
LAVAGEM CEREBRAL / EBD IGREJA MARANATA
EBD/ICM 6/4/2025
www.celeiros.net
NOSSOS COMENTÁRIOS SOBRE A MENSAGEM DE GEDELTI GUEIROS, EM REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, NO CANAL DA IGREJA CRISTÃ MARANATA NO YOUTUBE! – https://www.youtube.com/watch?v=TWa2i2ClI50
LAVAGEM CEREBRAL
Antes de iniciarmos nossa análise da Escola Bíblica da Igreja Cristã Maranata, vamos apresentar o conceito de lavagem cerebral, para que os leitores aprendam a perceber eventuais hipóteses de manipulação.
O termo “lavagem cerebral” tem origem na Guerra Fria e era usado para descrever os métodos de persuasão utilizados por regimes comunistas, especialmente na China e na União Soviética. Hoje, é frequentemente substituído por expressões como manipulação psicológica, doutrinação ou controle mental, dependendo do contexto.
Lavagem cerebral é um termo usado para descrever um processo de manipulação psicológica intensa, pelo qual uma pessoa ou grupo tenta modificar profundamente as crenças, atitudes, percepções ou comportamentos de outra pessoa, geralmente sem o seu consentimento consciente.
O objetivo é substituir o pensamento crítico ou independente por ideias impostas externamente.
Características comuns da lavagem cerebral:
· Isolamento da pessoa de informações ou influências externas – exemplos: afaste-se de ex-membros (mesmo que familiares ou parentes); não deixe que entrem em sua casa; não se assente à mesa com eles; não participe de cultos em outras igrejas e etc.;
· Controle do ambiente (o que a pessoa vê, ouve e com quem interage) – bloqueie ex-membros de suas redes sociais; não assista conteúdo de canais de ex-membros; consuma somente nossos conteúdos na internet e etc.
· Repetição constante de ideias ou doutrinas – ensinamento repetitivos e intermináveis (muda-se o texto bíblico, mas a mensagem é sempre a mesma – filosofia, teologia, religião, cristianismo, obra, igreja fiel, igreja infiel entre outras palavras chaves que são repetidas em todas as reuniões, orações e que trazem todo um conjunto de ideias embutidos;
· Recompensas e punições para reforçar comportamentos desejados – citação elogiosa de nomes de quem atende as orientações e reprovação pública de quem não atende;
· Pressão psicológica, medo ou culpa para enfraquecer resistências – quem sai do nosso meio vai ser sofrer doenças, acidentes, destruição familiar, além de ser considerado um caído, não leva Jesus, nem o Espírito Santo, nem a igreja fiel, nem o título de pastor e, quando Jesus voltar, não vai ser arrebatado (vai para o inferno).
Fontes:
Marilena Chauí, Convite à Filosofia;
Miguel Reale Júnior (jurista), autoritarismo e controle ideológico.
Essas informações são importantes para que todos possam perceber eventuais processos de manipulação psicológica (lavagem cerebral) e tenham condições de criar defesas contra essas tentativas de manipulação.
Agora, vamos à análise da EBD/ICM de 6/4/2025.
PRIMEIRA PERGUNTA
00:00:00 Gilson Sousa
E aqui nós queremos então passar a primeira pergunta que foi formulada para a Escola Bíblica Dominical de hoje, que essa pergunta diz assim, vamos ler:
Lendo Apocalipse capítulo 3 verso 4, cite algumas características da obra do Espírito Santo em nossos dias, no contexto dos remanescentes de Sardes.
Essa resposta nos será dada de lá do Canadá.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
A resposta foi dada por Vera Lima, em inglês (com tradução). Interessante é que pelo nome (Vera Lima), podemos notar que se trata de uma brasileira respondendo (lendo, na verdade) a pergunta em inglês com tradução (na voz de outra pessoa) do inglês para o português. Ora, se a irmã é brasileira e fala português, o que justifica dar a resposta em inglês com tradução? |
SEGUNDA PERGUNTA
Vamos para a segunda pergunta. E a segunda pergunta diz assim. Lendo Apocalipse, capítulo 3, versos 1 a 4, identifique as características da obra do Espírito Santo em nossos dias como remanescentes de Sardes. A primeira característica do verso 1, depois o verso 2, o verso 3 e o verso 4.
00:33:43 Eunice Almeida
Letra A, verso 1 – Tem o nome de que vive, a igreja fiel está viva pela operação do Espírito Santo no meio dela. Aqui há o governo do Senhor.
COMO SABEMOS SE ESTAMOS VIVOS? Se estamos ouvindo, OBEDECENDO a voz do Espírito Santo, aquilo que o Senhor tem revelado em sua igreja.
QUEM É CONSIDERADO VIVO? Aquele que recebe a palavra e aplica na sua vida. Esses são os remanescentes fiéis que estão vivos e que agradam ao Senhor.
E TEM O NOME DE QUE VIVE E ESTÁ MORTO, são aqueles que recebem a palavra, mas não tem ação, não deixa sua doutrina penetrar no seu coração, NÃO OBEDECE, não há santificação, que não pratica aquilo que traz transformação de vida.
A EBD É UM EXEMPLO CLARO SOBRE ISSO. Se na nossa vida não há prática da palavra, oração, separação, santificação, é momento de olharmos para nós mesmos e entender que PRECISAMOS DESSA DOUTRINA, A OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, PARA ESTARMOS VIVOS.
