O FIM DOS TEMPOS E O ARREBATAMENTO DA IGREJA

O FIM DOS TEMPOS E O ARREBATAMENTO DA IGREJA

6 de janeiro de 2025 0 Por Sólon Pereira

TROMBETAS E FESTAS 01/12/2024

PARTE 5

www.celeiros.net

TRANSCRIÇÃO DA MENSAGEM DE GERSON BELUCI EM REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES NO CANAL DA IGREJA CRISTÃ MARANATA NO YOUTUBE! –  https://www.youtube.com/watch?v=zR2AKKxXO8I    

A QUARTA TROMBETA – VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO!

GERSON NÃO EXPLICA A PARCIALIDADE (1/3) COMO FEZ NAS 3 PRIMEIRAS TROMBETAS

AGORA O QUARTO ANJO TOCOU A SUA A SUA TROMBETA, e foi ferida, terça parte do Sol, da lua das estrelas, e nós queremos lembrar meus irmãos que ESTA QUARTA TROMBETA SERÁ O MOMENTO, quando ela tocar, SERÁ O MOMENTO DO ARREBATAMENTO DA IGREJA.

OBS:

O QUARTO ANJO TOCOU A SUA TROMBETA, e foi ferido um terço do sol, um terço da lua e um terço das estrelas, de forma que UM TERÇO DELES ESCURECEU. Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da noite.” (Apocalipse 8.12, NVI)

PAULO NOS DIZ QUE AO RESSOAR DA ÚLTIMA TROMBETA, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Nós, os vivos, seremos transformados e seremos arrebatados.

ENTÃO, PARA NÓS, A QUARTA TROMBETA É A ÚLTIMA TROMBETA.

OBS: Nesse ponto, o Pr. Gerson foi honesto ao dizer “PARA NÓS”, porque PARA DEUS A ÚLTIMA É A ÚLTIMA E A QUARTA É QUARTA. A quarta somente seria a última se o texto do apocalipse relatasse somente o toque de quatro trombetas. Ou seja, como bem afirmou o Pr. Gerson, apenas para a Igreja Cristã Maranata a última trombeta não é a última, mas a quarta.

Vejamos a clareza de Paulo ao se referir ao dia da ressurreição dos mortos, que acontecerá com o advento da segunda vinda de Jesus:

Eis que eu lhes digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da ÚLTIMA TROMBETA. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.” (1Coríntios 15.51–52, NVI)

Alguns defensores do dispensacionalismo também afirmam que a trombeta referida em 1Co 15 não diz respeito às 7 trombetas citadas no livro do apocalipse, porque todas essas 7 trombetas só tocarão depois do arrebatamento da igreja.

Vejamos o que diz Carlos Augusto de Carvalho em sua apostila “Descomplicando a Escatologia: apostila sobre o livro O apocalipse”: 

As trombetas de 1°Cor. 15.52 e 1°Ts. 4.16,17 são as mesmas e foram usadas para anunciar o arrebatamento da igreja. O fato de Coríntios relatar ser a última trombeta não deve ser confundido com a sétima trombeta de Apocalipse. A trombeta de Coríntios é a última para a igreja, dentro dos eventos que Deus determinou para a mesma.

As trombetas para a igreja são de chamado, enquanto as trombetas de Apocalipse são de ataque, anunciando juízo sobre a terra.

Não se pode considerar que as três primeiras trombetas de Apocalipse foram tocadas com a igreja estando ainda na terra, como ensinam algumas poucas igrejas evangélicas ao afirmarem: apenas no quarto toque a igreja não estará mais presente.

Repare-se que as trombetas não tocaram até que o anjo ofereceu o incenso e jogou do fogo do altar sobre a terra, ocasionando trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto. Esse momento não pode ser visto como estando a igreja ainda na terra, sob pena de se ensinar que ela passará por uma parte da tribulação.

Assim, conclui-se que a última trombeta, de 1° Cor. 15.52 não é a sétima de Apocalipse 10.7.

GERSON FALA DE GUERRAS COM PARÂMETROS ERRADOS

Só que ela já tá dando alguns sinais.

Então, vejam, vejam… Jesus, também em seu sermão profético afirmou isso.

