADA POR INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO e não porque só pode ser entendida de modo místico, dependendo de GURUS ESPIRITUAIS que darão interpretação ALÉM DA LETRA.


TERCEIRA HERESIA: A BÍBLIA SÓ É ENTENDIDA POR MEIO DE AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

E a palavra da vida aponta para um projeto de vida. E NÓS SÓ ENTENDEMOS esse projeto. Só podemos viver esse projeto. Só recebemos poder para viver esse projeto SE O ESPÍRITO SANTO OPERAR NA BÍBLIA COMO PALAVRA VIVA.


OBS: ARTIMANHA DE FALSOS PROFETAS que querem se apropriar e manipular pessoas, dizendo que precisam de uma operação especial para entender o que o próprio Espírito Santo nos deixou escrito para a nossa salvação. QUEREM COMPLICAR PARA GERAR DEPENDÊNCIA. O Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, mas o conhecimento do que seja pecado e de qual será a condenação e o juízo decorrente do pecado, isso pode ser perfeitamente compreendido pelas claras palavras e ensinamentos de Jesus e dos apóstolos. O oficial de Candace precisou de EXPLICAÇÃO HUMANA para alcançar respostas às suas dúvidas. Se bastasse uma operação sobrenatural, Filipe não precisaria ter sido enviado para lhe mostrar que o messias referido pelo profeta Isaías era Jesus. Podemos entender o que foi escrito por inspiração, com nossa mente. Se alguém tem dificuldade de entender, pode receber ajuda. A função do E.S. é convencer o homem que ele precisa aceitar o que está escrito. Sua função não explicar. Filipe explicou e o Espírito Santo agiu no coração do eunuco. Pedro pregou e explicou, enquanto o Espírito Santo tocou nos corações.


QUARTA HERESIA: A BÍBLIA É A PALAVRA VIVA PORQUE SEU AUTOR ESTÁ VIVO

Mas vocês vão entender melhor. Até aqui não está muito claro, eu sei. Mas tenham paciência. Vamos passar para o item seguinte.

Em primeiro lugar, A BÍBLIA É PALAVRA VIVA PORQUE O SEU AUTOR ESTÁ VIVO. Sabiam disso? Deus, seu autor, está vivo. O Senhor Jesus, que é o grande mistério da palavra, está vivo. O Espírito Santo está vivo. Glória a Deus por isso.

E é isso que nós lemos em Hebreus 4.12. Notem bem. Podemos até ler juntos para fixar o conhecimento.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que a espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito.

Notem bem. Aqui nós lemos que a palavra de Deus, alguém pode dizer a Bíblia, ela é viva e eficaz. Viva, nós já vimos. Já vimos o que significa. Não é porque é Deus falando conosco. O Espírito Santo está dando vida a essa palavra.

E ela é eficaz. Eficaz é a que produz o efeito desejado pelo seu autor.

E ela é mais penetrante do que espada alguma de dois gumes.


OBS: ERRADO! A palavra de Deus é viva e eficaz porque foi inspirada pelo Espírito Santo de Deus. Ao ler a palavra de Deus, somos edificados, confortados, exortados, ensinados a andar segundo a vontade de Deus e somos cheios de esperança. Uma palavra inspirada é eficaz, porque foi elaborada pelo autor da vida. O fato de Jesus estar vivo é apenas uma informação da própria bíblia, que pode ser entendida por qualquer pessoa que queira aprender, sinceramente.


MENSAGEM MANIPULADORA

E aí nós vamos entender melhor o que é a Bíblia sem a operação do Espírito Santo e a Bíblia com a operação do Espírito Santo.

Sem a operação do Espírito Santo, nós vamos estudar a Bíblia como um livro, sem vida. Livro da vida. Fala de tudo, respeito da vida eterna. Podemos estudar, estudar, estudar. Qual é o resultado? Muito estudo da Bíblia.

Estudamos aspectos históricos, estudamos os aspectos culturais do povo, a quem foram escritas, foram escritos os livros naquela época. E o que acontece? O nosso intelecto, a nossa mente, fica cheio de conhecimento da Bíblia.

Podemos até fazer um concurso bíblico e ganhar, porque entendemos de tudo o que está escrito ali. Mas aquilo só alcançou a nossa mente.


