MORDOMIA DECADENTE NA IGREJA MARANATA
LMORDOMIA – 14/12/2024
SEMINÁRIO PARA PASTORES
TRANSCRIÇÃO DAS MENSAGENS DE GEDELTI GUEIROS, AMADEU LOUREIRO, DINIZ CYPRESTE, LUIZ EUGÊNIO E MARCELO FERREIRA, NA LIVE TRANSMITIDA PELO CANAL DA IGREJA CRISTÃ MARANATA NO YOUTUBE! – https://www.youtube.com/live/CKhjs_q5BTg
SAUDAÇÃO INICIAL
00:10:11 Josias Júnior
Nós saudamos todas as pessoas que participam conosco desse culto, seja aqui no Maanaim de Domingos Martins, onde nós estamos tendo um seminário para pastores, diáconos obreiros, seja nas nossas igrejas, os templos da Igreja Cristã Maranata espalhados em todo o Brasil e também no exterior, ou aqueles ainda que nos assistem pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube, no canal 126 do sistema RO da Embratel, pela TV Maanaim, canal 85 e as muitas mídias que retransmitem o nosso sinal, saudamos a todos com a paz do senhor Jesus.
Como dissemos, estamos no Maanaim, num seminário e sempre que aqui estamos, sempre que há seminários, quinzenalmente aqui no Maanaim, nós temos essa live no sábado à noite, da qual participam os nossos irmãos nas igrejas e todos aqueles que nos assistem.
E NÓS VAMOS TER ESTA LIVE COM O TEMA MORDOMIA.
Como dissemos, o seminário é para pastores e outros obreiros. E essa palavra, essa expressão bíblica, ela é bastante aplicável ao Ministério. E eu vou ler um texto da palavra do Senhor que se encontra no evangelho de Lucas, capítulo 16, verso 2, que diz assim:
E ele, chamando, disse lhe: que é isto que ouço de ti? Da contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo.
Eu começo passando a palavra pro pastor Gedelti Gueiros, que é o presidente da Igreja Cristã Maranata, para dar uma palavra introdutória.
GEDELTI: QUEM É O DONO?
Bem, inicialmente nós temos que colocar a palavra “mordomo”.
A palavra, naturalmente, derivado, mordomia.
MORDOMO É AQUELE QUE TOMA CONTA DE ALGUMA COISA. ELE NÃO É DONO!
Então, o texto bíblico fala assim: da conta da tua mordomia, porque já não pode ser mais meu mordomo.
Veja aqui.
Nós estamos aqui no seminário de pastores. É verdade que nós temos hoje uma grande benção do trabalho desses ministérios que se dedicam noite e dia.
Irmãos idosos, alguns, mas que não se poupam. Onde a fé caminha com o projeto de vida eterna, de salvação. E isso é muito importante se observar.
Então nós temos aqueles homens zelosos, cuidadosos e nem sempre são somente pastores, mas temos diáconos, jovens, então isso é muito importante para nós.
FALHAS DE GEDELTI A SEREM CONSERTADAS
Algumas falhas daqui para frente tem que ser consertadas.
Então, esta caneta aqui não me pertence. Ela pertence aqui ao pastor Josias. Ele me emprestou ou ele me disse assim: toma conta dessa caneta. Perfeitamente. Eu não posso fazer dessa caneta o que eu quero, porque que a caneta pertence ao Pastor Josias.
Eu sou simplesmente mordomo.
Chega um instante que eu tenho que devolver a caneta aqui. Está tudo certo, pastor Josias? … Sai!
Ele estava pensando que era verdade.
Meus irmãos, a mordomia nessa obra é um fator preponderante.
Tudo que nós temos hoje é em função dos cuidados daqueles que nos antecederam, daqueles que cuidam das coisas do Senhor com zelo, com carinho, com atenção.
Há outro tipo de mordomia. Eu estava conversando com o pastor Amadeu aqui… Para o pastor, para o Ministério, a maior mordomia dele é a ovelha.
Ele tem que cuidar da ovelha e a ovelha não é dele. Isso ele vai falar.
Mas eu quero falar um assunto aqui que não é bom, mas eu preciso dizer.
ESTE ANO AGORA NÓS DESFIZEMOS DE DOIS LOCAIS CHAMADOS MAANAIM.
Aí uma irmã me telefonou. Gedelti, como que faz um negócio desses? E eu mostrei para ela o que tava lá.
OS BANCOS LARGADOS DE QUALQUER MANEIRA, TUDO JOGADO.
Eu pergunto: quem vai responder por isso? Você tá sabendo? Tô sabendo!
Que negócio é esse? Então eu não sou o dono, mas eu tenho que dar contas disso aqui. Quem que tá fazendo isso?
Para os irmãos terem uma ideia, só para os irmãos…, TÁ AQUI… UM TEMPLO AQUI, TÁ AQUI ABANDONADO, ninguém sabe.
ALGUÉM MANDOU FAZER UMA CONSTRUÇÃO, O PRESBITÉRIO GASTOU A CONSTRUÇÃO e O DONO QUE INDICOU SUMIU.
As coisas não são assim.
OBS: Não CONSULTARAM para comprar? Consultaram o preço? Consultaram a proposta? Consultaram para construir? Deus foi consultado em cada processo da instalação do Maanaim? Deus aprovou? Deus permitiu? Deus dirigiu? |
Ora, se Deus está à frente de tudo que se faz na ICM e: – se Deus é quem autoriza e desautoriza tudo, – se Deus é onisciente, – se tudo na ICM é feito com a aprovação e a direção de Deus, com consulta no Presbitério… Então, não há que se lançar a culpa em quem solicitou a construção! |
Então nós temos o que temos, possuímos tudo o que é possível possuir. O Senhor tem nos dado muito isso, MAS OLHA AQUI, FALTA ÀS VEZES A MORDOMIA!
OBS: Faltou mordomia? Ou FALTARAM VOLUNTÁRIOS para cuidar de graça da propriedade de Gedelti. |
NINHO DE PASSARINHO NO PÚLPITO
E eu vou contar uma experiência aqui.
Pastor estava com problema na igreja dele e era o seguinte: um ninho de passarinho… ele não viu… UM NINHO DE PASSARINHO ESTAVA EM CIMA DO PÚLPITO.
Agora os irmãos imaginem, imaginem…
Ele telefona, manda escrever para Presbitério, que O PRESBITÉRIO PRECISAVA FAZER ISSO, PRECISAVA FAZER AQUILO.
E ELE MANDOU O DIÁCONO FAZER AS FOTOGRAFIAS E O DIÁCONO QUE FEZ A FOTOGRAFIA BOTOU O NINHO DE PASSARINHO LÁ.
Aí eu liguei para ele: meu amigo, a primeira coisa que você tem que fazer é tirar o ninho de o passarinho de cima do seu púlpito, porque a qualquer hora dessa você vai ter um problema.
EM VEZ DE VOCÊ FAZER UMA PREGAÇÃO, VOCÊ VAI FAZER UMA DOIDEIRA.
VOCÊ NUNCA MAIS VAI SER PASTOR, VOCÊ NUNCA MAIS VAI PARA O PÚLPITO.
Por quê?
Porque não é um mordomo.
Ele acordou, acordou, está tudo bem. Consertou, está tudo certo.
Mas, nós estamos trazendo meus irmãos as coisas que são mínimas, os irmãos estão vendo.