Mas eu queria mostrar alguma coisa, meus irmãos, agora, passando rapidamente para aquilo que Jesus em Mateus 24, Lucas 21 e Marcos 13…

São 3 capítulos que falam do sermão profético de Jesus, onde ele apresenta sinais que servem para NÓS, COMO A IGREJA FIEL, DISCERNIRMOS O MOMENTO QUE JESUS VAI VOLTAR.

São sinais importantes. Nós separamos 7 deles.

E vamos começar com o primeiro – Mateus 24:6 e 7, que diz: ouvireis falar de guerras e de rumores de guerras, nação contra a nação, Reino contra Reino.

(VÍDEO SOBRE GUERRAS)

OBS: Após as duas Grandes Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945), o mundo não vivenciou conflitos de proporções globais e destrutivas semelhantes. Tudo o que tivemos desde então são guerras regionais e conflitos que, embora tenham impactos significativos não podem ser comparados às guerras mundiais, a exemplo dos seguintes conflitos:

1. Guerra Fria (1947-1991): embora não tenha sido uma guerra convencional, foi um período de intensa rivalidade entre os blocos liderados pelos Estados Unidos e a União Soviética. Houve conflitos por procuração, como:

– Guerra da Coreia (1950-1953): Envolveu forças dos EUA, China e da ONU.

– Guerra do Vietnã (1955-1975): Protagonizada pelos EUA e forças comunistas.

– Guerra do Afeganistão (1979-1989): União Soviética contra insurgentes apoiados pelos EUA.

2. Guerras no Oriente Médio:

– Conflito Árabe-Israelense: Desde 1948, inclui guerras como a de 1967 (Seis Dias) e a de 1973 (Yom Kippur).

– Guerra Irã-Iraque (1980-1988);

– Guerras do Golfo (1990-1991 e 2003);

3. Conflitos Contemporâneos:

– Guerra contra o Terror (2001-presente): Inclui intervenções no Afeganistão e Iraque.

– Guerra na Ucrânia (2014-presente): Intensificada após a invasão russa em 2022.

DIFERENÇAS CRUCIAIS:

Escala: Embora destrutivos, os conflitos mencionados não envolveram diretamente a maioria das nações do mundo nem houve uso de armas nucleares.

Mortes e destruição: As proporções de mortes e destruição, embora trágicas, não atingiram os níveis das guerras mundiais.

CONCLUSÃO: Não seriam as guerras do nosso tempo o melhor parâmetro para levantar afirmações sobre o sinal de Mateus 24.

GERSON FALA DE FOME COM PARÂMETROS ERRADOS

O senhor também disse, haverá fomes. Não temos nada a comentar, né? As imagens falam por si só. Haverá fomes.

(VÍDEO SOBRE FOME)

Foi lembrado aqui, foi lembrado aqui sobre o G 20, não é verdade, que houve agora em novembro no Rio de Janeiro, onde a grande preocupação dos governantes mundiais com o meio ambiente, com a fome, com aquilo que está acontecendo no nosso planeta.

OBS: A fome sempre foi um problema grave e persistente no mundo, mas sua prevalência e características mudaram ao longo da história.

Embora a fome ainda afete milhões de pessoas, o número proporcional de pessoas em situação de fome extrema diminuiu em relação a períodos passados, graças a avanços na agricultura, distribuição de alimentos e cooperação internacional.

GERSON FALA DE PESTES COM PARÂMETROS ERRADOS

Jesus também disse: pestes. Haverá pestes.

Quem não se lembra do mundo de joelhos por essa peste que assolou toda a humanidade? O COVID-19.

Não só nós, os seres humanos normais, mas também a comunidade científica e todos os governantes. Pestes.

OBS:

A pandemia de COVID-19 (2019-presente) foi extremamente impactante em diversos aspectos, contudo não foi a mais devastadora já experimentada pelo mundo. 

COMPARAÇÃO COM PANDEMIAS PASSADAS

1. Peste Negra (1347-1351):

Mortalidade: Estima-se que matou entre 75 e 200 milhões de pessoas, ou 30-60% da população europeia.

2. Gripe Espanhola (1918-1919):

Mortalidade: Cerca de 50 milhões de mortes, em uma população global de 1,8 bilhão (aproximadamente 2,8% da população mundial).