TERCEIRA PERGUNTA
Nós iremos passar para a nossa terceira pergunta. E a nossa terceira pergunta diz assim. Lendo o Apocalipse capítulo 3 versos 3 e 6, identifique a expressão que define a experiência da obra do Espírito Santo em nosso meio como remanescentes de Sardes.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
A resposta foi dada pelo pastor Samuel Baiyeri, Nigeriano, pertencente à Igreja Christ Church Chapel, na Nigéria, que, segundo Gilson Sousa está na fazendo Pós Graduação na cidade de Viçosa/MG e, enquanto isso, frequenta a ICM da cidade. Curiosamente, Samuel Baiyeri já é Doutor em Filosofia, pesquisador de Pós-Doutorado. Logo, não faz sentido dizer que está fazendo pós-gradução, uma vez que já tem Doutorado em sua área. Provavelmente, Gilson omitiu as informações corretas para não dizer que estão dando voz a um doutor em filosofia, uma vez que Gedelti abomina a filosofia e os filósofos. |

A PÉROLA DE GEDELTI
00:00:57 Gedelti
Bem irmãos, saudamos a todos com a paz do Senhor.
Inicialmente, nós vamos fazer uma colocação é que o assunto da pérola que está sendo tratado agora fala da penúltima parábola.
Mas, na verdade o assunto que está relacionado à igreja de Sardes é do tesouro escondido.
Então, o tesouro escondido foi a palavra que foi trazida à luz.
O que estava dentro do tesouro, era a pérola.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Gedelti mesclou a parábola do tesouro escondido com a parábola da pérola de grande valor: |
44 “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. |
45 “O Reino dos céus TAMBÉM é como um negociante que procura pérolas preciosas. 46 Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou”. |
Ora, Gedelti muda os textos bíblicos para dar sentido as narrativas que ele cria. Ou seja, não importa o que cada texto bíblico diz. O que importa é o que Gedelti quer dizer. Gedelti quer forçar os textos bíblicos para sustentar suas invencionices sobre a igreja de Sardes, que nada tem a ver com nem com a parábola do tesouro escondido nem com a parábola da pérola de grande valor. |
INVENCIONICE PARA MUDAR O TEXTO DO APOCALIPSE
Então, profeticamente, a igreja caminha nesse sentido.
Nós estamos em Sardes, o que importa agora? É conhecer a pérola, é tomar posse da pérola.
A figura da pérola diz respeito ao Senhor Jesus, que é a pérola de grande preço. Quando você vai para Cantares de Salomão, diz assim: você é a única pérola do pescoço.
Então, Jesus está em destaque na vida da igreja, na ligação entre o cabeça que é Ele e o corpo que é a igreja, e Ele representa essa união, então ela é a única pérola do pescoço.
Nós vamos abrir em Apocalipse aí, vê lá o texto de APOCALIPSE que diz, acho que é 19, UMA IGREJA INFIEL QUE TEM MUITAS PÉROLAS.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
É invencionice demais! Gedelti faz o que quer da bíblia sem a menor responsabilidade com o que o Espírito Santo quis comunicar com a igreja. A carta à igreja de Sardes nada tem a ver com a parábola da pérola, nem com cantares de Salomão e muito menos com apocalipse 17. Para Gedelti, basta uma palavra para ele inventar toda uma teoria e apresentá-la como uma revelação de Deus que ninguém mais tem. Gedelti quer apenas apresentar sua igreja como a fiel e verdadeira e as demais igrejas como “a grande prostituta”. |
GILSON PERDIDO!
Gedelti
Vamos lá, que tem o texto? Gilson, você está tomando conta de outra coisa Gilson? Você que conhece a Bíblia, rapaz, aqui. Leia o texto.
00:03:11 Gilson Sousa
O TEXTO DE? AH, A PARÁBOLA DAS PÉROLAS.
00:03:14 Gedelti
Que parábola de pérolas! Apocalipse!
Não posso confiar mais em você Gilson!
Tá na tela, viu Gilson? Olha aqui ó! Você tá vendo, Gilson? É tanta coisa aqui Gilson.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Gedelti pede que Gilson leia o texto de Apocalipse que ele estava comentando, mas Gilson, que não estava prestando atenção na aula, ia ler o texto de Mateus sobre a parábola da pérola de grande valor. Nem Gilson consegue acompanhar tanta enrolação de Gedelti. |
Vamos ler em Apocalipse, onde está o problema, que há uma igreja infiel, descrita aqui. Apocalipse capítulo 17, verso 4. Vamos ler comigo:
E a mulher estava vestida de púrpura e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas.
Observem!
E tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e das imundícias da sua prostituição.
Essa é a igreja infiel. POR QUE PÉROLAS ALI? PORQUE ELA TEM MUITOS SALVADORES. A igreja infiel tem muitas pérolas, porque ela tem muitos salvadores. Todo mundo salva, Pedro salva, Maria salva, Antônio salva, Bastião…
Mas para nós não! É a única pérola. Mas por quê? Qual o valor dessa pérola?
Aí você vai para a parábola e vai ver o homem que conhece boas pérolas.
Quem é que conhece a respeito de pérolas? É um homem especial.
Se você me trouxer aqui duas pérolas, uma natural e outra artificial, eu confesso que eu não vou saber, mas quem entende sabe qual é a pérola de valor e a pérola que não tem valor.
E para dizer, identificar a pérola de valor, só o Espírito Santo. Ninguém mais! Não tem homem nenhum que possa indicar a pérola de grande valor. Só o Espírito Santo. Por quê? Porque ele sabe como a pérola foi gerada, porque a questão está na pérola que foi gerada.