OBS: Um pastor é ameaçado de exclusão porque mandou uma foto para solicitar um serviço ao Presbitério e havia um ninho de passarinho no telhado, acima do púlpito e o pastor não tinha visto. |
Interessante que um pastor é acusado de não ser um bom mordomo porque não viu um ninho de passarinho, mas Gedelti nunca foi ameaçado de deixar o púlpito por não ter visto (segundo ele) que milhões de reais estavam sendo desviados por muitos anos consecutivos em sua igreja. Gedelti sempre demonstra que conhece a administração da igreja em mínimos detalhes, mas disse que não sabia dos desvios. Ora, parece que nesta live temos uma demonstração de que GEDELTI ENGOLE O CAMELO E COA O MOSQUITO, PORQUE VÊ O NINHO DE PASSARINHO EM UMA CONGREGAÇÃO LOCAL DISTANTE, MAS NÃO VÊ O QUE ACONTECE DEBAIXO DO SEU NARIZ EM PROPORÇÕES MUITO MAIORES. Ademais, GEDELTI cobra a mordomia dos outros e ameaça o pastor de exclusão, mas não considera o fato de ter sido, NO MÍNIMO, UM PÉSSIMO MORDOMO, permitindo o desvio de milhões da igreja. Apesar disso, nunca abandonou o púlpito nem foi disciplinado, como pretendia fazer com o pastor do ninho de passarinho, mostrando que, DE FATO, GEDELTI É O DONO, aquele que não pode ser disciplinado nem mesmo quando se envolve em processo judicial pela prática de diversos crimes contra a própria membresia da igreja. |
SE A IGREJA NÃO CRESCE, A CULPA É DO PASTOR LOCAL?
Então você pega um Maanaim e deixa, ele faz uma reunião por ano! Por ano! E gasta uma fortuna! Troca a cadeira, troca telefone, troca isso, troca aquilo, troca cozinheiro… não é possível.
VOCÊ TEM UM MAANAIM… NÃO ESTÁ FUNCIONANDO? ELE NÃO ESTÁ PRODUZINDO ALMAS?
OBS: Gedelti critica pastores locais porque há Maanains que não estão “produzindo almas”, mas se esquece que ele é O PREGADOR DA ESCOLA BÍBLICA de onde sai o ensino para TODA A IGREJA e o resultado tem sido negativo, sem “produção de almas”. Ou seja, será que culpa é do pastor local ou do MONOPOLISTA DA EBD? Será que a repulsa das pessoas inclusive nas igrejas locais não se deve ao modo grosseiro, soberbo e arrogante que Gedelti apresenta os seus ensinamentos para toda a igreja? Será que as pessoas não estão se afastando da igreja por estarem insatisfeitas com o ensino bíblico das EBDs, com as constantes lives (inclusive nos finais de ano) que fazem do pastor um mero operador de satélite? Ora, se o ensino doutrinário e as orientações da igreja são centralizadas em Gedelti, ele deveria assumir sua culpa principal e pedir perdão por sua má influência nas igrejas locais. Gedelti deveria procurar consertar o que está errado nele antes de buscar “consertar” terceiros. |
MARANATA NÃO PRECISA DE DINHEIRO
NÃO É DINHEIRO NÃO, QUE NÓS NÃO ESTAMOS PRECISANDO DE DINHEIRO. Não tem almas?
Quantas pessoas estavam no Maanaim? É… 180. Ué, 180 reúne dentro da igreja, no templo!
Os irmãos estão entendendo?
Isso aqui é uma coisa que nós temos dizer aqui para os irmãos, sem esconder nada.
Então, O PASTOR, O DIÁCONO, O CRENTE EM SI ELE TEM QUE ENTENDER QUE ELE É MORDOMO.
OBS: Se a Maranata não tem problemas financeiros, por que não tem um projeto de ação fraternal? Por que não ajuda a quem precisa de socorro? Por que não tem nenhum trabalho social ativo e permanente? Por que não ajuda quem mantém asilos, orfanatos e clínicas de recuperação de viciados? Por que não devolve à sociedade um pouco do benefício que desfruta com sua imunidade tributária? |
Por que ajuntar tesouro na terra? Qual a verdadeira religião? |
E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, VENDE TUDO O QUE TENS, DÁ-O AOS POBRES E TERÁS UM TESOURO NO CÉU; ENTÃO, VEM E SEGUE-ME. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era DONO DE MUITAS PROPRIEDADES.” (Marcos 10.21–22, ARA) |
A RELIGIÃO PURA E SEM MÁCULA, PARA COM O NOSSO DEUS E PAI, É ESTA: VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS NAS SUAS TRIBULAÇÕES e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tiago 1.27, ARA) |
NÃO ACUMULEIS PARA VÓS OUTROS TESOUROS SOBRE A TERRA, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas AJUNTAI PARA VÓS OUTROS TESOUROS NO CÉU, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, ONDE ESTÁ O TEU TESOURO, AÍ ESTARÁ TAMBÉM O TEU CORAÇÃO.” (Mateus 6.19–21, ARA) |
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, É MISTER SOCORRER OS NECESSITADOS e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos dos Apóstolos 20.35, ARA) |
Assim, também A FÉ, SE NÃO TIVER OBRAS, POR SI SÓ ESTÁ MORTA. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, COM AS OBRAS, TE MOSTRAREI A MINHA FÉ. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? (…) Porque, ASSIM COMO O CORPO SEM ESPÍRITO É MORTO, ASSIM TAMBÉM A FÉ SEM OBRAS É MORTA. Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.” (Tiago 2.17–3.1, ARA) |
O QUE A IGREJA CRISTÃ MARANATA FEZ COM OS SEGUINTES ESSES VERSÍCULOS BÍBLICOS? Retirou da bíblia para justificar o fato de não ajudarem ninguém e apenas entesourarem para si mesmos tesouros na terra? |
GEDELTI RECONHECE SUA DERROTA
O outro me manda uma fotografia. OS BANCOS DO LADO DE FORA, OS PANOS QUE LAVAM O CHÃO TUDO PENDURADO NOS BANCOS.
Eu digo: meu amigo, você vai querer de 6 em 6 meses botar verniz nos bancos. Isso não é possível. Banco do lado de fora.
E eu tô aqui.
EU GOSTARIA DE MOSTRAR AQUI A DERROTA!
Aqui, ó, a parede da pia, tudo jogado, quebrado fora.
Isso aqui… de som… esses dias atrás… Olha, tem que trocar o som do Maanaim. Quem foi que disse?
Não, porque tira daqui bota pra ali… Escuta uma coisa… isso não é assim!
Isso não é assim, as coisas não são desse jeito.
Estourou? Foi. Sabe por quê? Porque eles deixaram os nobreaks fechados e não tinha chave para abrir a porta, que deixaram os nobreaks fechados. Então não tinham checklist. Faltou o quê? Mordomia.
OBS: Por que uma igreja com dinheiro sobrando não paga para que haja manutenção daquilo que dizem que é de Deus e que tem de ser bem cuidado? Querem que as pessoas que já trabalham para manter suas casas cuidem da igreja, enquanto esses pastores que cobram MORDOMIA DOS OUTROS são aposentados ou empregados da igreja. Esses líderes exigentes ficam apenas mandando e cobrando! Ora, essas quem faz isso é que deveria se responsabilizar, porque não está promovendo o devido cuidado, pagando quem possa zelar pelos bens da igreja. |
QUEREM SOMENTE BENEFÍCIOS?
Então nós falamos sobre mordomia. Então nós temos que dizer que nós temos a responsabilidade dos bens da obra. Eu não posso chegar aqui e meter o pé em cima de uma cadeira dessas.