OBS: MENTIRA E DESFAÇATEZ DE UM FALSO PROFETA! Falsos profetas querem dominar sobre as pessoas e, por isso, querem que sejam ignorantes e dependentes de suas instruções iluminadas. O CARÁTER DO FALSO PROFETA É DUVIDOSO, porque ele desestimula o conhecimento bíblico, como se isso fosse trazer apenas conhecimentos históricos culturais e inúteis. MENTIRA! Jesus disse, seja seu falar sim, sim, não, não. Isso não é nenhum tipo de conhecimento histórico ou cultural, mas um ensinamento do caráter cristão que qualquer criança pode entender. Deus não quer que o homem seja mentiroso e engane seu próximo! Quando Jesus disse que a mentira procede do Diabo, que é o pai da mentira, isso não é nenhum conhecimento histórico ou cultural inútil, mas uma informação que forja o caráter de um discípulo de Cristo. Assim como esses dois exemplos, há centenas de instruções, ensinamentos e exemplos de Jesus que forjam o caráter dos que anseiam andar no caminho que os leva a Deus. É PRECISO QUE A IGREJA DESPERTE E PRESTE MAIS ATENÇÃO NA MENSAGENS SORRATEIRAS DOS FALSOS PROFETAS!


Mas quando o Espírito está operando, o Espírito Santo está operando através da Bíblia, o que é que acontece? AQUILO QUE NÓS ESTAMOS LENDO, PALAVRA VIVA, NÃO É UM LIVRO, NÃO É UM LIVRO, É DEUS FALANDO.

Penetra até a divisão da alma e do espírito. Compreenderam? Não fica em nível de mente, não, de intelecto. Não, eu entendo, eu conheço.

Não, ela penetra a alma, o espírito. Isso é importante, sabe por quê? Porque A NOSSA ALMA TEM SEDE DE DEUS E DO DEUS VIVO. A nossa alma não se contenta com o conhecimento intelectual, histórico, cultural da Bíblia.

Não, aquilo só fica em nível de mente, intelecto. Mas não alimenta a alma, o espírito.


OBS: qualquer leitura bíblica é Deus falando e isso não exige nenhuma manifestação sobrenatural ou mística. Qualquer leitura bíblica com desejo sincero de aprender e com oração trará um efeito transformador na vida do leitor, porque o que transforma é o conhecimento da vontade de Deus associado à vontade de mudança. E o Espírito Santo age exatamente na consciência individual e não na explicação do que NÃO ESTÁ ESCRITO, ou seja, do que está ALÉM DA LETRA.  Essa mensagem de Alexandre Gueiros é manipuladora, porque leva as pessoas a pensarem que a bíblia é um livro místico e, portanto, contém mensagens ocultas que só podem ser compreendidas de modo místico. E é exatamente aí que entra a manipulação, porque o falso profeta se apresenta como aquele que alcançou de modo sobrenatural o propósito do texto, ainda que isso não esteja expressamente escrito. Assim, o falso profeta pode acrescentar informações ao que não está escrito na bíblia e até alterar o que está escrito, dizendo que o Espírito Santo mostrou que o sentido do que está escrito é outro diferente do que o texto diz expressamente.


O FALSO PROFETA DIMINUI O INTELECTO DOS OUVINTES

COMPREENDERAM? MAS, SE NÃO ENTENDERAM, NÃO DESESPEREM, PORQUE NÓS VAMOS INSISTIR NISSO ATÉ QUE TODOS POSSAM ENTENDER.


OBS: Em outras palavras, vocês são bem burrinhos e não conseguem entender o que eu (um ser superior intelectualmente e espiritualmente) estou ensinando. Ele trata os ouvintes como pessoas incapazes de entender. Ele sabe que suas teorias não são bíblicas e nem corretamente fundamentadas. E sabendo que essa teoria é TORTA, precisa dizer que eles podem ter dificuldades de entender porque são conhecimentos elevados que Deus deu a ele. Mas, na verdade, é difícil de entender porque não há lógica em seus ensinamentos.