Então, na história da geração de pérolas, sabe-se perfeitamente que ela é produzida na profundidade.
Então, ela é uma concha, abre-se uma concha, e na hora que essa concha vai se alimentar, entra um irritante, e ela fecha. Ela não tem como expulsar aquele irritante, às vezes é um grão de areia. O que é que a ostra faz? Ela começa a encapsular aquele elemento que não serve para ela. Ela vai encapsulando e vai criando a pérola.
Então, JESUS É GERADO NOS NOSSOS CORAÇÕES, quando nós lutamos contra o pecado. É a pérola que está sendo gerada.
Então um dia o homem que conhece boas pérolas, que é o Espírito Santo, ele vai recolher essa pérola, ele desce, ele vai na profundidade, e ele vai tirar a pérola ali.
A OSTRA QUE É O HOMEM, vale nada! Mas o que vai ser levado é a pérola, aquilo que você produziu, que é a alma cheia, a alma envolvida pelo Espírito Santo. Então, Jesus é a pérola que está sendo gerada em nossos corações.
Então, o homem que conhece… só o Espírito Santo.
Muito bem, esse é um aspecto que nos interessa, já que avançamos um pouco aqui. As irmãs e os irmãos avançaram há pouco na parábola e na carta.
Mas voltando aqui à carta, nós temos que entender que a igreja, o momento que nós estamos vivendo…
Eu não gosto muito de falar igreja Maranata, porque parece ser uma coisa só nossa. E não é. A igreja fiel, nesse momento, ela está vivendo um momento especial, porque é o resultado do derramamento do Espírito Santo.
Estamos vivendo esse momento.
Muitos movimentos de avivamento ocorreram na história da igreja. Todo mundo conhece.
Na Inglaterra, Pais de Gales, na França, na Espanha, no mundo inteiro. Movimentos que começaram e não deram continuidade. Eles pararam. Então, esses grandes movimentos, na Manchúria, por exemplo, naquelas regiões ali de Índia, China, grandes movimentos de avivamento aconteceram. Missionários que saíram da América, foram para lá, que entregaram as suas vidas, morreram na pior condição que se pode imaginar. Mas deixaram uma mensagem, mas aquilo se acabou.
Não é que o Espírito Santo parou de operar. Não! O derramamento do Espírito Santo continua, porque é um projeto, é um processo. Derramarei do meu Espírito sobre toda a carne.
O que a carne está fazendo com a bênção do Espírito, é que cada um que sabe.
Então nós, fomos participantes e beneficiários dessa bênção do derramamento do Espírito.
Agora, sobre o aspecto aqui, vamos dizer, local, a nível de Brasil, deixando de lado o aspecto mundial, porque no derramamento do Espírito Santo, o que o Senhor queria, era exatamente, é trazer para o homem esse momento de preparo para o arrebatamento, e preparar também a igreja para esse momento da ira.
O profeta lá no meio dos séculos disse assim: Na ira, lembra-te da misericórdia. Então nesse momento, onde o mundo está em convulsão, onde o adversário tem tomado conta de todas as coisas, as mentes mudaram completamente a forma de viver e de pensar. Nesse momento que é da ira, porque é o momento onde o adversário está se preparando para todo o projeto dele, quer dizer, ele está encerrando o projeto dele, e está fazendo um estrago no homem, uma nuvem negra domina o mundo. Ele domina o mundo, porque as coisas boas não servem mais e as coisas ruins, são as que valem.
O ESPÍRITO SANTO IMPEDE A CORRUPÇÃO?
Então, nós estamos vivendo um momento difícil. Mas o Senhor Deus providenciou O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO PARA QUE UMA IGREJA NESSA HORA, NÃO ENTRE NA CORRUPÇÃO. Os irmãos estão entendendo?
À medida que você é dependente do Espírito Santo, ESSA CORRUPÇÃO QUE ESTÁ AÍ, NÃO VAI ENTRAR NA SUA VIDA.
Você vai ver, isso não serve para mim.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Se o Espírito Santo foi derramado para a corrupção não entrar na igreja, então esse Espírito Santo não estava na Igreja Maranata nos anos que antecederam a denúncia de corrupção na cúpula da ICM. Então, até 2013 o Espírito Santo não estava na ICM? Então essa história de imunidade pelo Espírito Santo só começou a valer para a ICM após 2013? Ora, o próprio Gedelti diz o que cada um tem a fazer: “isso não serve para mim”. |
E… Hoje, o que nós estamos pensando? Qual é a nossa preocupação? Meus irmãos, nós estamos vivendo um período final de festas. Nós estamos vivendo as últimas festas, ou podemos dizer, a última trombeta, porque as trombetas tocavam antes das festas.
E por isso, trombetas e festas fazem parte desse momento profético.
MARANATA = SAMUEL = FILHO ÚNICO = ATIVISMO
NÓS QUEREMOS UMA IGREJA SE MOVIMENTANDO TODOS OS DIAS, DE MANHÃ, DE TARDE E DE NOITE.
A preocupação dessa obra, ela TEM QUE SER TODOS OS DIAS, A TODA HORA.