Os irmãos sabem quantas cadeiras dessas no final de semana?
Há tempos atrás, nós tínhamos 30, 40 cadeiras todo o fim de semana, todo o seminário, mandar para o concerto.
OBS: Cada seminário serve para formatar mais pessoas que irão dar dinheiro para a igreja e prestar serviços voluntários. O mínimo que a igreja deve fazer é manter o local e fazer os reparos devidos para a continuidade do trabalho de formatação. |
MORDOMO TEM QUE PRESTAR CONTAS? E GEDELTI?
Meus irmãos, nós estamos aproveitando aqui a aula de mordomia é para dizer que AS COISAS NÓS TOMAMOS CONTAS, NÓS SOMOS, TEMOS QUE DAR CONTAS.
Então, o que é que diz a palavra: da conta de tua mordomia.
E eu vou dizer mais uma coisa. AINDA BEM QUE NÓS ESTAMOS COBRANDO, PORQUE NA VEZ QUE O SENHOR CHEGAR e o companheiro estiver diante do senhor, o senhor disser: escuta uma coisa, eu te dei aqui, isso, isso aqui, o que é que você fez?
Jogou tudo fora, largou para lá…
Esses aparelhos… De um local só nós tiramos 50 aparelhos de ar, de um local só.
OBS: POR QUE SOMENTE OS PASTORES LOCAIS E MEMBROS DEVEM PRESTAR CONTAS A GEDELTI? Por que Gedelti não deve prestar contas aos membros e pastores? Por que todos devem prestar contas a Gedelti, mas GEDELTI SÓ DEVE PRESTAR CONTAS A DEUS do que faz com o dinheiro dos membros, dados confiantes de que estão entregando o dinheiro para Deus? |
Ora, se o dinheiro é para Deus, então TODOS DEVERIAM PRESTAR CONTAS SOMENTE A DEUS OU TODOS DEVERIAM PRESTAR CONTAS DO QUE FAZEM DO DINHEIRO QUE É ENTREGUE A DEUS! |
POR QUE NÃO DESCENTRALIZAR?
Meus irmãos!
Aí você pergunta: quem que entende, quem que entende um negócio desse?
Então nós somos mordomos! Os pastores são responsáveis!
Ele é responsável por uma igreja, um templo!
O Presbitério é responsável por 6.000 templos, 70 Maanains!
Então vejam, meus irmãos, não temos nenhum interesse em desativar!
VENDEMOS! VENDEMOS DOIS E VAMOS VENDER MAIS UNS QUATRO.
Sabe por quê?
Para quê? Para que Maanaim?
Para ver o patinho na Lagoa? Para ver, entendeu, os irmãos fazerem retirada fim de semana?
Fazer churrasco?
Não!
OBS: Se a OBRA É DE DEUS e todos são UNGIDOS DE DEUS, por que não podem administrar o que recebem em nome de Deus e prestar contas a DEUS, assim como Gedelti diz que faz? |
Ora, se Gedelti reconhece o FRACASSO de sua ADMINISTRAÇÃO DE 70 Maanains, por que insiste em manter a centralização? Essa atitude, por si só, reverá que GEDELTI É UM PÉSSIMO MORDOMO. |
MARANATA NÃO PRECISA DE MAIS DINHEIRO
Os Maanains têm uma finalidade e eles têm objetivos e eles têm que preencher os objetivos.
VENDEMOS! VENDEMOS COM DOR NO CORAÇÃO, PORQUE NÓS NÃO PRECISAMOS DE DINHEIRO! NÃO PRECISAMOS!
O Senhor nos dá tudo que nós precisamos!
NÃO ESTAMOS PRECISANDO DE VENDER NADA!
Mas, nós também não podemos deixar jogado as coisas desse jeito, tá?
Eu estou mostrando isso, entendeu? Porque depois que eu morrer, ninguém vai fazer isso, sabe?
Eu estou aproveitando e depois… Tô perdoado, tá? Coitadinho, morreu, me perdoe, viu?
OBS: GEDELTI MOSTRA QUE SUA CENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ESTÁ LEVANDO AO DESPERDÍCIO, AO DESCONTROLE E À INEFICIÊNCIA. Será que Gedelti vai colocar a culpa em Deus, já que tudo foi consultado? De quem, afinal, é a culpa pelo fechamento dos Maanains por falta de membros e voluntários para cuidar, de graça, dessas propriedades de Gedelti? Quem é o responsável por tamanha má administração das doações que são entregues pelos membros? |
NESSE CENÁRIO, já que Gedelti afirma que não precisa de mais dinheiro, OS MEMBROS DEVERIAM PARAR DE DAR DINHEIRO PARA QUEM NÃO PRECISA E DESTINAR SUAS DOAÇÕES A QUEM PRECISA, A QUEM CUIDA DE ÓRFÃOS, VIÚVAS, VICIADOS E PRESTAR CONTAS SOMENTE A DEUS! |
GEDELTI QUER SACRIFÍCIO DE TODOS!
Mas isso aqui tem que ser assim. Esse negócio não é de qualquer maneira, não!
O dinheiro, os bens do presbitério não pode se jogar de qualquer maneira.
LUZ ELÉTRICA LIGADO SEM NECESSIDADE.
OBS: Gedelti construiu diversas usinas fotovoltaicas para quê, afinal? Se a energia deve ser racionada nas igreja locais, como justificar tamanho investimento em energia fotovoltaica com o dinheiro dos membros? O que está sendo feito com o retorno desse investimento? Para onde vai esse dinheiro? NINGUÉM SABE, PORQUE O “MORDOMO” GEDELTI NÃO PRESTA CONTAS! |
HOJE NÓS CONTROLAMOS A ÁGUA!
Para os irmãos terem uma ideia, nós temos uma pessoa para controlar a água.
De quando em vez eu vejo ó aqui. Gedelti, ó, aqui o tanto de água que essa igreja passou.
Sabe o que é que foi? Esqueceu de fechar a torneira.
Primeiro que não pode ser. Então onde é que está a mordomia?
Não! Mordomia pra gastar o dinheiro, guardar dinheiro, não é não! Mordomia, não!
É cuidar das coisas do senhor.
OBS: POR QUE GEDELTI NUNCA CONTRATOU UMA AUDITORIA INDEPENDENTE PARA VERIFICAR SE NÃO ESTAVAM OCORRENDO DESVIOS NA ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA, uma vez que ele parece ser tão cuidadoso e coloca uma pessoa para controlar até a conta de água das igrejas locais? |
Por que Gedelti sempre se preocupa somente com o quanto as igrejas locais estão gastando? Por que só há esse rígido controle em relação às igrejas locais? |
Provavelmente, porque Gedelti quer controle absoluto sobre sua receita, que vem das igrejas locais. Agora, sobre como o dinheiro é utilizado de modo centralizado parece não haver a mesma preocupação. |
PAPEL.
Há tempos atrás estava lá no presbitério, o camarada mandando para mim os envelopes novos.
Vem cá, quanto custa um envelope desse? Você está mandando isso para mim, é para mim? Você perdeu o juízo?
Você pegou o envelope já usado! Eu sou de segunda rapaz!
Você está pensando o quê? Se você botar mais um troço desse daí você vai pagar, hein? Deu no bolso o camarada ele não quer, não! Aprende na hora, porque A MAIOR LIÇÃO QUE TEM É O BOLSO. Meteu a mão no bolso, ele pula.