O FALSO PROFETA INSISTE NA REPETIÇÃO DA MENTIRA

Vamos passar adiante. Vamos entender mais ainda por que a Palavra de Deus é viva. Porque o seu autor, ou o grande personagem da Palavra de Deus, quem é? O Senhor Jesus, nós sabemos. E Ele é a Palavra de Deus, não é verdade? E Ele nos ensina que nós temos que nos alimentar da Palavra de Deus.

ALIMENTAR NÃO É ENCHER O INTELECTO, NÃO. Encher a alma, o espírito. Ser fortalecido espiritualmente pela meditação na palavra viva.


OBS: o falso profeta fica repetindo a mentira, porque sabe que uma mentira repetida muitas vezes assume o lugar da verdade, especialmente quando é trazida por alguém que se apresenta como alguém superior, intelectualmente e espiritualmente. Ou seja, insinua que ler a bíblia tem que ser somente com as lentes além da letra de sua igreja. Fora isso, não adianta ler a bíblia, porque você não vai alimentar a alma,  mas somente o intelecto – MENTIRA!


QUINTA HERESIA: CONHECIMENTO AFASTA O HOMEM DE JESUS

Jesus explicou isso. Ele disse, quando os judeus discutiam com ele, e diziam, Moisés nos deu a comer do pão do céu, o maná que caiu. Mas Jesus disse, mas o meu pai vos dá um pão vivo. Ele disse, eu sou o pão vivo que desce do céu e dá vida ao mundo.

ELE NÃO DISSE, EU SOU O PÃO VIVO QUE VAI DAR MUITO CONHECIMENTO INTELECTUAL A RESPEITO DE DEUS, CONHECIMENTO TEÓRICO.


OBS: MENTIRA! O falso profeta CONTINUA REPETINDO A MESMA MENTIRA, insinuando que buscar conhecimento da palavra de deus é apenas teoria. Mas, ele nunca traz os ensinamentos expressos de Jesus. Apenas insiste em desestimular o conhecimento da palavra de Deus, porque sabe que O CONHECIMENTO DA VERDADE LIBERTA! “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8:32)


É um pão que vai alimentar a alma, vai transmitir vida eterna, vida abundante. E ele disse, se não comermos a carne do filho do homem, ou seja, se não comermos o meu corpo e não bebermos o meu sangue, não tereis vida. O que é que os judeus ficaram escandalizados? As palavras que Jesus falou pareciam canibalismo, E MUITOS O DEIXARAM.

Ou seja, AQUELES QUE SÓ ESTAVAM INTERESSADOS EM ENTENDER A PALAVRA DE DEUS EM NÍVEL INTELECTUAL, O DEIXARAM. Mas os seus discípulos ficaram com ele. Ele disse, vocês não querem ir também? Querem ir embora? Ele disse, não, senhor. Só tu tens palavras de vida eterna. Compreenderam? Eles perceberam.


OBS: MENTIRA! O falso profeta é insistente em repetir a mesma mentira. Aqueles que deixaram de seguir a Jesus, o fizeram porque não acreditavam nas palavras de Jesus disse isso claramente.

O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. AS PALAVRAS QUE EU LHES DISSE são espírito e vida. CONTUDO, HÁ ALGUNS DE VOCÊS QUE NÃO CRÊEM”. Pois JESUS SABIA DESDE O PRINCÍPIO QUAIS DELES NÃO CRIAM e quem o iria trair. E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.” (João 6.63–65, NVI)

Logo, para quem não crê, qualquer coisa já serve como desculpa para deixar de seguir a Jesus como discípulo. A palavra de Jesus parecia dura, mas o que acreditavam nele continuaram inabaláveis. Essa passagem NADA TEM A VER COM INTERESSE EM CONHECIMENTO INTELECTUAL.


E aí Jesus explicou a eles o que era comer a sua carne e beber o seu sangue. Lembram-se? Jesus disse, as palavras que eu vos disse são espírito e são vida. Palavras que são espírito e que são vida. Não é maravilhoso? DAÍ… O APÓSTOLO LÁ EM HEBREUS DIZER, PORQUE A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ, PORQUE ELA NOS FALA DO PÃO VIVO, ELA NOS ALIMENTA COM O PÃO VIVO, NOS ALIMENTA DE JESUS. Perfeito? Vamos passar adiante.


OBS: Alexandre Gueiros afirma que a carta aos Hebreus foi escrita por um apóstolo, mas a carta não indica quem foi seu autor.