É como Ana, que tinha o filho Samuel, e pensava em Samuel o dia inteiro, ELA DEU TUDO PARA DEUS. E é aquilo que os irmãos… ESSA OBRA ESTÁ FAZENDO TUDO PARA DEUS.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Gedelti quer as pessoas se doando para a sua igreja todo dia e toda hora, sem descanso, sem repouso, sem paradas. O ativismo religioso intenso é uma forma que as seitas têm de esgotar os membros e evitar que tenham tempo para ler a bíblia ou mesmo livros que possam levá-los ao despertamento. Ativismo e ostracismo fazem parte da estratégia de toda seita religiosa. Outro detalhe. Essa confusão entre ICM e a história de Samuel é uma forma dissimulada de incutir na mente dos membros que eles devem doar dinheiro e tempo para a igreja. TUDO O QUE VOCÊ PUDER, DEVE DAR À IGREJA! |
A MARANATA QUER A PRIMAZIA NA VIDA DOS MEMBROS
Ela acorda pela manhã, é a obra.
Ao meio dia, é a obra.
À noite, é a obra.
Era aquilo que Ana, que entregou ao Senhor a criança, levou lá para um idoso tomar conta no templo.
Ela longe, pensava: Samuel, meu filho, como é que você está? Era um neném que estava para um idoso tomar conta.
Será que você dormiu? Será que você comeu? A Samuel será que está doente?
E anualmente ela ia ver Samuel, mas ela não se esquecia de Samuel, porque ela tecia a túnica de Samuel, ponto por ponto.
Eu posso até imaginar, os momentos que ela errava, porque era o linho que ela fazia, que era o Éfode de linho para Samuel servir no templo. E eu fico pensando, o linho era tecido, era manual, os pontos que ela dava, as lágrimas que caíam ali. Ela pensando, faltam três dias para eu ir visitar Samuel. Amanhã está tudo pronto, vou ver Samuel.
Samuel, meu filho.
MEUS IRMÃOS, A OBRA PARA NÓS É SAMUEL.
Onde você está Samuel? E a obra que diz: fala Senhor, porque o teu servo ouve.
NINGUÉM QUER OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO SANTO, MAS ESTA OBRA QUER SÓ OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO SANTO.
(…)
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Essa representação, com atuação de fundo emocional, vem sendo repetida por Gedelti a cada seminário da Igreja Cristã Maranata desde o seu começo. |
Essa repetição, com Gedelti mudando o tom de voz para carregar sua mensagem de emotividade, sempre foi acompanhada de uma história de uma mulher que fazia uma viagem para conhecer a Maranata e quando voltava só queria falar ao marido sobre seu deslumbre com a igreja e, na mesma noite da sua chegada em casa ela falecia. |
Essa estratégia sempre teve um propósito de emocionar as pessoas e fazer uma lavagem cerebral pela repetição carregada de sentimentalismo. |
O PROPÓSITO SEMPRE FOI UM SÓ: GERAR PRIMAZIA DA IGREJA EM RELAÇÃO À VIDA DAS PESSOAS. |
Foi assim que Gedelti conseguiu levar centenas de milhares de pessoas ao longo desses 56 anos de ICM à doarem tudo para a igreja (tempo e dinheiro), colocando a igreja acima até mesmo da família. Esse discurso convenceu milhares de pessoas que eles deveriam estar sempre disponíveis para atender ao ativismo religioso requerido por Gedelti. Se os interesses da igreja conflitassem até mesmo com as necessidades sociais e familiares dos membros, eles não tinham dúvidas: a ICM deveria ser atendida com prioridade. Tudo o mais deve ser deixado de lado quando Gedelti dá um comando requisitando os membros para um serviço, para uma reunião, para um seminário ou mesmo para equiparem as igrejas com recursos extras aos dízimos. Por exemplo, se a igreja precisa de uma reforma, os membros devem trabalhar voluntariamente e até mesmo comprar os materiais necessários quando Gedelti não autoriza o orçamento feito pelo pastor da igreja. Isso ficou claro na última EBD (30/3/25) quando os irmãos fizeram a reforma da nova aquisição em Paris com a metade do orçamento feito pela liderança local, porque Gedelti não autorizou que gastassem o que foi orçado (65.000 Euros). |
PRESBITERIANA E CRISTIANISMO: UM LIXO RELIGIOSO
MEUS IRMÃOS, NÓS SAÍMOS DE UM LIXO RELIGIOSO.
É ISSO QUE ESTÁ AÍ. UM CRISTIANISMO QUE NÃO TEM IDENTIDADE COM COISA NENHUMA E TAL.
Do mundo lá fora, o que nós saímos? Saímos do ecumenismo e nos afastamos daquilo que se chamou movimentos.
Não é que nós não queríamos. Nós queríamos tudo o que estávamos vendo, mas o Senhor não nos permitia. Era uma batalha, jejum constantes, frequentes, prolongados.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Gedelti repete a mesma história da EBD anterior com o único propósito de mostrar, ao fim, que Deus não quer nada de todo o cristianismo que existiu antes de 1968. Tudo o que ficou para trás – tradição (igrejas reformadas) e movimentos (igrejas pentecostais) Deus reprovou e passou o bastão para a Igreja Maranta que seria representada pela igreja de Sardes (restos que estavam para se acabar). Ou seja, segundo a teoria inventada por Gedelti, depois do pentecostes a igreja foi decaindo e somente não acabou tudo porque surgiu a Igreja Maranata, em 1968, como a escolhida por Deus, já que nenhuma outra igreja prestava. Nenhuma outra igreja queria ouvir a voz de Deus como a ICM e, por isso, agora Deus inicia um novo pacto de salvação com a humanidade a partir da ICM, a igreja fiel e verdadeira, a única que escapou do LIXO RELIGIOSO que o cristianismo se tornou. |
GEDELTI E O SEU DEUS IRADO E CRUEL
– EU QUERO ISSO AQUI. DIZ ASSIM: COM MÃO FORTE E CRUEL, E COM INDIGNAÇÃO, EU HEI DE REINAR SOBRE VÓS.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Esse é o deus da Igreja Maranata! Esse é o deus que reina sobre eles – um deus cruel e indignado. Mas, o fato é que essa crueldade e indignação é o que se vê em Gedelti Gueiros, que se apresenta como representante desse deus, como seu profeta, como seu missionário, como seu mensageiro, como o elo que liga esse deus à população de crentes da Igreja Maranata. |
A pergunta que devemos fazer é a seguinte: o deus de Gedelti é o Deus que enviou o seu filho para salvar o mundo, com amor e misericórdia? O Deus da bíblia trata seus filhos com ira e crueldade? A ira de Deus vem sobre ímpios é a mesma ira de Deus para com aqueles que Jesus veio salvar? |
REPETIÇÃO DA HISTÓRIA CONTADA NA EBD DE 30/3/25
E nós sentimos isso, no decorrer da nossa história. Mas vejam só, o derramamento do Espírito não foi para a igreja Maranata que nem existia, foi para todos aqueles.