OBS: Gedelti faz um discurso de zelo extremo com o uso do dinheiro na administração centralizada da igreja, mas esse mesmo discurso era proferido em todos os seminários da Igreja enquanto milhões de reais estavam sendo desviados. Inclusive, o relatório do Ministério Público no curso das investigações mostrou que material de papelaria era superfaturado para que recursos dos dízimos fossem desviados para pastores da cúpula da igreja. |
A MAIOR LIÇÃO QUE GEDELTI DÁ ÀS PESSOAS É AMEAÇÁ-LAS INCLUSIVE COM A PERDA DE RECURSOS FINANCEIROS. Provavelmente, os pastores contratados pela igreja (e demais funcionários) devem ter muito medo de perder seus salários, caso não concordem com tudo o que Gedelti diz e faz. |
Meus irmãos, o nosso povo é um povo bom.
Você não vai botar culpa das falhas em membros de igreja, uma irmã que lava um chão de uma casa para receber 200 reais e chega lá dá um dízimo para Jesus.
Olha aqui, o negócio é assim não!
Nós temos as coisas porque nós zelamos por elas.
ONDE TIVER O BEM NOSSO, NÓS ESTAMOS JUNTOS.
OBS: Gedelti quer RESULTADO MÁXIMO E DESPESAS MÍNIMAS. Ao final, GEDETLI RECONHECE QUE TUDO É DELE e que não vai deixar que as pessoas administrem o patrimônio centralizado sob sua gestão. Gedelti quer domínio absoluto! Quer controlar não somente a vida espiritual dos membros da igreja (com suas doutrinas), mas quer também os recursos das igrejas locais. Tudo tem que ser entregue para Gedelti que, requer mordomia de todos, mas não dá o exemplo de mordomia, uma vez que SOMENTE GEDELTI NÃO PRECISA PRESTAR CONTAS A NINGUÉM! |
Então, meus queridos, aqui é uma palavra para os nossos novos pastores, porque os antigos já sabem como tem que ser.
E aqueles que vão ser pastores: se você não tem isso no coração, não venham para esse Ministério, porque ESSE MINISTÉRIO EXIGE MORDOMIA, QUE O PASTOR SEJA MORDOMO.
FINALIZAÇÃO COM TEOLOGIA DO MEDO (AMEAÇAS)
Eu vou para terminar ler o texto aqui.
Josias, você que dê a garganta melhor do que a minha, faz favor.
Jeremias 48:16:
Está prestes a vir a perdição de Moabe; e apressa-se muito o seu mal.” (Jeremias 48.16, RC)
00:23:44 Gedelti
Eu, Hein, não é nada disso!
Josias:
É o que está ali.
00:23:58 Gedelti
Viu que saliência? Vê o que está lá, você também nem falou nada, né? Aqui ficou.
Josias:
Olha lá, verso 10.
Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulentamente! E maldito aquele que preserva a sua espada do sangue!” (Jeremias 48.10, RC95)
00:24:07 Gedelti
Olha aqui! Maldito quem faz a obra do senhor relaxadamente.
OBS: Ao final, GEDELTI LANÇA O PESO DA MALDIÇÃO A QUEM NÃO FIZER EXATAMENTE O QUE ELE QUER. Se não cuidar do patrimônio da igreja dele, vai ser amaldiçoado! |
Gedelti quer zelo pelo patrimônio de sua igreja, quer voluntariado e quer o dinheiro máximo de cada unidade local com custos mínimos. Gedelti não tem esse mesmo zelo e exigência em relação à verdadeira OBRA DE DEUS que é voltada para o cuidado com pessoas e não com bens materiais. |
A obra de socorro na Igreja Cristã Maranata não é feita, nem relaxadamente, porque inexiste qualquer projeto que destine recursos mensais a programas de auxílio a membros necessitados ou à profissionalização de jovens e adultos, ou mesmo a doações a clinicas de recuperação de pessoas ou acolhimento de órfãos e idosos. |
LOGO, A MALDIÇÃO DESCRITA NO TEXTO LIDO POR GEDELTI DIRIGE-SE À PRÓPRIA IGREJA MARANATA que RELAXOU NO QUE DIZ RESPEITO À OBRA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DOS HOMENS. |
GEDELTI OFENDE OS MEMBROS DA SUA IGREJA
Não produz. A igreja não cresce. A igreja É SEMPRE UMA IGREJA DOENTE. UM POVO MAL ACOSTUMADO! QUER TUDO NA MÃO! E alguns já estão pedindo… daqui a um pouco querem cama para botar…
E eu fico preocupado porque nós não temos dinheiro para comprar cama para todos os crentes das igrejas.
O camarada chegou no fim de semana: olha como é que é… dia oito… é doze pessoas. Doze não! Oito! No dia oito – Trombetas e Festas.
Olha, escuta uma coisa… como é que é… Não! É porque o pessoal… estava muito quente!
Cinquenta entraram e foram embora.
Que igreja é essa que eu não vejo isso em canto nenhum?
Hein, e os visitantes?
OS VISITANTES ENTENDERAM QUE LÁ NO TEMPLO FAZ MUITO CALOR.
Disse é…, Sim, então quer dizer que ELE NÃO PODE IR PARA A ÁFRICA, NÃO PODE…, NÃO É? NÃO PODE IR PARA O RIO DE JANEIRO! CALOR, CALOR, ENTENDEU?
Eu pergunto, esse irmão entendeu o que é… hein? Ele entendeu o que é Ministério? Ele tem Ministério?
OBS: Gedelti ofende as pessoas porque não deram a ele o resultado que ele queria no evento Trombetas e Festas. |
Em vez de Gedelti mostrar gratidão aos membros que entregam a ele seus bens, seu dinheiro e seu trabalho voluntário, GEDELTI ESMAGA ESSAS PESSOAS COM PALAVRAS DE DESPREZO, COMO SE FOSSEM UM BANDO DE PESSOAS ACOMODADAS E PREGUIÇOSAS. |
GEDELTI NÃO POUPA NEM OS VISITANTES! Aqueles que não suportaram o calor de uma igreja sem ar-condicionado em dia muito quente são destratados como se não merecessem o mesmo conforto que foi disponibilizado aos membros e convidados da cúpula no Maanaim de Domingos Martins, inclusive autoridades que, certamente receberam tratamento VIP naquele evento. |
ACERTA OU DESERTA!
ELE VAI TER QUE ENTENDER QUE… OU ELE ACERTA OU DESERTA.
Os irmãos estão entendendo?
ENTÃO SÃO COISAS QUE NÓS NÃO PODEMOS ACEITAR.
Ela, A OBRA CAMINHA E ELA É SÉRIA, E NÓS NÃO PODEMOS ESTAR NAS IGREJAS BUSCANDO SUCATA.
Eu entrei numa igreja e tirei violão, violino, acordeom, sax largado.
E o menino, filho de uma viúva, veio falar: pastor será que não arranjava um sax para eu aprender, eu quero aprender. Não tem. Tava lá na igreja lá… largado o sax.
Olha aqui, a nossa palavra aqui é uma palavra, não é de, vamos dizer, de censura, mas é dizer o seguinte: NÓS VAMOS SUPORTAR ISSO, NÃO! TOLERAR NÃO!
GOVERNO DO ESPÍRITO NÃO VAI TOLERAR ISSO, NÃO VAI! PRONTO!
Pode falar agora, elogiar os servos todos que estão aí, tá todo mundo é uma bênção, está tudo certo e eu estou de acordo.