O FALSO PROFETA INSISTE NA REPETIÇÃO DA MENTIRA

Os discípulos do caminho de Emaús, todos conhecem essa história.

Estavam tristes, por quê? Porque TINHAM CONHECIMENTO DE JESUS EM NÍVEL INTELECTUAL.


OBS: HERESIA ALÉM DA LETRA! Em nenhum momento o texto bíblico atribuiu a tristeza ao conhecimento intelectual. De tanto repetir a MENTIRA o falso profeta vai minando a mente dos ouvintes, para desestimular o conhecimento, porque sabe que O CONHECIMENTO LIBERTARÁ O HOMEM DE SUAS GARRAS!


Eles conheciam o Velho Testamento, sabiam? Conheciam a Bíblia. O Velho Testamento, naquela época, era a Bíblia. Ainda não tinha sido escrito o Novo.

E eles, nós estamos decepcionados, por quê? Morreu a nossa esperança. Jesus morreu. Por que essa decepção? Porque ELES NÃO TINHAM A REVELAÇÃO DO QUE ESTAVA ALÉM DA LETRA.


OBS: O relato da passagem dos dois discípulos no caminho de Emaús é claro: a operação de Deus foi no sentido de impedir que eles reconhecessem Jesus e não porque lhes faltava a REVELAÇÃO ALÉM DA LETRA.

Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas OS OLHOS DELES FORAM IMPEDIDOS DE RECONHECÊ-LO.” (Lucas 24.15–16, NVI)

Por alguma razão JESUS QUERIA PERMANECER OCULTO até o momento certo de se revelar.


Eles não entendiam que Jesus havia de ressuscitar. Lembram-se? E o que Jesus fez? COMEÇOU A LHES EXPLICAR AS ESCRITURAS. Começou a mostrar que, nos livros da lei, os cinco primeiros. Estava tudo escrito a respeito de Jesus, em Gênesis, Êxodo, Levítico. Jesus estava lá, profetizado.

MAS, EM NÍVEL INTELECTUAL, NINGUÉM CONSEGUIA ENTENDER.

ERA PRECISO UMA REVELAÇÃO PARA ENTENDER O QUE ESTAVA ALÉM DA LETRA.

Então, Jesus mostrou, olha, em toda a Bíblia, que naquela época era chamada de a Lei, os profetas e as escrituras.

Em toda a Bíblia está escrito a respeito de mim”. Aí, quando eles compreenderam, por uma operação do Senhor, o que estava além da letra, o que é que aconteceu? Seu coração começou a arder. O fogo começou a arder nos seus corações. Que fogo é esse? Espírito Santo. Começou a operar em seus corações. E eles começaram a entender.

E quando Jesus, então, partiu o pão e deu aos seus discípulos para comerem, ELES ACABARAM POR RECONHECER O PÃO. É o pão, ele é o pão vivo que veste do céu. Naquele momento, eles reconheceram a Jesus.


OBS: o texto bíblico é claro. Os discípulos não reconheceram Jesus por causa do partir do pão, mas porque a mesma operação que impedia a visão dos discípulos naquele momento retirou o impedimento de seus olhos:

Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então OS OLHOS DELES FORAM ABERTOS e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles.” (Lucas 24.30–31, NVI)

Importante notar que os olhos dos discípulos não se abriram por um reconhecimento natural, mas por uma operação externa (foram abertos). Jesus tinha um propósito de ensinar aqueles homens anonimamente, para mostrar que ELES PRECISAVAM CRER NA PALAVRA DE DEUS. NÃO ERA UMA FALTA DE REVELAÇÃO ALÉM DA LETRA QUE IMPEDIA A VISÃO DOS DISCÍPULOS, MAS A FALTA DE FÉ EM CRER NO QUE ESTAVA REGISTRADO.

Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e TARDOS DE CORAÇÃO PARA CRER em tudo o que os profetas disseram! (Lc. 24:25 RA)


REFORÇO DA HERESIA JÁ TRANSMITIDA

Então, mais ou menos, irmãos e irmãs, PARA COMPREENDERMOS O QUE ESTÁ NAS ESCRITURAS, NÓS PRECISAMOS DE QUE O SENHOR, PELO SEU ESPÍRITO, OPERE EM NÓS TORNANDO A BÍBLIA UM LIVRO VIVO.