O movimento começou. Havia os movimentos tradicionais. No Brasil, os movimentos tradicionais que se iniciaram foi com a IGREJA BATISTA, praticamente.
Logo em seguida, da Igreja Batista surgiu a ASSEMBLEIA DE DEUS. Há uma história em tudo isso. A IGREJA BATISTA NÃO ACEITOU… O PROJETO.
Aí se começou um outro grupo, então os irmãos, a igreja, que não tinha esse nome, era Igreja da Fé Universal, era chamada a igreja, com aqueles dois missionários.
Muito bem, esse foi o primeiro movimento Dentro da tradição que nós começamos a entender, quer dizer, na leitura vimos que o Espírito Santo queria fazer essa obra.
Foi para a igreja, na IGREJA TRADICIONAL PRESBITERIANA, Simonton veio dos Estados Unidos, escreveu um livro, inclusive a sua própria história, e o seu desejo, ele coloca, o meu único desejo, é ser batizado com o Espírito Santo.
Ele cria em Jesus, era um servo de Deus, Mas ele sentia que aquele movimento que era o derramamento do Espírito, ele precisava daquilo.
A IGREJA TRADICIONAL PRESBITERIANA se manteve como igreja tradicional. NÃO ACEITOU aquilo e REJEITA, E TER REJEITADO não é uma questão para nós julgarmos, é um problema de cada um.
Não temos nenhuma censura quando falamos nisso. A igreja, as demais igrejas, O GRUPO CHAMADO METODISTA, criou uma igreja, aí vieram os movimentos.
Outro MOVIMENTO DA IGREJA BATISTA CHAMADO DE RENOVAÇÃO ESPIRITUAL.
O grande líder desse movimento chamava-se Eneas Tonini, que foi um pastor, escreveu vários livros sobre renovação, sobre instauração, sobre movimentos de avivamento, era um estudioso, um homem culto, esteve na minha casa, quando vez vinha, eu me lembro dele escrevendo os livros lá, um homem extraordinário.
MAS A IGREJA BATISTA TAMBÉM NÃO ACEITOU.
Mas veio o movimento dentro da Igreja Batista, renovação.
DENTRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS, O MOVIMENTO COMEÇOU porque eles entendiam que não era o dom de línguas, porque a Igreja, a Assembleia, ela tinha, assim, uma ênfase doutrinária do dom de línguas.
E aquilo estranhava as pessoas de fora, mas era a Assembleia, servos de Deus, pessoas humildes, tinham tido uma experiência, tinham sido batizados com o Espírito Santo, MAS TINHAM AS DOUTRINAS QUE ERAM AQUELAS DOUTRINAS QUE FICARAM ALI MUITO FOSSILIZADAS, de certa forma.
Por causa disso surgiram os movimentos, não, não é só dom de língua, é dom de curar, aí…
Bem, vieram os MOVIMENTOS CHAMADOS DE CURA DIVINA.
Aí nós temos os casos lá do EVANGELHO QUADRANGULAR, BRASIL PARA CRISTO.
O BRASIL PARA CRISTO é um grande movimento em São Paulo, com catedral enorme. Então, chamava-se o autor dele, Manuel de Melo.
Então, eles divergiram da Assembleia disso.
Por outro lado, num MOVIMENTO CHAMADO DE RENOVAÇÃO, surgiu um MOVIMENTO CHAMADO DE RESTAURAÇÃO, o movimento de restauração diz, não, não é só cura, não é somente falar línguas, mas é profecia, aí vejam só, na profecia eles diziam o seguinte: é que tudo que o Senhor falava tinha que se anotar, então eles tinham livros de profecia.
Nós tivemos aqui no Estado do Espírito Santo, nós tivemos aqui no Estado do Espírito Santo, igrejas como em Cachoeiro tinham três mil membros. Então eles tinham, ELES ERAM RADICAIS. E eles entendiam que tudo era profecia. Inclusive, os dois líderes, um dos quais eu conheci perfeitamente bem, porque ele era casado com uma pessoa daqui, CUJO PAI ERA UM DOS MEUS SÓCIOS DE UM POSTO DE GASOLINA QUE EU TINHA.
Então ele vinha, chamava-se Edir Maia, era um deputado federal, eloquente, pregador, e ele era da restauração, juntamente com outro líder.