Vai com você.
OBS: Gedelti encerra sua participação mostrando total desprezo por todos aqueles que não concordam com suas palavras, ensinos e práticas incoerentes. A ESSES GEDELTI DIZ QUE NÃO PRECISA DELES, QUE ELES PODEM IR EMBORA. |
Afinal, como as pessoas não são importantes, caso não façam o que Gedelti quer e como Gedelti não precisa de dinheiro e não quer pagar pelos serviços para cuidar do patrimônio da sua igreja, prefere vender os Maanains e levar o dinheiro para o seu cofre central. |
AMADEU LOUREIRO LOPES FAZIA TRABALHO BRAÇAL?
Amadeu:
Agora tem que entrar na… dizer alguma coisa, né?
Olha eu, é isso, claro, minha palavra do pastor Gedelti é importante porque eu, eu estou… Claro que eu vim depois, mas eu, eu, eu aprendi isso, essa parte do templo aqui, eu como jovem e ele que comandava junto com Jonas, NÓS TIRAMOS ISSO TUDO AQUI NA ENXADA E NA PICARETA.
Esse aqui NÃO TINHA TRATOR NÃO, PORQUE ELES NÃO TINHAM DINHEIRO… QUER DIZER, ELES TINHAM, MAS era…
Mas nós tínhamos que fazer isso aqui e tal, e era tudo no voluntariado é e tal. A gente só via quando o portão abria o portão… Eu digo: ó, O CHEFE TÁ CHEGANDO! AÍ TODO MUNDO COMEÇAVA A CAVAR MAIS DEPRESSA, aquela coisa toda.
Bem, nós aprendemos desde aquele começo a ser mordomo.
OBS: Seria importante ter uma foto desse momento raro descrito pelo Pr. Amadeu, quando ele fazia trabalho braçal para Gedelti, que apenas comandava como um CHEFE! Ora, desconhecemos qualquer relato de que Amadeu Loureiro faça os mesmos serviços que ele quer que os outros façam. Ao que sabemos, sempre foi um privilegiado pastor de elite sendo servido pelos voluntários. E se em algum momento do passado remoto pegou em uma PICARETA, não deveria ter parado, para ser um exemplo. |
Entretanto, a fala de Amadeu acabou revelando que, desde o princípio, Gedelti sempre foi UM CHEFE, que manda e amedronta pessoas. Quando Gedelti aparece, todos começam a trabalhar. |
Ou seja, o exemplo da liderança da Igreja Maranata é falho: façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço. Se Gedelti quer mordomos, deveria ser o primeiro exemplo de mordomia. Se quer voluntários limpando a igreja, deveria ter feito isso durante todos os anos em que desfrutou de saúde perfeita. Mas, o relato de Amadeu revela que GEDELTI SEMPRE FOI UM CHEFE QUE IMPÕE MEDO E EXIGE DOS OUTROS MORDOMIA ENQUANTO ELE NUNCA DEU EXEMPLO DE MORDOMIA, NEM SERVINDO AOS OUTROS, NEM PRESTANDO CONTAS. |
AMADEU COMPARA TROMBETAS E FESTAS COM VIAGENS DE PAULO – MESMA MENSAGEM?
O Senhor nos deu nesse último evento, um prêmio, não é?
Nós fomos privilegiados de sermos portadores, todos nós, não só os pastores que foram usados, porque as igrejas todas se envolveram numa MENSAGEM QUE FOI PARA 170 PAÍSES, EM 60 IDIOMAS.
Uma coisa eu disse para os pastores, que NÓS FIZEMOS A VIAGEM DE PAULO DE TRÊS ANOS, MIL E QUINHENTAS MILHAS, NÓS FIZEMOS EM UMA HORA E MEIA, COM A MESMA MENSAGEM: ao Deus desconhecido. Quando Paulo chegou no Aerópago, em Atenas..
Foi uma coisa notável. E o senhor mandou nas igrejas. Nós tivemos nas igrejas os alcances… chega a um bilhão, como nas… como é que é? TV, né? E outros do, do, do.
OBS: Somente quem nunca leu o livro de Atos dos Apóstolos compararia a mensagem do evento Trombetas e Festas com a mensagem de Paulo. O apóstolo, em suas viagens, apresentava Jesus e não uma instituição. A mensagem era de arrependimento de pecados e não de um arrebatamento condicionado a uma instituição religiosa que não ajuda ninguém. Paulo fez coletas para os irmãos necessitados da Judéia e estava preocupado com viúvas e órfãos. Basta ler o livro de Atos para perceber que Amadeu está manipulando as pessoas, para que pensem que a Igreja Cristã Maranata se parece com a Igreja de Jesus Cristo. |
A MENTIRA DO BILHÃO SÓ AUMENTA!
00:28:41 Gedelti
TRÊS BILHÕES E TANTO AQUI, VOCÊ NÃO VIU NÃO?
00:28:43 Amadeu Loureiro
É do pois é, e TV e tudo mais.
É, veja, uma coisa é, nós temos que entender.
Eu entendi nesse evento que foi extraordinário, notável, cada parte, grupos de pessoas que foram alcançados com cada setor.
As pessoas dizem assim: mas eu queria isso, queria isso… Não, você, como igreja, você foi responsável pela oração, pela mensagem, é o seu desempenho de mordomo.
Nós temos que entender que NÓS SOMOS UM EVANGELHO SOCIAL, nós somos uma obra onde o Espírito Santo usa a todos.
O Espírito Santo não foi derramado só sobre os pastores e os obreiros e Diáconos. Não! Foi sobre toda a igreja, sobre toda a carne.
Então todos nós somos mordomos, todos nós.
OBS: AMADEU PARECE DESCONHECER O EVANGELHO DE CRISTO. Quando diz que o Espírito Santo usa a todos, quer dizer, na verdade, que todos são usados para os propósitos da Igreja Cristã Maranata, uma vez que o evento Trombetas e Festas não apresentou o evangelho de Cristo, mas aterrorizou as pessoas com uma mensagem apocalíptica com severas distorções bíblicas e da realidade mundial. |
A OBRIGAÇÃO
E as vidas que o senhor tem mandado nas nossas igrejas, NÓS TEMOS A OBRIGAÇÃO, COMO MORDOMOS QUE SOMOS, entendeu, de uma bênção que nós recebemos, somos salvos, né, por aquele que um dia nos chamou, morreu, por nós, nos deu uma benção, os pastores receberam ministros de uma de uma, né, de um novo pacto, uma….
Tudo isso, vejam só! Então, TODOS NÓS SOMOS MORDOMOS. Então nós temos uma responsabilidade muito grande nesse pós evento e eu quero chamar atenção para esse pós.
Todos nós temos uma importância muito grande, principalmente os pastores e diáconos, porque o senhor nos chamou para isso!
Se nós, isso é que eu digo, eu digo por mim, se nós não tomarmos… o texto que foi lido, é um texto muito sério. Não é? Nós não podemos fazer a coisa relaxadamente. Você tem sua igreja? Tem.
Você faz parte de um grupo de assistência? Faço. Você é ativo? É. Você trabalhou no evento? Trabalhei. Quantas pessoas você trouxe?
Não, eu trouxe 5. Eles vieram? Vieram. Cuida dos 5!
O Espírito Santo colocou na sua mão. Essas 5 pessoas não vieram por acaso, vamos prestar bem atenção nisso. A salvação é profética. Aquelas pessoas não foram ali por acaso, aquelas pessoas não foram colocadas diante de você por acaso. O Espírito Santo colocou e te deu uma oportunidade de da sua instrumentalidade. Você vai cuidar daquelas pessoas, você vai orar por aquelas pessoas, você vai testemunhar daquelas pessoas.