OBS: NÃO PRECISAMOS DE MISTICISMO PARA ENTENDER A PALAVRA DE DEUS, PRECISAMOS DE UM CORAÇÃO SINCERO, DE ORAÇÃO E DE LEITURA ATENTA. Toda a palavra foi gerada por inspiração do espírito santo e não depende de GURUS ESPIRITUAIS que darão interpretação ALÉM DA LETRA.


SEXTA HERESIA: A LETRA MATA E ALÉM DA LETRA SALVA

A finalidade da palavra nós já sabemos. Toda escritura é proveitosa para ensinar, para corrigir, etc. Vamos passar. Toda a Bíblia é importante para o nosso ensino, para a nossa correção.

Adiante. (…) A letra mata, mas o Espírito vivifica. ESTÁ ESCRITO QUE A LETRA É A BÍBLIA SEM A OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. PERFEITO? Se você vai, estuda todo dia, ESTUDA UMA HORA A BÍBLIA, MAS SE O ESPÍRITO SANTO NÃO ESTIVER OPERANDO, NÃO ESTIVER LHE AJUDANDO, VOCÊ NÃO VAI TER VIDA ETERNA.

Você só está recebendo conhecimento intelectual a respeito da vida. Mas o Espírito Santo dá vida.


OBS: O falso profeta CONDICIONOU A SALVAÇÃO à leitura bíblica do modo como ele ensina, com interpretações exclusivas e heréticas. ERRO OU MÁ-FÉ? Ora, como poderia um homem idoso, que passou a vida toda como líder religioso alterar o modo de salvação do homem? Jesus disse: “QUEM CRER e for batizado SERÁ SALVO, mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16.16, NVI). “EU SOU A PORTA; QUEM ENTRA POR MIM SERÁ SALVO. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.” (João 10.9, NVI). O apóstolo Pedro disse: E TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR SERÁ SALVO!’” (Atos dos Apóstolos 2.21, NVI). Paulo e Silas disseram ao carcereiro: Eles responderam: “CREIA NO SENHOR JESUS, E SERÃO SALVOS, VOCÊ E OS DE SUA CASA”.” (Atos dos Apóstolos 16.31, NVI). Onde tem na bíblia a indicação de que SALVAÇÃO DEPENDE DA LEITURA BÍBLICA SEGUNDO ALEXANDRE GUEIROS – ALÉM DA LETRA?

Também, é importante lembrar que quando Paulo disse que “a letra mata” estava se referindo à Lei e não à mensagem da nova aliança. O falso profeta tira o texto do contexto para manipular as pessoas e fazer com que permaneçam na ignorância, porque ele sabe que a VERDADE LIBERTA o homem de suas garras.


SÉTIMA HERESIA: O E.S. DIRIGE A LEITURA BÍBLICA E ACRESCENTA MENSAGENS ALÉM DA LETRA

Então é por isso que o servo que tem sabedoria, o que é que ele faz? Vou ler a Bíblia. Senhor, ajuda-me, pelo teu Espírito fala o meu coração. REVELA-ME O QUE ESTÁ ALÉM DA LETRA. Alimenta-me, alimenta o meu Espírito, a minha alma, com a tua palavra.

Seguinte. Espírito.

Em João 16, 13, nós falamos a respeito desta operação do Espírito Santo. Nós lemos a respeito. Jesus disse, quando O ESPÍRITO DA VERDADE VIER, ELE VOS GUIARÁ EM TODA A VERDADE.

E Jesus disse, a tua palavra é a verdade. Então, o Espírito Santo nos guia em todo estudo da palavra, que é a verdade.


OBS: O Espírito Santo nos conduz à verdade que é Jesus, o qual está revelado na bíblia, claramente no seu ministério. Dizer que o Espírito Santo tem a função de dirigir leitura bíblica e incluir, individualmente e pessoalmente, mensagens que não estão escritas é uma HERESIA.


Seguinte, os apóstolos e a revelação.

OITAVA HERESIA: O ALÉM DA LETRA

A igreja fica vendo Jesus em todas as escrituras. Que estranho, Jesus, essas interpretações. NÃO ESTÁ ESCRITO LÁ NA BÍBLIA, NÃO É?