E eles começaram a dizer o seguinte, que as duas testemunhas do Apocalipse, iam ser eles, já morreram infelizmente, morreram já. Mas vejam só, e eles tinham, os homens usavam uma roupa especial slack, chamada, antigamente usavam quando os ingleses iam caçar lá na… África, eles botavam aquele uniforme, aquela roupa, o slack, o slack era um caque, cheio de bolso e tudo, quanto a isso tinha problema, então os homens tinham que usar o quê?
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Toda essa história repetida por Gedelti nesta EBD tem um único propósito: concluir que Gedelti participou de um momento especial na história da humanidade, onde Deus estava rejeitando todas as igrejas e movimentos que existiram antes da criação da ICM. Mas, por meio de Gedelti e sua igreja, Deus iria dar continuidade ao movimento de avivamento iniciado no pentecostes. |
Ou seja, Gedelti deixa muito claro que a ICM possui as principais características de uma seita religiosa: exclusivismo da salvação, doutrina exclusivista e uma fonte de autoridade particular para dar direção à igreja fiel – a revelação além da letra – que se sobrepõe ao próprio texto bíblico. Assim, o que vale na ICM nãoé o que o Espírito Santo deixou registrado na bíblia, mas a interpretação de Gedelti sobre o que está escrito na bíblia, por mais absurdas e incoerentes que sejam suas interpretações (invencionices chamadas de revelação além da letra). |
MULHERES FEIAS DE LÍNGUA COMPRIDA
As mulheres tinham que usar roupa comprida, manga comprida, tudo comprido, cabelo comprido, LÍNGUA COMPRIDA, tudo que pudesse é comprido.
Então vejam, eu tinha um amigo, porque eu dava aula na universidade, e ele foi fazer um curso de aperfeiçoamento na aula prática, e eu era o responsável pelo curso. Então ele se tornou muito meu amigo, e era pastor da restauração.
Mas ele era de uma radicalidade tão grande, que ELE BOTOU A ESPOSA, MAS TÃO FEIA, MAS TÃO FEIA, QUE DEPOIS ABANDONOU, porque tinha que ser daquele jeito, e ELA FAZIA COITADINHA, TUDO QUE ELE MANDAVA FAZER.
DAQUI A UM POUCO ESTAVA UM NEGÓCIO ASSIM DEFORMADO, ENTENDEU? DESCABELADA.
Oh, rapaz, disse: você está doido?
Tempos depois eu encontrei com ele. Aí, eu disse, como é que está a sua igreja? As mil maravilhas!
Eu disse, depois que você abandonou a sua mulher, não é? Quantas daquelas você está fazendo na sua igreja?
Está determinando para que elas que se vistam e façam aquilo que sua mulher fez, para os maridos tudo abandonarem?
SÓ MULHER FEIA! Que negócio!
É… homem feio tá tudo certo… MULHER FEIA NÃO EXISTE, E VOCÊ BOTOU ELA FEIA!
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Ao falar de um movimento chamado de restauração, Gedelti aproveita para dar destaque às exigências da liderança sobre as mulheres. Segundo Gedelti, essa liderança tornava as mulheres feias e depois seus maridos as abandonavam e eles se casavam com outras. |
Sobre isso devemos nos lembrar que a ICM também é muito exigente com as mulheres. Praticamente não se tem notícias de muitas igrejas que exigem que mulheres vistam somente saias. Mas, elas não se apercebem que podem estar em situação equivalente à contada por Gedelti. Vestem-se seguindo a exigência da ICM, que mantém um padrão totalmente antiquado em relação às mulheres de outras denominações religiosas que usam calças compridas decentes e mais bem contextualizadas com a modernidade. |
Gedelti, prosseguindo, diz que se encontrou com o líder e o criticou por ter tornado sua mulher feia e depois se casado com outra, como se o pecado desse pastor fosse mais relevante que o pecado dos líderes que desviam dinheiro da igreja e voltam aos púlpitos e ao governo da igreja. |
Se a teoria de Gedelti está certa, sobre o pecado do divórcio pode se repetir, o mesmo pode acontecer com o pecado da corrupção. Afinal, ambas as situações são indesejadas por Deus, mas acontecem com frequência. |
O POVO NÃO AGUENTA REPETIÇÃO SEM FIM
Mas vejam só, esses eram os momentos, onde nós estávamos, para onde ir, nós não sabemos onde ir, mas Deus na verdade, Ele foi dizendo: esse não é o caminho, nós fomos numa reunião, convidados para uma reunião, aqui lá no Planalto.
Tinha um cidadão famoso, um servo de Deus que se converteu e tal. Chamava-se ele Carreteiro. Ele era conhecido como Carreteiro. O pai era dono daquelas barcas de Niterói e Rio. Um homem muito rico.
E ele saiu daquela riqueza e veio para o movimento de renovação. Muito boa pessoa, mas exagerado.
Chegamos um dia, fomos convidados, era um grupo, fomos lá para aquele lugar lá, que era movimento, era isso, era aquilo.
O PASTOR QUE COMEÇOU O CULTO, ELE CANTOU 15 OU 16 VEZES… QUANTAS VEZES ELE CANTOU, AMADEU? QUATORZE! QUATORZE VEZES ELE CANTOU O MESMO CORINHO. Cantou a primeira vez, cantou a segunda. O Amadeu estava lá. Aí, abre a porta do teu coração, abre a porta do teu coração. Quatorze vezes cantou. E A TURMA NOSSA QUE ESTAVA LÁ DISSE: IH, RAPAZ, NÃO É ISSO QUE NÓS QUEREMOS NÃO.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Gedelti conta que as pessoas que foram com ele em um culto de outra denominação não gostaram da repetição de um só louvor. Entretanto, Gedelti faz o mesmo com suas EBDs. É muita repetição! Dois anos no livro de Cantares e já está há um ano em apocalipse e não sai do lugar. Inclusive, essa história desta EBD é uma repetição do que foi contado na EBD do domingo anterior. |
ÓDIO RELIGIOSO – MORDE E ASSOPRA
Então, o que aconteceu com os movimentos de renovação? TODOS ELES QUE SAÍRAM DA TRADIÇÃO, A TRADIÇÃO ODIAVA, PASSOU A ODIAR, ODIAR MESMO. Não quero esse pessoal, por quê? PORQUE ELES PEGARAM OS VÍCIOS DOS IRMÃOS DA ASSEMBLEIA, e gritar do culto, não é aquele culto.