OBS: A Igreja Maranata gosta de lançar obrigações sobre as pessoas, exigindo o máximo delas, como se fossem OBRIGADAS A SERVIR OS DONOS DA OBRA e seus interesses voltados para a própria instituição e não para a obra do AMOR, DA CARIDADE, DA MISERICÓRDIA, DA VERDADE E DO PERDÃO. |
Segundo Amadeu, a obrigação da igreja é fixar pessoas na ICM, ainda que não tenham recebido uma mensagem do evangelho de Cristo. Ou seja, querem lançar sobre as pessoas uma obrigação que sequer corresponde ao amor ágape (servir por amor). TUDO É POR OBRIGAÇÃO E POR MEDO! |
AMADEU RECONHECE QUE MEMBROS NÃO SABEM NADA
Veja uma coisa, eu tive a experiência assim lá na igreja. É com irmãos, entendeu?
Uma irmã chegou para mim: não estou entendendo porque…
Não, aquela visitante que veio, voltou, veio domingo de manhã, voltou à noite…
Sim, ela está com uma dúvida.
Qual a dúvida?
ELA NÃO SABE O QUE QUE É SALVAÇÃO.
Você… expliquei para ela o que é salvação e ela perguntou: mas por que que Jesus salva? Salva de quê?
Uma pessoa, entendeu, uma irmã da igreja?
É, é o desempenho dela. Daqui da benção que está na vida dela. ELA É BATIZADA COM O ESPÍRITO SANTO, ELA TEM DOM ESPIRITUAL… SALVO…
Então ela tem que falar: não, salvação é isso e tal.
UM OUTRO CASAL CHEGOU NA MINHA IGREJA, VEIO ME PROCURAR QUERENDO SABER O QUE É TROMBETA?
Por que que é trombeta? O que que é trombeta?
Não olha aqui o trombeta é isso, tal, aquela coisa toda…
Mas por que que vocês falaram que a igreja vai ser arrebatada no toque?
Como é que é o toque da trombeta?
A GENTE VAI OUVIR? POR QUE QUE É QUARTA TROMBETA?
Não! É por isso, por isso…
Então, vejam, está diante de nós um desafio daquelas pessoas que o senhor colocou diante de nós. Principalmente nós pastores, quando nós estamos reunindo os grupos de assistência para cobrar, para ver isso, avaliar isso, porque é uma necessidade.
OBS: pela fala de Amadeu, ainda que suas frases tenham sido incompletas, é possível perceber que os próprios membros não sabem dar explicações aos visitantes, nem sobre o evangelho da salvação, nem sobre a teoria do arrebatamento na quarta trombeta. Isso é o resultado do evento! Nem os membros entendem o que é ensinado. Apenas repetem frases prontas e alegam ter experiências. |
AMADEU USA A TEOLOGIA DO MEDO E O EXCLUSIVISMO
As pessoas VÃO TER EXPERIÊNCIA com esse trabalho. Se nós não fizermos isso da forma como o texto… Se nós fizermos isso de uma forma relaxada, quer dizer, descuidada, sem zelo, O SENHOR VAI REQUERER ISSO DE NÓS. DÁ CONTA DA SUA MORDOMIA.
Cada um de nós tem esse desempenho em toda a igreja. NÃO PODEMOS SER DAQUELE EVANGELHO SOCIAL, que você senta, assiste o culto, vai embora, participa do lado social da igreja, aquela coisinha que tem, que todo mundo gosta, eu também gosto.
Mas o lado espiritual agora é muito importante, porque esse é um momento especial da igreja.
Nós temos que ter cuidado com isso, porque nós estamos vivendo um momento final da igreja.
O ESPÍRITO SANTO ESTÁ ENTREGANDO A ÚLTIMA MENSAGEM E NÓS SOMOS PORTADORES.
Nós, como igreja, não estamos aqui falando de um grupo A, B, porque O TROMBETAS E FESTAS NÃO FOI DIRIGIDO À IGREJA CRISTÃ MARATA. FOI DIRIGIDO AO MUNDO TODO, não é?
ENTÃO A MENSAGEM FOI ESSA E NÓS TEMOS QUE ENTENDER QUE É A ÚLTIMA MENSAGEM.
Ah, por que que você está dizendo que é a última mensagem?
Sim, os marcadores proféticos estão aí, vocês estão vendo os sinais, estão aí. Tudo que vocês viram, até no evento mesmo.
ENTÃO NÓS, O ESPÍRITO SANTO, ESTÁ USANDO AGORA A ÚLTIMA MENSAGEM DA IGREJA.
E nós não somos simplesmente participantes, nós somos parte disso, cada um de nós, especialmente, é claro, os pastores com o Ministério daquilo que o senhor os incumbiu.
OBS: Amadeu insiste em dizer que a Igreja Cristã Maranata é a portadora da ultima mensagem de Deus para o mundo e faz com que isso seja uma ordem que não pode ser desobedecida, sob pena de DEUS EXERCER JUÍZO SOBRE OS QUE NÃO SE ENVOLVEREM COM A IGREJA MARANATA, QUE É A ESCOLHIDA DE DEUS PARA ESSA MISSÃO. |
(louvor)
A HIPOCRISIA DE DINIZ CYPRESTE
Diniz Cypreste
Eu vou falar um pouquinho sobre o aspecto… Nós estamos no seminário de pastores, falar um pouquinho sobre o Ministério com relação à ovelha.
É, nós tomamos conta de ovelhas que não são nossas. E de um dono de ovelha que ama profundamente as suas ovelhas.
E AI DE NÓS PASTORES SE NÃO FORMOS, NÃO FORMOS BUSCAR A OVELHA FERIDA, A OVELHA PERDIDA.
OBS: Diniz Cypreste apresenta mais uma obrigação e coloca um fardo nas costas dos pastores, insinuando que serão cobrados por Deus se não forem atrás das ovelhas feridas. |
Entretanto, essa revela a mesma hipocrisia denunciada por Jesus quando acusou os fariseus por não fazerem o que ensinavam. |
Ora, HÁ CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS QUE DEIXARAM A IGREJA CRISTÃ MARANATA FERIDAS a tal ponto de precisarem de tratamentos psicológicos e psiquiátricos. E, em vez da igreja, e do PRÓPRIO DINIZ CYPRESTE, irem atrás dessas pessoas, para curá-las, ELES PROCESSAM EX-MEMBROS QUE MOSTRAM EM SUAS REDES SOCIAIS O QUANTO FORAM FERIDOS PELA IGREJA CRISTÃ MARANATA! |
Mas zelarmos por aquilo que não é nosso, mas que o senhor confiou a nós pastores.
E aí eu quero ir um pouquinho além disso.
Isso diz respeito ao diácono. Isso diz respeito a irmã que está a fim em trabalho de senhoras.
Mas falando mais diretamente aqui aos pastores. O sangue inocente, se o senhor nos enviar e nós não formos dizer o que o senhor quer que seja dito, O SANGUE INOCENTE VAI SER COBRADO DA NOSSA MÃO.
ESSE É O TAMANHO DA NOSSA RESPONSABILIDADE.
Se o homem se perder, se a ovelha se desviar e NÓS FORMOS O CULPADO DESSE SANGUE INOCENTE, VAI SER COBRADO, REQUERIDO DA NOSSA MÃO.