REALMENTE, É PELO ESPÍRITO SANTO QUE NOS GUIA EM TODA A VERDADE. E a palavra é a verdade.

AGORA OS IRMÃOS VÃO VER QUE ESSE ERA O MÉTODO DOS APÓSTOLOS.

A nossa igreja é apostólica. Se baseia nos ensinos dos apóstolos do Senhor Jesus e, obviamente, nos ensinos de Jesus. O apóstolo Paulo lia o Velho Testamento e encontrava todos os ensinos necessários no Velho Testamento.

Por exemplo, ele lia, NÃO ATARAS A BOCA AO BOI QUE DEBULHA. Se você não tem o Espírito Santo, você pensa que só está falando de bois. Mas Paulo diz, Deus está preocupado com bois? Não, está preocupado conosco, obreiros.

Nós, que trabalhamos na obra do Senhor, é que estamos sendo objeto desta passagem do Velho Testamento. Compreenderam? Sem revelação, esse homem está inventando coisas. MAS ESSE ERA O MÉTODO APOSTÓLICO, COM A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO.


OBS: essa doutrina do ALÉM DA LETRA é perfeita para a manipulação, pois admite que os falsos profetas distorçam a bíblia com uma suposta “autorização” do Espírito Santo de Deus. Assim, podem incluir coisas, excluir coisas e mudar coisas que estão nos textos bíblicos e dizer: foi uma revelação. Ora, quando Paulo utilizou a Lei sobre a proibição de atar a boca dos bois, ele estava fazendo uma aplicação da Lei para trazer um ensino sobre a justiça da retribuição por serviços prestados. Paulo não teve uma revelação além da letra, mas utilizou o princípio da Lei de Deus, alterando apenas os destinatários. Isso é uma aplicação prática com base em um princípio de Deus e não uma revelação além da letra. Obviamente, Paulo estava inspirado pelo Espírito Santo para nos deixar esse ensino, o que não nos autoriza a fazer inclusões na bíblia.


Primeiro Coríntios 10.4. Os irmãos se lembram? SAIU ÁGUA DA ROCHA LÁ NO DESERTO, que saciou a sede do povo.

E o que representava aquela rocha? Aquela rocha nos falava de Jesus.

E Paulo, o apóstolo, escreve, eles bebiam da pedra espiritual, e a pedra que os acompanhou no deserto era Cristo.

Então, aqui, esse capítulo 10, tem UMA SÉRIE DE FIGURAS QUE SOMENTE COM A INTERPRETAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO VOCÊ ALCANÇA.

A seguir.

PEDRO, TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO.

Como ele chegou a essa conclusão? Sem revelação era impossível, porque houve uma operação do Espírito Santo.

E Jesus disse, bem-aventurado és tu, porque não foi a tua razão, ou seja, a tua carne, o teu sangue, que revelou isso, mas o meu Pai que está nos céus.


OBS: O que Deus revelou a Pedro não nos autoriza a mudar a bíblia. Na palavra de Deus não podemos acrescentar nada, não podemos retirar nada e não podemos modificar nada, sob nenhum pretexto. Nem mesmo sob o pretexto de visitação do Espírito Santo ou de Anjos. IMPORTANTE: nenhum desses exemplos do falso profeta autoriza inclusões de interpretações em nível de igualdade com os textos bíblicos. ISSO É MANIPULAÇÃO HERÉTICA! O próprio apóstolo Paulo diz que novos ensinamentos, além dos que já estavam disponíveis, deveriam ser reputados como MALDITOS!

“… que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que ALGUMAS PESSOAS OS ESTÃO PERTURBANDO, QUERENDO PERVERTER O EVANGELHO DE CRISTO. MAS AINDA QUE NÓS OU UM ANJO DOS CÉUS PREGUE UM EVANGELHO DIFERENTE DAQUELE QUE LHES PREGAMOS, QUE SEJA AMALDIÇOADO! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1.7–9, NVI)


 Vamos passar adiante. As escrituras e o mistério. Então nós vamos ver que nas Escrituras nós encontramos muitos mistérios. Mistério é isso, algo que nós lemos e não entendemos.