Veja aqui, os irmãos da Assembleia eram servos de Deus, pessoas simples, estavam dentro do projeto ali, não tinha problema nenhum.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Gedelti precisa desqualificar a Assembleia de Deus com cuidado, mas deixa claro que tanto a tradição quanto o movimento pentecostal se perderam pelo caminho. |
DEUS REPROVA TUDO QUE VEM ANTES DA MARANATA
Agora, QUANDO O SENHOR NOS CHAMOU, O SENHOR DISSE, NÃO QUERO NADA DISSO, ou vocês, vão deixar esse negócio e o movimento para lá, ou NÃO ESTOU NESSE NEGÓCIO.
O Senhor começou a dar, deu uma, vamos dizer, uma mensagem sobre VINHO NOVO EM ODRES VELHOS. Aí nós começamos a ver, vinho, o quê? O odre é de couro, era feito de couro, eles botavam o vinho ali, trancavam. Quando o vinho fermentava, o odre se estendia. Eles tiravam aquele, se botasse outro vinho ali, explodia o odre.
Então, vocês dizem, EU NÃO QUERO, A MINHA OBRA NÃO É VINHO NOVO EM ODRES VELHOS.
Os odres velhos têm que desaparecer. Eu não quero essa obra entregue a ministérios que não tenham o entendimento todos os dias, EU QUERO MANDAR TODOS OS DIAS, OS ODRES, não se coloca pano novo, remendo novo em pano velho.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Depois de gastar muito tempo contando uma história que desqualifica sutilmente todas as igrejas e movimentos existentes antes da fundação da ICM, Gedelti diz que Deus rejeitou todas as igrejas e movimentos (“não quero nada disso”) para transmitir à Igreja Maranata a responsabilidade de levar a salvação ao mundo. |
EXLUSIVISMO NO LOUVOR
Então começou, haviam louvorzinhos que eles cantavam, lá no nordeste, Josivaldo, que era um grande missionário, ele trouxe aquele hino, ninguém detém, é obra santa, nenhum mal, nenhum mundo inteiro pode apagar, o hino era bonito, as pessoas gostavam de cantar, e era um entusiasmo só, mas ninguém via nada.
NÓS, AGORA VAMOS VER A NOSSA POSIÇÃO.
Nós queríamos tudo aquilo, nós queríamos o que todo mundo queria, o cego ver, aí vinha, ó o cego viu, não viu coisa nenhuma. Não, o coxo andou, foi aonde, como é que foi, um negócio meio difícil, muita animação, não é?
Muita animação, Deus opera, Deus cura, Deus faz milagre, Deus é o Deus de maravilhas, nós temos aqui, aqui no Brasil, um cidadão que de fato Deus usou, hoje Ele faz uma porção de coisas, mas ninguém sabe, mas Deus usou aquele homem, usou com sinais de maravilhas inclusive, nós queríamos isso, mas não queríamos ver o morto dentro de casa, para ressuscitar, então era só novidade.
O SENHOR DISSE, ESSE NÃO É O CAMINHO, ENTÃO O SENHOR DETERMINOU PARA NÓS UM CAMINHO NOVO.
NADA DE ASSIM, NÃO QUERO NADA DO PASSADO.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Gedelti deixa claro que nem mesmo os louvores que eram cantados pela tradição e pelos movimentos pentecostais deveriam ser aproveitados pela ICM. Por isso, aos poucos, Gedelti foi excluindo de sua coletânea todos os hinos tradicionais e substituindo por suas próprias produções internas. Essa é uma maneira de desconectar os membros da ICM de outras igrejas. Assim, as pessoas passam a considerar que os louvores mais lindos e agradáveis a Deus são apenas os “revelados” por Deus à ICM. Isso faz parte do processo de dificultar que membros se desliguem da ICM. |
MINISTÉRIO SEM SALÁRIO
Ministério tem que mudar, não é isso!
Por quê? É que o ministério já estava em pecado, é porque NÃO HAVIA COMO MOVER MAIS UMA IGREJA COMPROMETIDA.
Então os grupos que administravam, ele estava ali na frente. Quem saía? Ninguém saía! Saiu, não recebia salário mais!
Para começar, OS MEUS SERVOS NÃO VÃO SER ASSALARIADOS.
Que problema, chamar esse povo como? Tirar Amadeu lá da medicina, Gilson lá não sei de onde, da Vale, esse outro doido aqui…
Então ninguém saia. (…) Tirar, entendeu?
E o Senhor mostrou que Ele nos dá isso.
NOSSOS COMENTÁRIO |
Gedelti aprendeu bem a lição com a tradição que ele condena. Entretanto, descobriu que seria mais interessante pagar salários apenas aos seus concordinos mais próximos, uma vez que os demais pastores aceitar trabalhar de graça para ele. Gedelti entendu que bastaria pagar salários para pessoas chave dentro da ICM. |
O MENINO NO GAZOFILÁCIO – GEDELTI QUER SUA VIDA
E mais ainda, oferta. Nós pensávamos assim, precisamos de oferta.