OBS: DINIZ CYPRESTE LANÇA O JUÍZO CONTRA ELE MESMO E CONTRA A PRÓPRIA LIDERANÇA DA IGREJA CRISTÃ MARANATA QUANDO DIZ QUE O SANGUE INOCENTE SERÁ COBRADO. Na verdade, ele quer apenas colocar esse fardo de juízo nas costas dos outros, para que façam o que eles querem que seja feito. Isso revela a HIPOCRISIA DE DINIZ CYPRESTE E DE TODA A CÚPULA DA IGREJA que exige dos outros o que eles mesmos não fazem. |
CHAMADOS PARA SERVIR? A HIPOCRISIA NÃO CESSA!
O NOSSO CHAMADO É MARAVILHOSO E É GLORIOSO, PORQUE O SENHOR NOS CHAMOU PARA CUIDARMOS DAQUILO QUE PARA ELE É MUITO PRECIOSO.
E aí nós temos de entender aquilo que o apóstolo Paulo falou quando ele fala do Ministério do novo pacto.
Primeiro, segundo Coríntios, capítulo 3, versos 5 e 6.
E ele diz uma coisa: não que sejamos capazes.
Nós não fomos chamados porque somos capazes. Nosso Ministério não é o Ministério da letra, ele diz isso. Mas ele diz em seguida: o senhor nos capacitou. NÓS CHEGAMOS NA OBRA SEM NADA. NÓS NÃO TÍNHAMOS NADA E O SENHOR NÃO NOS CHAMOU PELO QUE NÓS TÍNHAMOS PARA OFERECER A ELE.
A mordomia começou quando ele nos deu primeiramente a salvação, nosso primeiro talento, e nós não podemos enterrar aquilo que o senhor nos deu.
E sem merecermos nada, o senhor nos confiou as suas ovelhas e nós não somos capazes. Você vê isso na vida de Moisés. Quem sou eu para que vá? Você vê isso na vida de Isaías, profeta Isaías diz assim: eu, eu não tenho condição. Quem sou eu? Eu sou um homem impuro, de lábios impuros. Tem de ter brasa viva para queimar o altar.
E o pastor, ele precisa de buscar essa capacidade no senhor, com os recursos da graça, com aquilo que o Espírito Santo vai nos dar e o Espírito Santo vai nos capacitar.
Precisamos de acordar, levantar todo dia clamando ao senhor e pedindo a ele, Senhor, eu não sou capaz. Mas me capacita para aquilo que o senhor confiou a mim.
E nessa posição nós temos todos os recursos. O ESPÍRITO SANTO TEM COLOCADO À NOSSA DISPOSIÇÃO TODOS OS RECURSOS PARA APASCENTARMOS O REBANHO DO SENHOR.
Você me ama, Pedro? Então apascenta as minhas ovelhas. Porque se não for isso, se não for essa verdade, se não for o amor do Senhor que nos move a isso é conversa, é discurso, é religião.
Mas esse amor tem de estar presente no nosso coração para que haja em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.
AÍ NÓS VAMOS CUIDAR DAQUILO QUE É DELE, PORQUE ELE VAI NOS CAPACITAR PARA ISSO.
OBS: Diniz Cypreste LANÇA SENTIMENTO DE CULPA NAS PESSOAS, como se elas fossem devedoras da igreja por terem sido abençoadas por Deus. Para tanto, ele faz, propositadamente, uma confusão entre o que o homem recebe de Deus e o que a igreja representa, mesmo sabendo que a igreja não ajuda ninguém. Ora, se alguém recebeu algo de Deus, isso não pode ser relacionado à instituição religiosa, como quer fazer parecer Diniz Cypreste, porque Deus não abençoa as pessoas em razão do lugar em que se reúnem (CNPJ), mas em razão do que elas fazem para agradar a Deus. E isso não depende de lugar, como Jesus disse para a mulher samaritana: “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” e não pelo fato de estarem no monte na Samaria ou no Templo em Jerusalém. |
A HIPOCRISIA ESTÁ EM ESPERAR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE ELES NÃO FAZEM – NÃO AMAM COM O AMOR ÁGAPE! Eles não cuidam das pessoas como querem que os outros façam. A igreja não ajuda, não socorre membros necessitados, não destina recursos para acolhimento de idosos e órfãos e nem desenvolve qualquer trabalho de tratamento de viciados. |
Ora, cuidar é somente fazer culto e dizer que vão orar pelas pessoas? |
Na verdade, ELES QUEREM QUE OS MEMBROS FAÇAM VAQUINHAS PARA AJUDAR OS MEMBROS NECESSITADOS, PORQUE O PASTOR NÃO PODE USAR O DINHEIRO DOS DÍZIMOS LOCAIS PARA FAZER ISSO. Logo, a mensagem de Diniz Cypreste revela a sua hipocrisia, porque fala de um amor que ele mesmo não demonstra, especialmente quando se sabe que ele já processou um ex-pastor da Igreja Cristã, buscando uma injusta vingança em vez de amar como Jesus mandou e como ele diz que deve ser feito. |
MORDOMO TEM QUE PRESTAR CONTAS!
Luiz Eugênio
Bom, irmãos, a paz do Senhor.
Só lembrando que pastor Gedelti mencionou. Eu queria lembrar alguns tópicos que eu tenho aprendido com ele nesses 10 anos juntamente com ele no Presbitério.
Administrar não é gastar, é economizar. O primeiro ponto que eu queria é esse aí.
O Gedelti, o pastor Gedelti tem falado sempre sobre governo, que é autoridade e criatividade, iniciativa e autenticidade, né? Não deixar as coisas como estão.
Agora, uma coisa que eu gostaria de lembrar rapidamente aqui, que a figura do mordomo, A DIFERENÇA DO MORDOMO PARA O DONO.
O DONO, ELE FAZ O QUE ELE QUER COM OS BENS, PORQUE ELE É DONO, NÉ?
O MORDOMO, ELE É SOMENTE UM ADMINISTRADOR, ELE NÃO PODE FAZER O QUE ELE QUER, PORQUE ELE TEM QUE PRESTAR CONTAS AO DONO.
OBS: Luiz Eugênio ensina que a PRESTAÇÃO DE CONTAS É UM DEVER DE TODO MORDOMO. ENTRETANTO, ELE OCUPA O MAIOR CARGO ADMINISTRATIVO DA IGREJA E NUNCA PRESTA CONTAS DE SUA MORDOMIA AOS QUE ENTREGAM DINHEIRO PARA QUE ELE ADMINISTRE. |
Afinal, por que somente os membros e pastores abaixo da cúpula precisam prestar contas? Se a mordomia exige prestação de contas, POR QUE ISSO NÃO É UMA REGRA PARA TODOS OS MORDOMOS? |
LUIZ EUGÊNIO RECONHECE PRIVILÉGIOS E PRIVILEGIADOS
Então o mordomo ele não pode fazer, o pastor Gedelti lembrou muito bem, ELE TEM QUE PRESTAR CONTAS AO DONO, a função dele, ELE TEM ÀS VEZES ATÉ ALGUNS RESPONSABILIDADES, PRIVILÉGIOS, mas ele tem que saber que ele não é dono.
O dono pode fazer o que quiser, mas ele não pode fazer, então esse é um ponto importante.