O Senhor Jesus, numa ocasião, falou aos seus discípulos. A ELES, EU FALO POR PARÁBOLAS. PARA QUÊ? Para que, ouvindo, não entendam.

Que coisa estranha, não é? Na eternidade, VAMOS PERGUNTAR AO SENHOR JESUS POR QUE O SENHOR NÃO DEU ESSA OPORTUNIDADE.

Como é que conhecemos os mistérios? Por revelação do Espírito Santo. Amém?


OBS: Tudo o que conhecemos não é mais mistério. Essa mensagem de revelação de mistérios é apenas um oportunismo de falsos profetas para levar os desavisados a pensar que Deus está revelando mistérios (além da letra = heresias) a um grupo escolhido de pessoas (seita).


NONA HERESIA: EXEMPLO DE BIBLIOMANCIA

Mas vamos adiante. A palavra viva opera como Deus nos falando hoje. Eu me recordo de uma irmã lá do Recife, que ela tinha uma criação de cabras, produzia leite e produzia queijo.

Ela tinha algumas empregadas, mas as vendas começaram a declinar. Aí ela disse, não posso mais pagar os salários das empregadas, então, vou ter de fechar o meu negócio.

AÍ RESOLVEU BUSCAR O SENHOR E PEDIU QUE O SENHOR FALASSE PELA PALAVRA.

Provérbios 27, 27. Vamos ver se eu acertei. Senhor, devo fechar esse negócio? O que o senhor falou para ela? Através da palavra viva.

A palavra viva funciona como Deus nos falando hoje.

Provérbios 27, 27. O que o senhor disse? E a abastança do leite das cabras para o teu sustento, para o sustento da tua casa e para o sustento das tuas servas. Então haveria a abastança. Ela não fechou. E logo depois começou a prosperar o seu negócio. ISSO É A PALAVRA VIVA.

É Deus, nós falando hoje. Eu estive a semana passada com o pastor Samir, lá de Boston. Ele nasceu no Uzbequistão, país muçulmano. E quando ele se converteu, jovem, o seu pai pegou um facãozinho assim, e foi para ele para matá-lo fisicamente.

Ele correu, fugiu de casa e teve de encontrar outro lugar para morar, porque se o pai o visse, o matava. E aí, nessa angústia, aquele sofrimento, ele pediu uma palavra ao senhor.

E notem bem, ele não conhecia essa obra na qual estamos, ele não conhecia.

O senhor falou, abriu a palavra, E o senhor falou, crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Foi um conforto.

Mas aí ele começou a pensar. Minha mãe, eu acho que talvez um dia se converta, mas meu pai… É muito difícil. Como vai ser isso? Passaram-se poucos anos, a mãe se converteu e o pai se converteu.

E o pai passou agora para o senhor, há umas três semanas, já em Boston. E sabe o que o pai fez antes de morrer? Telefonou para todos os parentes dele, todos os muçulmanos do Uzbekistão e do Azerbaijão, e disse, eu estou indo para o céu. Se vocês querem me ver novamente, se vocês também foram para o céu.

E para isso vocês precisam de Jesus. Entregue as vidas a Jesus para que nos encontremos no céu. Amém? A palavra de Deus é viva. É Deus falando conosco hoje. Glória a Deus por esse final. Teve ainda alguma coisa? Não. E assim será a palavra, a minha palavra. Ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei. Amém? Vamos glorificar o Senhor. Podemos estar de pé. Vamos cantar uma estrofe, não é?


OBS: Todas as heresias precisam de experiências sobrenaturais para forçar a aceitação dos desvios bíblicos. Todas as seitas e religiões místicas são repletas de experiências sobrenaturais, mas nenhuma experiência, por mais fabulosa que seja, pode mudar a palavra de Deus. Se muda, é porque um outro espírito está operando, o espírito do erro, para manter as pessoas no engano.

A BÍBLIA PRECISA VALIDAR SUA EXPERIÊNCIA E NÃO A SUA EXPERIÊNCIA VALIDAR A BÍBLIA.

COMO PODE O ESPÍRITO SANTO OPERAR EM UM AMBIENTE CHEIO DE MENTIRAS, HERESIAS, ENGANOS, EXPLORAÇÃO DE PESSOAS, HUMILHAÇÕES, SOBERBA E MANIPULAÇÃO?