3. COVID-19 (2019-presente):

Mortalidade: Até 2025, cerca de 7 milhões de mortes confirmadas oficialmente.

CONCLUSÃO: se queremos apresentar dados de pestes para confirmar os sinais da vinda de Jesus, certamente esses dados não seriam melhor representados pela pandemia do COVID.

Se entendermos que haverá um agravamento dos fatos, quanto mais se aproxima a vinda de Jesus, TEREMOS DE ESPERAR PELA FRENTE ALGO PIOR do que foram a peste negra e a gripe espanhola.

CASO CONTRÁRIO, TEMOS DE APONTAR PARA O PASSADO E NÃO PARA O PRESENTE quando quisermos nos referir aos sinais de Mateus 24.

GERSON FALA SOBRE TERREMOTOS COM PARÂMETROS ERRADOS

E haverá, a bíblia diz assim; trair-se-ão… E haverá terremotos em vários lugares. Nós tivemos terremotos NA SÍRIA, né? E também NA TURQUIA o ano passado. Veja as imagens.

(VÍDEO SOBRE TERREMOTOS)

OBS: Novamente, Gerson utiliza parâmetros inadequados na tentativa de afirmar que hoje estamos em melhores condições de identificar a proximidade da vinda de Jesus. Ele citou dois terremotos recentes: o da Turquia, em 2023 e o da Síria, em 2024.

Entretanto, esses dois eventos, embora graves, não podem ser comparados com os grandes terremotos que já foram registrados ao longo da história da humanidade.

Os maiores terremotos já registrados na história foram medidos com base em sua magnitude, geralmente calculada pela Escala de Magnitude de Momento (Mw), que substituiu a Escala Richter como padrão. Abaixo estão os maiores terremotos registrados. São eles:

LOCAL

Valdivia, Chile (1960)

 

Sumatra, Indonésia (2004)

Sendai, Japão (2011)

Turquia

(2023)

Síria

(2024)

MAGNITUDE

9,5 Mw

9,1-9,3 Mw

9,1 Mw

7,8

4,8

MORTES

6.000

230.000

18.000

53.537

1.414

OBS: nem sempre os maiores terremotos em magnitude são os mais destrutivos. A destrutividade depende de fatores como densidade populacional, infraestrutura e profundidade do terremoto. O que gera a impressão crescente de terremotos é o nível de informação que temos na atualidade.

CONCLUSÃO: terremotos sempre existiram e os da atualidade têm sido inferiores aos já registrados no passado em termos de magnitude.

E, como já dissemos, se entendemos que os eventos aumentam progressivamente como indicativo da proximidade da volta de Jesus, então devemos esperar coisas piores pela frente ou devemos utilizar dados gerais, desde a mensagem de Jesus e não nos apegarmos as eventos mais atuais.

GERSON SUBESTIMA A INTELIGÊNCIA DO PÚBLICO

Outro sinal que nós queremos dizer, meus irmãos, sinais no sol e na lua. Podem projetar este slide que é o buraco do tamanho de 60 planetas da Terra que apareceu no sol.

O Globo deixou essa notícia. Os nossos irmãos de ciência e fé nos deram esse subsídio.

Então os irmãos observam, já SÃO OS SINAIS QUE A QUARTA TROMBETA ESTÁ PRESTES A TOCAR.

TEMOS AÍ A MANCHA SOLAR, ESTRANHA, NÉ, QUE PREOCUPA OS CIENTISTAS.

OBS: A explicação do Pr. Gerson é desonesta pois certamente ele e o grupo de ciência e fé sabem que a mancha solar é um fenômeno recorrente, embora maior do que o que sempre acontece normalmente.

A mancha solar identificada em 2023 foi uma característica típica do ciclo solar de 11 anos, QUE É UM FENÔMENO CÍCLICO E RECORRENTE.

As manchas solares são regiões da superfície solar com forte atividade magnética, e sua ocorrência está diretamente relacionada ao ciclo solar, que vai do período de mínima atividade solar até a máxima atividade, quando as manchas solares são mais frequentes e intensas.