OBS: Luiz Eugênio, além de mostrar que DONO NÃO PRESTA CONTAS, revelando que, na verdade, ELES SÃO OS DONOS DA IGREJA, PORQUE NÃO PRESTAM CONTAS a quem os financia, ele também deixa claro que ALGUMAS PESSOAS DESFRUTAM DE PRIVILÉGIOS. |
Talvez seja exatamente esses privilégios que impedem a prestação de contas, porque PRECISAM FICAR OCULTOS AOS OLHOS DAQUELES QUE PODEM RECRIMINAR TAIS PRIVILÉGIOS com o dinheiro entregue “para Deus” com o propósito de realização da vontade de Deus, que é VISITAR (SOCORRER) ÓRFÃOS E VIÚVAS EM SUAS TRIBULAÇÕES. |
A HIPOCRISIA DE LUIZ EUGÊNIO
E A QUESTÃO DA MORDOMIA NÃO COMPORTA É, NÃO SUPORTA, INGRATIDÃO, ACOMODAÇÃO E NÃO SUPORTA O HOMEM SEM COMPROMISSO.
Então, exatamente o nosso compromisso.
Então não merecemos a salvação também não há merecimento de você ser mordomo, você não merece, mas o senhor te deu a condição de ser mordomo para administrar que ele entregou nas suas mãos. Na salvação tem isso também, né? Certo?
OBS: Luiz Eugênio é um empregado contratado com o maior salário pago pela Igreja Cristã Maranata. Ou seja, ele recebe para trabalhar para a igreja, mas quer que todos os demais trabalhem de graça, voluntariamente. |
Luiz Eugênio também fala em ingratidão, quando se sabe que a IGREJA CRISTÃ MARANATA NUNCA REVELOU QUALQUER GRATIDÃO PELOS EX-MEMBROS QUE UM DIA AJUDARAM A LEVANTAR A IGREJA. |
Ao contrário! A ICM processa ex-membros, difama ex-membros, chamando-os de caídos e de inimigos de Jesus e da obra de Deus. Isso, além de ser injustiça revela INGRATIDÃO EXTREMA. Portanto, a mensagem de Luiz Eugênio é hipócrita, porque quer que todos trabalhem de graça para a igreja, com gratidão, enquanto ele próprio trabalha por salário e nem mesmo mostra gratidão em relação a quem já ajudou a igreja com seus dízimos e trabalhos voluntários. |
SERVO DEVEDOR
Marcelo Ferreira
Um aspeto interessante é abordar nesse tema a obra criadora e a obra redentora, porque a criação Deus deu ao homem e a Terra Deus deu aos homens.
Então, NA OBRA CRIADORA O HOMEM PODE SER DONO. Agora, na obra redentora, ele foi colocado no papel de mordomo. Na obra redentora só há um dono, a palavra, o projeto, a salvação, o batismo com o Espírito Santo, os dons, tem só o dono, que é aquele que morreu e que ressuscitou.
OBS: Se na obra criadora o homem pode ser dono, então essa afirmação de Marcelo Ferreira é o reconhecimento de que a Igreja Cristã Maranata nada mais é que o produto da criação humana, pois o dono é Gedelti Gueiros, segundo se extrai do próprio Estatuto da Igreja que confere poderes absolutos e vitalícios ao Presidente. |
E a grande mordomia que Deus tem nos dado é a salvação.
E a salvação ela foi dada ao homem.
Então esse é o bem maior que nós temos. Não há nada na nossa vida que seja maior do que a salvação. Então é cuidar disso.
Interessante que há um personagem na parábola do mordomo infiel que identifica muito o servo, porque VOCÊ TEM UM PERSONAGEM DO MORDOMO INFIEL, você tem um senhor rico, MAS VOCÊ TEM O PERSONAGEM DOS SERVOS DEVEDORES QUE ELES DEVIAM AO SENHOR RICO.
E qual era a dívida deles?
Porque eles haviam recebido daquele Senhor trigo e azeite. Esses somos nós.
NÓS SOMOS O SERVO DEVEDOR.
NÓS TEMOS UMA DÍVIDA COM O SENHOR, porque ele nos deu azeite, porque um dia ele nos batizou com o Espírito Santo, porque ele nos deu trigo, ele nos deu a palavra que salvou a nossa vida, ele nos deu salvação.
Então a nossa maior dívida com o Senhor é essa, é a salvação que nós temos que cuidar com muito zelo.
OBS: MARCELO FERREIRA FAZ UM JOGO DE PALAVRAS para incutir na mente das pessoas que todos são devedores da IGREJA MARANATA e, portanto, devem servir de graça à instituição como pagamento de uma dívida de gratidão. |
Trata-se, na verdade, de uma má-fé espiritual, porque a SALVAÇÃO É DE GRAÇA E NINGUÉM SE TORNA DEVEDOR DE ALGO QUE NOS FOI DADO GRATUITAMENTE. |
A ASTÚCIA, ENTRETANTO, É CONFUNDIR O QUE DEUS OPERA NA VIDA DOS SALVOS COM O QUE A IGREJA DEVERIA REPRESENTAR NO CONTEXTO DA SALVAÇÃO. |
Ninguém deve nada à nenhuma instituição religiosa, especialmente àquelas que nada fazem para socorrer o homem em suas aflições nesta vida. Ao contrário, só exploram as pessoas e negam socorro quando precisam. |
Mas, A CONFUSÃO FOI IDEALIZADA PARA MANIPULAR! |
Ao passo que se faz essa confusão, os líderes mal intencionados SUBSTITUEM A GRATIDÃO A DEUS PELA GRATIDÃO À INSTITUIÇÃO, fazendo as pessoas se sentirem culpadas caso não ofereçam seus serviços voluntários e seu dinheiro à igreja como pagamento de uma dívida. |
Assim, os membros são manipulados pelo sentimento de MEDO E CULPA. Medo de estarem pecando contra Deus adicionado ao sentimento de culpa por uma suposta ingratidão. |
MANIPULAÇÃO – A CULPA PELA INGRATIDÃO!
E aí tem uma pergunta na parábola que podia ser feita nesse encerramento. Quando àqueles servos devedores é feita a segunda pergunta: QUANTO DEVES AO MEU SENHOR?
MEUS IRMÃOS, O QUANTO NÓS DEVEMOS AO SENHOR?
Vou fazer essa pergunta cada um que está aqui. O quanto você deve ao senhor? Acho que a nossa resposta é mesmo, nós devemos tudo ao senhor, nós devemos ao senhor a nossa salvação que foi dado pela graça.
Nós devemos ao senhor o nosso Ministério, nós devemos ao senhor os livramentos de morte, devemos ao senhor, a nossa família.
Nós devemos o senhor estar aqui hoje, de pé na presença do senhor.
NÓS TEMOS COM O SENHOR UMA DÍVIDA DE GRATIDÃO. Ele nos deu azeite, ele nos deu trigo.
Nós devemos ao senhor a nossa glorificação, nós devemos ao senhor aqui agora um brado de vitória.
Nós devemos ao senhor a vitória do Trombetas e Festas, porque não a nós, Senhor, não aos pastores, não aos cantores, não a nós, mas ao teu nome na Glória, ao teu nome e toda a nossa glorificação.
OBS: Marcelo Ferreira manipula a membresia com o sentimento de CULPA PELA INGRATIDÃO, insinuando que todos são devedores pelas bênçãos recebidas de Deus. Na verdade, , como se Deus abençoasse o homem pelo que ele faz e não pelo que ele se torna ao abraçar os princípios de Deus para a sua vida, seguindo os exemplos e ensinamentos de Jesus, especialmente em relação ao seu caráter. |