O Senhor disse, não, EU VOU SUPRIR O MEU POVO.
Então, Senhor, nós vamos fazer o seguinte, nós vamos botar a sacolinha, de maneira nenhuma!
Aí, bom, então o senhor, vamos botar um lá na entrada, um lugar para a pessoa, naturalmente se quiser deixar uma oferta. Não quero!
Botar um gazofilácio, fazer no fim do mês, os irmãos que tem oferta trazer.
Fizemos uma, sabe, e botamos uma caixa, quando fomos ver O MENINO SAIU CORRENDO DE LÁ E ENTROU DENTRO DA CAIXA.
AÍ O SENHOR DISSE: É ISSO QUE EU QUERO! EU QUERO A VIDA, EU NÃO QUERO DINHEIRO, EU QUERO VIDAS!
Uma caixa de papelão!
O menino entrou na caixa de papelão.
Nós entendemos. Aí diz assim, ó, senhor, dinheiro não vamos fazer isso, eu não tenho nada então, não pode tirar oferta, não pode pedir dinheiro, não pode dar.
Diz assim: EU VOU SUPRIR A MINHA OBRA.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Gedelti faz o que quer e justifica a realização de seus propósitos das maneiras mais estapafúrdias. O fato de um menino ter entrado dentro de uma caixa (gazofilácio) foi usado para dizer às pessoas que a vontade de Deus era que todos entregassem suas vidas à igreja. Ora, isso é muito mais que entregar 10% dos rendimentos da pessoa. Gedelti quer não somente a participação financeira induzida de modo sutil (só pode ter função se for dizimista), ele quer o trabalho voluntário de todos. Aqui é possível fazer a conexão com a narrativa de Samuel (filho único). |
NINGUÉM TEM A FÉ DA ICM – EXCLUSIVISMO
E HOJE TEMOS O QUE TEMOS, AGRADEÇA A FÉ, QUE NINGUÉM TEM, NINGUÉM TEM. O MUNDO INTEIRO GIRA EM TORNO DE DINHEIRO.
E religião então passou a ser um dos móveis maiores para arrecadar dinheiro. Meus irmãos, essa é uma parte pequena da nossa história.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Gedelti usa seu discurso exclusivista para fazer parecer que somente a ICM agrada a Deus quando se trata de questões financeiras. Entretanto, a ICM enriqueceu e amontoou um patrimônio bilionário enquanto muitas igrejas investem nas pessoas e em socorro fraternal e social (asilos, orfanatos e clínicas de recuperação de viciados). Ou seja, GEDELTI AJUNTA TESOURO NA TERRA E PENSA QUE ESTÁ EM GRANDE VANTAGEM SOBRE OS OUTROS. 19 “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Mt 6:19-21) Ou seja, o próprio Jesus denuncia que o coração de Gedelti está nas riquezas materiais desta terra, o que o torna tão condenável quanto qualquer outra liderança que explora pessoas com pedidos exagerados de dinheiro. |
ICM = SARDES = OBEDIÊNCIA E GOVERNO
E o avivamento vai continuar no nosso meio.
A IGREJA DE SARDES É ESSA IGREJA.
E eu vou dizer o segredo. Os movimentos estão por aí, ninguém sabe mais, não tem comando, não tem mais nada.
MAS, FALTOU DUAS COISAS. A PRIMEIRA, OBEDIÊNCIA. E A SEGUNDA, GOVERNO.
Os dons espirituais eram dados. Eu vi isso, eu vi aquilo, eu vi o anjo. Não tinha significado nenhum. Então O SENHOR NOS MOSTROU QUE NÃO ERA NADA DISSO QUE ELE QUERIA.
ELE TINHA UMA DOUTRINA QUE TINHA QUE SER RESGATADA, COMO LUTERO RESGATOU, PORQUE ELE TINHA UMA COISA NOVA.
Ele tinha A PRIMEIRA, A GRANDE COISA, A PALAVRA REVELADA, O PODER DO SANGUE DE JESUS, mas principalmente uma coisa, que é hoje A ESSÊNCIA, IGREJA CORPO DE CRISTO, NÃO TENDO CORPO, NÃO TEM GOVERNO, NEM DISCIPLINA.
Os movimentos se perderam aí por causa disso. Não só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro. Falta de governo e falta de disciplina.
E eu quero dizer uma coisa para os nossos irmãos. Deus tem feito isso em nosso meio.
MAS O GOVERNO E A DISCIPLINA PRECISA MELHORAR AINDA.
Nosso governo ainda precisa melhorar à medida que os irmãos entendam que isso é necessário.
ESPECIALMENTE PASTORES, QUE NÃO ENTENDERAM, ELES PENSAM QUE O GOVERNO É DELES, E NÃO É, O GOVERNO É DO ESPÍRITO SANTO,
E disciplina, uma igreja que tem dons e não tem disciplina, ela não tem coisa nenhuma, É UM BANDO DE DOIDO, a paz do Senhor.
NOSSOS COMENTÁRIOS |
Gedelti compara a ICM com a reforma de Lutero, mas Lutero nunca foi denunciado por corrupção. |
Gedelti diz que eles possuem o que nenhuma outra igreja possui: governo e disciplina, mas os pastores que foram presos não foram disciplinados, fazendo da ICM igual a todas as igrejas que possuem donos que não podem ser disciplinados. |