Portanto, A MANCHA SOLAR DE 2023 NÃO É PROGRESSIVA, NO SENTIDO DE SER ALGO QUE AUMENTA INDEFINIDAMENTE, mas sim uma parte do ciclo solar natural, que se repete em intervalos regulares.

Esse ciclo pode variar em intensidade e duração, mas as manchas solares são uma característica previsível de sua evolução.

Sabendo disso, ASSOCIAR UM FENÔMENO RECORRENTE E PASSAGEIRO ao sinal de escurecimento da terça parte do sol em um momento próximo ao arrebatamento da igreja é, no mínimo, ENGANAR AS PESSOAS.

Vejamos novamente o que diz o texto de Mateus sobre o sol, a lua e as estrelas:

O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferido um terço do sol, um terço da lua e UM TERÇO DAS ESTRELAS, de forma que UM TERÇO DELES ESCURECEU. Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da noite.” (Apocalipse 8.12, NVI)

Como se pode notar, não se trata de uma MANCHA SOLAR até porque ESSA MANCHA SOLAR DE 2023 DUROU POUCAS SEMANAS. Não precisa ser cientista para saber que isso não representa o escurecimento do sol, nem mesmo 1/3.

Portanto, a mancha solar, além de passageira e recorrente, NUNCA PRODUZIU QUALQUER ESCURECIMENTO PERCETÍVEL NA TERRA, NEM MESMO PARCIAL, de modo que nada tem a ver com o texto de apocalipse 8 e, muito menos como o texto de Mateus 24 que se refere a um ESCURECIMENTO TOTAL. 

GERSON E AS ESTRELAS

Porque as estrelas, né, além dessa mancha no sol, temos também sinais nas estrelas. Elas estão sumindo sem deixar rastro.

OBS: o texto de Apocalipse 8:12 fala sobre o escurecimento de UM TERÇO das estrelas quando a quarta trombeta tocar e Gerson faz associação de apocalipse 8 (1/3 das estrelas) com Mateus 24 para dizer que o arrebatamento acontecerá ao toque da quarta trombeta.

GERSON NÃO SABE LER OS SINAIS DOS TEMPOS E DESORIENTA AS PESSOAS

E eu quero finalizar a minha palavra dizendo que PARA NÓS há um sinal profético dito por Jesus.

Ele diz, Mateus 24:32, podem ler comigo:

Aprendei, pois, vamos ler… Aprendei, pois esta parábola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabei, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando vir todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.

Pastor Gedelti vai detalhar esse assunto de Israel. Mas esse sinal para nós é o seguinte: a organização de Israel como nação em 1948 é um sinal profético que Jesus está às portas. Louvado seja o nome do senhor.

OBS: Embora o ressurgimento de Israel como Estado, em 1948, possa ser considerado como parte dos sinais dos tempos, não foi a isso que Jesus se referiu em Mateus 24 quando disse que os discípulos deveriam aprender a parábola da figueira. No próprio texto de Mateus 24, Jesus disse que ele estava se referindo aos sinais que ele tinha apresentado naquele momento.

Sobre Mateus 24, é importante destacar que A IGREJA CRISTÃ MARANATA IMPEDE A COMPREENSÃO DOS SINAIS APRESENTADOS POR JESUS quando diz que o arrebatamento acontecerá ao toque da quarta trombeta comparando os juízos parciais da quarta trombeta (Apocalipse 8) com Mateus 24, quando os textos fazem referência a eventos distintos, senão vejamos:

APOCALIPSE 8.12, NVI

MATEUS 24.29, NVI

O QUARTO ANJO TOCOU A SUA TROMBETA, e foi ferido um terço do sol, um terço da lua e um terço das estrelas, de forma que um terço deles escureceu. Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da noite.”

IMEDIATAMENTE APÓS A TRIBULAÇÃO DAQUELES DIAS “‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados’.”

Dizer que a palavra TRIBULAÇÃO constante de Mateus 24 significa apenas um sofrimento, mas que não se refere à GRANDE TRIBULAÇÃO é NEGAR A PALAVRA DE JESUS que foi muito clara em sua sequência, demonstrando que ele estava se referindo à TRIBULAÇÃO APÓS O ANTICRISTO SE ASSENTAR NO TRONO EM JERUSALÉM. Vejamos a sequência da narrativa de Jesus:

01

No monte das oliveiras os discípulos perguntam a Jesus quando seria a consumação dos séculos (final da criação) e quais seriam os sinais desse fato.

Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: “Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?”” (Mateus 24.3, NVI)

02

Aparecimento de falsos cristos

Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos.(Mateus 24.5, NVI)

03

Guerras e rumores de guerras

Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino.” (Mateus 24.6, NVI)

04

Fomes e terremotos

Haverá fomes e terremotos em vários lugares.(Mateus 24.7, NVI)

Jesus afirma que esses acontecimentos seriam “o princípio das dores”, tempo em que o evangelho estaria sendo pregado em todo o mundo, com perseguição, mas a Grande Tribulação ainda não teria iniciado até aqui:

Tudo isso será o início das dores.

“Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.

Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24.8–14, NVI)

05

O anticristo assume o lugar de Cristo no templo (santuário)

“Assim, QUANDO vocês viremo sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no Lugar Santo — quem lê, entenda —” (Mateus 24.15, NVI)

06

Recomendações de Jesus para quem estiver vivo quando iniciar a Grande Tribulação.

então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes.

Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma.

Quem estiver no campo não volte para pegar seu manto.

Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando!

Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado. (Mateus 24.16–20, NVI)

07

A Grande Tribulação será um período curto de tempo.

Porque haverá então GRANDE TRIBULAÇÃO, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados. (Mateus 24.21–23, NVI)

08

Advertência quanto aos falsos cristos que aparecerão durante a grande tribulação.

Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo!’ ou: ‘Ali está ele!’, não acreditem. Pois aparecerão FALSOS CRISTOS e falsos profetas que realizarão GRANDES SINAIS E MARAVILHAS para, se possível, enganar até os eleitos.

Vejam que eu os avisei antecipadamente. “Assim, se alguém lhes disser: ‘Ele está lá, no deserto!’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa!’, não acreditem.” (Mateus 24.24-26, NVI)

09

Jesus não estará presente fisicamente na grande Tribulação operando sinais, pois virá apenas ao final da Grande Tribulação (como relâmpago)

Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem. Onde houver um cadáver, aí se ajuntarão os abutres.” (Mateus 24.27–28, NVI)

10

Os sinais do sol, da lua e das estrelas (fim da luz por um abalo no universo) acontecerão ao final da Grande Tribulação.

IMEDIATAMENTE APÓS A TRIBULAÇÃO DAQUELES DIAS “‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados’. (Mateus 24.29, NVI)

 

11

SEGUNDA VINDA DE JESUS – OS ESCOLHIDOS SERÃO REUNIDOS.

ENTÃO aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.

E ele enviará os seus anjos COM GRANDE SOM DE TROMBETA, e estes REUNIRÃO OS SEUS ELEITOS dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” (Mateus 24.29–31, NVI)

A LIÇÃO DA FIGUEIRA QUE DEVEMOS ENTENDER REFERE-SE AOS SINAIS APRESENTADOS POR JESUS SOBRE A SUA VINDA E A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS!

APRENDAM A LIÇÃO DA FIGUEIRA: quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. Assim também, QUANDO VIREM TODAS ESTAS COISAS, saibam que ele está próximo, às portas.” (Mateus 24.32–33, NVI)

    

GERSON ENCERRA COM BERRANTE PARA GADO – TEOLOGIA DO MEDO

E eu quero encerrar e nós vamos ler juntos o profeta Joel, capítulo 2, verso primeiro. E eu convido a todos para lermos bem forte para encerrarmos essa primeira… essa primeira parte:

Tocai a trombeta em Sião e CLAMAI EM ALTA VOZ no monte da minha santidade. PERTURBEM-SE TODOS OS MORADORES DA TERRA, porque o dia do senhor vem e ele está perto.

(TOCARAM UM BERRANTE)

(Louvor)

OBS: Como não poderia deixar de faltar, Gerson termina sua apresentação tentando colocar medo nas pessoas e ALGUÉM TOCA UM BERRANTE, PRÓPRIO PARA A CONDUÇÃO DE GADO, como era a prática dos tropeiros e vaqueiros que usavam o toque do berrante para condução das boiadas.